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quarta-feira, 1 de novembro de 2023

✨🔍 A magia de muitas descobertas em uma linda Feira de Ciências! 🌟🔬✨

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Em pleno início de novembro, a Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro se ilumina de uma forma especial. Não eram luzes de Natal antecipadas, nem sequer a luminosidade comum de um novo dia. Eram, ao contrário, as chispas dos olhares dos alunos que ali estavam, apresentando com vivacidade os frutos do seu aprendizado. Um grande cartão logo ali na entrada já anunciava: " Você está prestes a viver algo incrível"!

Ah, como brilhavam de forma incrível de fato os olhos de cada aluno! A eloquência com que detalhavam seus projetos, falado ali como foi, na ponta da língua, tornava tudo tão emocionante. Era como se cada palavra, cada gesto, revelasse um pedacinho da alma deles, um mundo repleto de descobertas e maravilhas.

Entre tantos experimentos, era difícil escolher por onde começar. A apresentação do planeta Terra, com seus movimentos e as estações, estava tão lindamente estruturada que parecia que estava vendo o mundo por novos olhos. Os alunos impecáveis ​​explicavam aos visitantes que pareciam viajar pelo universo da rotação e translação do planetinha, nossa casa.

A criatividade do trabalho científico sobre a prevenção da dengue também não ficou para trás. Um clipe foi o cartão de visita para um projeto de conscientização crucial para nossa comunidade.

E a turminha do reversível e irreversível? Ah! Que show de apresentação! Mostrando com seus experimentos como os processos podem, sim, alterar substância, de modo definitivo ou não, tornando a ciência um verdadeiro espetáculo.

O brilho das estrelas ganhou o chão da escola pelas mãos da turminha das constelações. Eles nos levaram por uma viagem estelar, mostrando como o conjunto de estrelas se apresenta no vasto céu, formando desenhos e histórias. O mais fascinante era poder escolher a constelação que queríamos visualizar, como se tivéssemos um planetário pessoal nas mãos.

E entre as maravilhas das atrações, que encanto foi a turminha da energia solar! Iluminados estavam não apenas pela temática, mas pelo próprio sol e pela paixão com que explicavam sobre a sustentabilidade e a não poluição desse recurso. Remetia à própria energia solar ao se derramar com graça e brilho da boca de cada uma daquelas crianças,  a defesa da necessidade tamanha, dessa descoberta renovável.

Já na salinha da alimentação saudável, o colorido dos alimentos e a energia vibrante dos alunos nos convidavam a repensar nossas escolhas diárias. Toda doença está naquilo que entra na boca. E a presença da nutricionista Fabiana trouxe ainda mais reforço ao trabalho desses pequenos gigantes, mostrando que, desde cedo, podem ser  e ensinar a  ser conscientes sobre suas escolhas alimentares.

E para aqueles apaixonados por tecnologia, uma verdadeira viagem no tempo estava à espera. A linha do tempo da evolução tecnológica mostrou máquinas que, ao longo das eras, foram se modificando, adaptando e aprimorando, como um espelho do próprio desenvolvimento humano.

No coração dessa feira pulsava uma mensagem clara, um sentimento universal: "Colocar em movimento uma Feira de Ciências tão rica em aprendizagem quanto essa é atuar como: gestor, como professor e como supervisor que de fato são, verdadeiros condutores de almas e sonhos. É um trabalho que se faz coletivamente para lapidar esses lindos diamantes, colocados à nossa frente, todos os dias em uma sala de aula." E esses diamantes estavam ali, reluzentes, refletindo todo o esforço, dedicação e paixão pelo aprendizado ensinado.

E nesse dia esplendoroso, não posso deixar de comemorar com Symara, Istênia e com cada professor que deu de si mesmo,  para essa maravilha de conhecimento acontecer. A beleza dessa instalação científica da Arminda Lopes, não estava apenas nos projetos, mas nos olhares, nas vozes e, acima de tudo, no coração de cada aluno e professor da Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro que se envolveu com a ciência escolar. Hoje, mais do que nunca, ficou claro: o futuro da ciência e da humanidade está nessas pequenas mãos que inicia pelo ensino do Professor e vôa ao infinito. Uau! Que experiência enriquecedora tive no dia de hoje!

👩‍🔬 Concorda que eventos como Feiras de Ciências ajudam a lapidar "lindos diamantes" no mundo educacional? Por quê? 💎✨

👩‍🏫 Você concorda que professores atuam também como "condutores de almas e sonhos"? Compartilhe uma experiência que te fez sentir isso!

🌟 O brilho nos olhos dos alunos é mencionado na crônica. Você já teve um momento em que sentiu esse mesmo brilho ao aprender algo novo? Conte-nos!

#FeiraDeCiênciasMágica

#DescobertasBrilhantes

Professor Deodato Gomes

Observação final fora da crônica:  É importante ressaltar que a Feira de Ciências é uma atividade extracurricular que oferece aos estudantes uma oportunidade de aprender de forma diferente. Os alunos têm a oportunidade de pesquisar, planejar e executar um experimento, que pode ajudá-los a desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação de acordo com os parâmetros e diretrizes do Curriculo Referência de Minas(CRMG) e da Base Nacional Currricular(BNCC).

