Bullying

domingo, 17 de setembro de 2023

Campanha da Fraternidade 2024: um chamado à união e reconhecimento da dignidade universal de todo ser humano.



Como é sábia a Igreja! A Campanha da Fraternidade de 2024 chama todos a reflexão para um grande dilema ético que enfrentamos atualmente na sociedade: a polarização social, a divisão de irmãos, os discursos de ódio, o negacionismo.  O Tema da Campanha da Fraternidade de 2024 é supercoerente com a nossa história do tempo presente:  "Fraternidade e Amizade Social".  O tema,  faz eco à mensagem fundamental do evangelho de Mateus, "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8), que é o lema dessa cruzada. Esta escolha reflete uma urgente necessidade de reafirmar a conexão intrínseca entre todos nós seres humanos, independentemente de nossas origens, crenças, posições políticas ou condições socioeconômicas.  Nesses tempos históricos presentes de crescente polarização e individualismo, esta campanha nos convoca a fortalecer os laços de comunidade, promover a justiça social e reconhecer a dignidade inerente a cada pessoa. A eleição presidencial nunca acabou, é só olhar as redes sociais.  Assim, a mensagem não é apenas um chamado à solidariedade, mas também um lembrete da responsabilidade cristã que todos nós temos de contribuir para superar este momento crucial da nossa história e de ver o próximo como verdadeiramente um irmão ou irmã, e, a partir desta perspectiva, trabalhar para uma sociedade mais inclusiva e harmônica.

Todo ano leio o documento base, assisto as palestras sobre a Campanha e posso dizer que aprendo muito com este movimento da nossa Igreja que é tão rico nos ensinamentos da palavra de Deus e tão forte no chamado para um comprometimento social-político de Fé e  de cristão. Todos nós somos chamados a ser instrumentos de valores e a assumir responsabilidades frente a nossa sociedade que hoje se encontra totalmente fissurada. A canção é linda,  traz uma mensagem poderosa,  reflexiva e faz um grande apelo a todos nós.  

Essa riqueza de Fé, espiritualidade e conhecimento da palavra e da sociedade, este grande momento de reflexão ofertado pela Igreja,  poderia ser mais trabalhada nas Paróquias e Dioceses de todo o Brasil. É muita inteligência investida na construção de um projeto tão bonito e  com tantos própósitos de caráter supereducativo e catequético, que podem ajudar muito mais Cristãos a serem mais significativos e vibrantes perante sua fé,  os irmãos e a sociedade. 

           Professor Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: