No sábado, dia 13 de julho de 2024, partimos em uma jornada educativa que prometia ser memorável. O destino era o Sítio Canaã, em Ataléia, onde um empreendimento de horta estava em plena atividade. Acompanhados pelos alunos do Tempo Integral da Escola Estadual Antônia Bernardo, saímos às 7 da manhã, embalados pelo entusiasmo e a promessa de um dia produtivo.
O professor Léo, sempre atencioso, garantiu que não faltasse lanche para a viagem. Fomos recebidos no sítio com um delicioso café da manhã, uma hospitalidade que já anunciava a generosidade dos anfitriões. Entre os aplausos dos alunos, o motorista Carlinhos mostrou sua destreza ao passar pelas estreitas cancelas do caminho, merecendo cada palmas recebida.
A excursão, organizada com simpatia pelo Professor Léo, contou também com a participação da Diretora Sara e das professoras Josélia, Andreza e Sandra, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves. Todos juntos, imersos em uma experiência enriquecedora que pretendemos replicar no nosso Tempo Integral.
Conhecemos a inspiradora história de coragem e empreendedorismo do jovem casal Micaele e Júlio César, proprietários do Sítio Canaã. Eles, com seu filho Miguel e a filha Ana Clara, fizeram um caminho inverso ao retornar para o meio rural e investir em uma horta. Júlio César, antes gerente de loja, e Micaele, auxiliar de escritório, sonharam e realizaram um projeto que agora abastece a cidade de Ataléia todas as terças-feiras.
Os alunos, quase 25 ao todo, ficaram impactados com essa aula de campo. Aprenderam que é possível enfrentar adversidades com trabalho duro e perseverança. A Supervisora Eliete, junto com os professores Léo e Guilherme, garantiram, oportunizando esta experiência, que cada criança, como Ravi e Davi, sentisse a importância de encontrar seu caminho de realização na sociedade com pouco espaço para os mais pequenos.
Mesmo tossindo bastante e sob efeito de remédio, não poderia jamais deixar de viver esta experiência educacional tão marcante. A generosidade de Júlio César e Micaele é inesquecível. Sua história nos ensinou que uma escola pública pode sim, com criatividade e esforço, empreender sim, por meio de uma horta escolar. Saímos de lá inspirados e gratos, certos de que essa experiência valerá por muitas aulas em nossos alunos e para nossa vontade de implementar também em nossas escolas.
Nosso objetivo agora é disseminar o conhecimento adquirido e, quem sabe, trazer Júlio César e Mikaelly para compartilhar essa história em mais escolas. A excursão ao Sítio Canaã foi um verdadeiro aprendizado de vida, mostrando que com determinação e união, tudo é possível.
É viável sim, dominando a técnica da horta escolar e necessária paciencia pedagógica para inserir os alunos no processo do conhecimento da produção na totalidade, é possível!
@professordeodatogomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário