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domingo, 19 de outubro de 2025

O teto da Igreja de São Francisco de Assis!

🎨 A Beleza Celestial do Barroco Mineiro: O Céu Pintado de Manoel da Costa Ataíde

Poucas obras no Brasil conseguem traduzir com tanta força e emoção o encontro entre arte, fé e identidade quanto o teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). Pintado por Manoel da Costa Ataíde, entre os anos de 1801 e 1812, esse magnífico painel representa a Assunção da Virgem Maria, envolta em luz e cercada por uma multidão de anjos músicos.

Ao olhar para o alto, o visitante tem a sensação de que o céu se abre dentro da própria igreja. É o espírito do barroco mineiro em sua plenitude: a busca de emocionar o fiel, de transformar o espaço sagrado em um convite à transcendência. As nuvens em movimento, os tons dourados e rosados, e os anjos com semblantes serenos criam um ambiente de pura elevação espiritual.

Mas há algo ainda mais singular nessa pintura: Ataíde retratou os anjos com feições mestiças, revelando a alma brasileira que já florescia no século XIX. Ao fazê-lo, o artista rompeu fronteiras e eternizou na arte sacra o rosto do nosso povo — um povo de fé, mistura e beleza.

A obra, localizada no teto da nave central da Igreja de São Francisco de Assis, é um dos maiores exemplos da pintura ilusionista do período colonial. Ela dialoga com as esculturas e a arquitetura criadas por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, formando um conjunto harmonioso que faz dessa igreja uma das joias do patrimônio histórico e artístico do Brasil.

✨ Quando visitar Ouro Preto, não deixe de olhar para cima. Ali, entre nuvens e luz, está o céu de Ataíde — um encontro sublime entre o divino e o humano, entre o barroco e o Brasil.


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