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segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Política de inclusão em Carlos Chagas: um marco na Educação Especial!

 


Em um movimento significativo rumo à inclusão e ao respeito à diversidade, o Município de Carlos Chagas, sob a liderança do Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, instituiu as Diretrizes para a normatização e organização da Educação Especial Inclusiva na rede municipal de ensino. Este Decreto, nº 064/2023, representa um avanço notável na forma como a educação especial é percebida e implementada, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.

As diretrizes estabelecidas reforçam a Educação Especial como uma modalidade transversal, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino, e destacam a importância do atendimento educacional especializado. Este decreto reconhece a diversidade dos estudantes, incluindo aqueles com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, assegurando-lhes o direito de acessar, permanecer e progredir no sistema educacional.

Princípios como o acesso ao conhecimento, a educação de qualidade, igualitária e inclusiva, e o direito ao atendimento educacional especializado são pilares dessa política. A inclusão não é apenas uma palavra de ordem, mas uma prática efetiva, com ações concretas para eliminar barreiras e promover a participação plena de todos os estudantes.

A implementação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e a flexibilização do tempo de estudo são exemplos claros de como Carlos Chagas está adaptando sua abordagem educacional para atender às necessidades de cada estudante. Além disso, a formação continuada de professores e a criação da Comissão de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) garantem o compromisso contínuo com a educação inclusiva.

Este decreto é um marco para Carlos Chagas, refletindo o compromisso da administração municipal com uma educação que respeita e valoriza a diversidade. Ao assegurar que todos os estudantes tenham suas necessidades atendidas, estamos não apenas cumprindo um dever legal, mas moral, fortalecendo o tecido social de nossa comunidade e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

A política de inclusão de Carlos Chagas é um exemplo a ser seguido, demonstrando que, com compromisso e ações concretas, é possível transformar a educação e a vida de muitos. Que este decreto inspire outras cidades a seguir o mesmo caminho, reconhecendo que a verdadeira educação se baseia na inclusão, no respeito e na valorização de cada indivíduo.

Professor Deodato Gomes

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