Bullying

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Salas de Aprendizagem fortalecem a implementação da Busca Ativa Escolar.

Salas de Aprendizagem fortalecem a implementação da Busca Ativa Escolar.

A iniciativa Salas de Aprendizagem – Diálogo e Formação Continuada está promovendo encontros virtuais voltados a gestores, técnicos e profissionais da educação que atuam na implementação da estratégia Busca Ativa Escolar em municípios e estados brasileiros.

O projeto, fruto da parceria entre UNICEF, UNDIME, CONASEMS e CONGEMAS, oferece um espaço permanente de formação e atendimento direto, onde as equipes podem tirar dúvidas, aprimorar o uso da plataforma e aprofundar o entendimento sobre a metodologia.

As Salas de Aprendizagem funcionam de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã (8h15 e 10h) e da tarde (13h15 e 15h), por meio de encontros realizados no Google Meet.

Cada sala conta com o acompanhamento de tutoras especializadas que apresentam materiais, orientações e estratégias de uso da plataforma. Além dos momentos formativos, há plantões tira-dúvidas, realizados de segunda a quarta-feira à tarde e às quintas-feiras pela manhã, voltados à resolução de questões práticas e à troca de experiências entre os participantes.

A programação semanal é fixa, abordando temas como metodologia da Busca Ativa Escolar, registro de alertas e casos, cancelamentos e transferências, organização dos usuários e aperfeiçoamento do uso da plataforma.

Segundo o UNICEF, a proposta das Salas de Aprendizagem é garantir o diálogo permanente e o fortalecimento da estratégia, que tem como principal objetivo identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes fora da escola, contribuindo para a efetivação do direito à educação em todo o país.

Participação de Carlos Chagas

O município de Carlos Chagas participa ativamente dos encontros virtuais, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação, sob a gestão de Deodato Gomes Costa, com a implementação qualificada da Busca Ativa Escolar.

A equipe municipal tem aproveitado os espaços de formação para aperfeiçoar o uso da plataforma, fortalecer a articulação intersetorial entre educação, saúde e assistência social, e garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola.

“Esses encontros podem ser momentos de aprendizado coletivo, que nos ajudam a aprimorar a política local de combate à evasão escolar e a assegurar o direito à aprendizagem para todos”, destacou o secretário.

Nenhum comentário: