Bullying

domingo, 3 de dezembro de 2023

Renascer em outros corações - homenagem a Rita de Cássia Oliveira Bastos

Aposentadoria é liberdade, é um novo capítulo na história de uma vida, é o tempo de descansar, desfrutar da família e dos amigos, e de realizar os sonhos que ficaram para trás. Que você faça as coisas que antes não fazia por falta de tempo. Parabéns Professora Rita! Feliz aposentadoria!

Hoje, no Blog Girassol, abrimos espaço para uma homenagem especial. Rita de Cássia Oliveira Bastos, uma educadora exemplar, fecha um ciclo dourado em sua jornada profissional. Rita, nascida em Nanuque, mas com o coração fincado em Carlos Chagas, sua terra adotiva, encerra sua carreira deixando um legado de amor e dedicação à educação.

Desde 27 de abril de 1992, já se vão aí com a Professora Rita, 31 anos de  dedicação à nobre arte de ensinar. Sua jornada começou na Escola Municipal Aymar Westin Nobre, percorrendo um caminho de aprendizado e crescimento que a levou a outras instituições como João Beraldo, Maria Ribeiro, Manoel Esteves e Arminda, culminando na honrosa posição de Diretora, por um tempo da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.

Rita, sua vida pessoal, marcada por desafios como a separação e a criação solo de seus dois filhos, Vítor e Lara, é uma história de resiliência e força. Vítor, hoje um engenheiro agrônomo de renome, e Lara, uma advogada dedicada, são reflexos de seu amor e dedicação. Eles, sem dúvida, são a personificação de seu sucesso.

Sua paixão pela educação infantil, onde verdadeiramente se encontrou, é uma inspiração. Rita sempre foi aquela professora que fazia amizade com todos os colegas, buscando conviver harmoniosamente com cada ser que cruzava seu caminho. Seu amor pelos alunos era tão grande que, em seu último dia de trabalho, não conseguiu porferi palavras de despedida para seus alunos por estar vivendo à emoção de deixá-los.

Rita, você sempre enfatizou a importância de gostar da educação e de persistir para alcançar o sucesso. Seu conselho ecoa nas mentes dos que estão começando. A alegria que você sente ao ver um ex-aluno realizado profissionalmente é a verdadeira recompensa de um educador.

Sua história é também marcada por pessoas como Eudália, que a ajudou a se inserir na educação e na vida comunitária da igreja. Eudália, madrinha de Vítor, foi uma peça fundamental em sua trajetória.

Rita é daquelas professoras raras que não apenas educam, mas também cultivam e preservam amizades duradouras. Entre suas amizades mais queridas está Angelina, uma companheira de longa data, símbolo da capacidade de Rita em manter laços fortes e significativos. Essas amizades, tecidas ao longo de anos nas Escolas em que trabalhou, refletem a sua natureza calorosa e acolhedora. Rita, verdadeiramente, é uma pessoa que valoriza e nutre cada relação com o mesmo carinho e dedicação que sempre dedicou à educação.

Hoje, voltou às suas raízes em Nanuque, onde mora atualmente, mas foi na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves em Mairink, que encerrou seu capítulo profissional. Com uma graduação em Pedagogia e uma pós em Docência do Ensino Superior, ela se aposenta com saúde e gratidão, pronta para se dedicar às artes em MDF, à academia e, mais importante, a si mesma.

Rita, como disse Charles Chaplin em Luzes da Ribalta¹, "o ideal que sempre nos acalentou, renascerá em outros corações". Você cumpriu o papel que lhe coube e agora passa o bastão às novas gerações que estão chegando. Seu legado na educação, a paixão e o comprometimento que você demonstrou, sem dúvida, renascerão nos corações de muitos. "O que se foi, prá nós, não voltará jamais".

Com admiração e respeito,

Professor Deodato Gomes 

1-Ribalta no sentido figurado, ribalta é o próprio teatro ou a atividade teatral. A palavra é usada para se referir ao mundo do espetáculo, à fama e à atenção do público.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa sorte companheira, que Deus te abençoe nessa caminhada!