Bullying

sábado, 30 de dezembro de 2023

Noite de tradição e amizade: uma experiência gastronômica, arroz com pequi e carne de sol!

                                                             Clique na imagem para ver todo o álbum

Ontem a noite, tivemos o privilégio de vivenciar um momento singular. Breno, um amigo de longa data, foi convidado a proporcionar uma experiência gastronômica conhecida, mas rara em nosso meio: preparar um Arroz com Pequi e carne de sol, no tradicional fogão de lenha.

O aroma convidativo preencheu o ar por todo o tempo. Ao entrar no portão as pessoas já identificavam o cheiro gostoso.  Breno, com habilidade e carinho, cuidava do prato no fogão de lenha que é um símbolo de tradição e simplicidade, enquanto contava algumas histórias. A lenha crepitava suavemente, liberando um calor que cozinha de maneira suave e única, conferindo ao prato um sabor inigualável. O pequi, ingrediente de outras terras, trazida por Bernardo de Montes Claros  e a carne de sol, típico da nossa terra, se fundiam em uma mistura de sabores e aromas, criando uma verdadeira arte culinária.

Enquanto Breno cozinhava, nós, reunidos ao redor do fogão, fortalecíamos nossa amizade. Várias outras pessoas estavam ali presentes: Maria, Leilana, Angelina, Graziela, Laudelina, Nícolas, Antônia Vitória que está de férias, Joaquim, Luciléia, Breno e seus filhos, Terezinha e eu, Deodato.   Conversas fluíam, risadas ecoavam, e o tempo parecia desacelerar. Aquele fogão de lenha não era apenas uma fonte de calor; era um ponto de encontro, um altar de memórias e afetos. Lembramos de Wilton, Ademar e mais recentemente, Castelo que partiu para o infinito. 

Quando o prato foi servido, cada garfada era uma celebração de gostosura. E ainda foi levado para D. Magdalena, saborear desse sabor do arroz com pequi e carne de sol, enriquecido pelo calor do fogão de lenha, que estava, como se costuma dizer,  simplesmente divino. Ali, entre amigos, saboreando aquela comida feita com tanto amor, percebi que os melhores momentos da vida pode ser também aqueles compartilhados ao redor de uma mesa, unidos pelo sabor da tradição e pelo calor da amizade.

Nesse dia, mais do que um prato típico, Breno intermediou memórias e alegrias, ingredientes que, certamente, não podem deixar de estar conosco por toda nossa vida.


Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza estava tudo muito bom, desde o arroz e as conversas