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Feira de Ciências promete despertar curiosidade e diversão entre crianças e famílias! 🎉

Preparem os jalecos 🥼 e as anotações científicas 📝! A próxima quarta-feira, dia 01/11/23, será marcada por uma incrível Feira de Ciências 🧬 na Escola Professora Arminda Lopes,  que convida todos, de crianças curiosas 👧👦 a adultos fascinados pela ciência 🔬, a embarcar em uma jornada de descobertas 🌌.

O convite visual já dá uma pista do que esperar: uma criança sorridente 😄, empolgada, segurando um tubo de ensaio 🧪, sugere que o evento não será apenas informativo, mas também recheado de diversão 🎈. Afinal, quem disse que ciência e diversão não caminham juntas? 🎢

Os organizadores prepararam duas sessões de visitação 🕰️, garantindo que ninguém perca essa oportunidade 📆. Os primeiros curiosos poderão explorar as inovações das 08 às 10:30 da manhã ☀️, enquanto aqueles que preferem o período da tarde poderão comparecer das 13:30 às 16 horas 🌅.

Então, marque na agenda 🗓️, chame as crianças 🧒👧 e venha vivenciar a magia da ciência ✨. Esperamos por você e sua família para esse dia de aprendizado e entretenimento! 🧪🔍👩‍🔬👨‍🔬🌟

Professor Deodato Gomes

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Crônica de uma jornada educativa com os alunos da João Beraldo, que será difícil esquecer!


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Em um muito ensolarado dia de outubro, os corredores da Universidade Antonio Carlos (UNIPAC) tornaram-se o palco de uma orquestra sonora composta pelos passos ansiosos dos alunos do Ensino Médio Integral da Escola João Beraldo. Ouvir-se-ia que era apenas uma excursão educativa para conhecer uma Universidade, mas aqueles que têm o coração pedagógico sabem que se tratava de uma porta para um universo de aprendizado muito além da tradicional sala de aula. O sorriso no rosto daqueles jovens revelava o quão significativo pode ser uma experiência como essa na vida de jovens que precisam de mais informações para sonhar.

Acredito piamente no poder transformador das vivências, e esta foi, sem dúvida, uma delas. Guiados pelas palavras acolhedoras de Rodrigo e Tales, nossos alunos mergulharam em laboratórios e salas de aula, conhecendo um mundo de possibilidades e sonhos. Cada canto visitado da universidade se revelava uma surpresa, e não apenas pelo lanche deliciosamente servido, mas pelo acolhimento caloroso e entusiástico com que fomos recebidos. Era como se cada aluno, ao adentrar aquelas portas, pudesse vislumbrar um futuro de conquistas e realizações, guiados pelo lúdico e pelo incentivo de encontrar uma profissão que os apaixonasse.

Ao entardecer, o brilho nos olhos dos estudantes se intensificou com a apresentação do "Trilhas de Futuro", uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a UNIPAC, visando a oferta de cursos técnicos gratuitos. Era evidente que eles haviam absorvido a magnitude daquele momento, e tenho certeza de que voltarão às aulas na Escola João Beraldo com uma chama renovada de compromisso com a própria aprendizagem. Não posso deixar de expressar minha profunda gratidão a Givanilma, Virgínia, Angélica, Rejane e Daniela, que tornaram esse meu dia ainda mais enriquecido. Em dias como esse, fica claro que a educação vai muito além dos muros da escola e se perpetua no coração de cada aluno que sonhamos vê-lo brilhando nas Universidades.

Professor Deodato Gomes

O sabor do cuidado das merendeiras!

 


Uma pitada de AMOR, uma colherada de DEDICAÇÃO,
Elas são a essência da nossa escola.
Com carinho, dão tempero à EDUCAÇÃO.
Hoje, 30 de outubro, celebramos com gratidão
O Dia da Merendeira Escolar em nossa nação.

Professor Deodato Gomes

domingo, 29 de outubro de 2023

Tendências de participação dos estudantes de Carlos Chagas no Vestibular Seriado-SASI: análise de 2022 e 2023

Participação dos estudantes do Ensino Médio de Carlos Chagas-MG, no SASI nas 1ª e 2ª etapas de acordo com o ano. Fonte: dados coletados junto aos alunos. de DEODATO GOMES COSTA

Neste domingo, dia 29 de Outubro, estive na Secretaria para coordenar a saída de 49 jovens que foram participar do Vestibular Seriado da UFVJM em Nanuque. A Prefeitura disponibilizou ônibus para o transporte dos estudantes. O Vestibular Seriado-SASI oferece aos alunos a oportunidade de ingressar na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de forma menos estressante, dividindo a avaliação em três etapas ao longo do Ensino Médio. Isso contrasta com o Enem, no qual a sorte do estudante depende de uma única prova. É essencial que os jovens compreendam a importância do SASI e que as Escolas trabalhem juntas para sensibilizar a comunidade sobre a relevância deste processo seletivo, a fim de aumentar as inscrições e trazer a prova de volta para nossa cidade, Carlos Chagas.

https://photos.app.goo.gl/hFptc5EZZcdvfvtR7

De uma análise quantitativa sobre a participação em 2023,  podemos concluir o seguinte:

A Escola Souza Norte teve um aumento no número de estudantes que fizeram a prova do seriado do SASI, passando de 31 em 2022 para 34 em 2023.

A Escola João Beraldo teve uma diminuição no número de estudantes, caindo de 7 em 2022 para 2 em 2023.

A COOEDUCAR experimentou um aumento significativo no número de alunos, indo de 4 em 2022 para 12 em 2023.

A Escola Epaminondas Otoni, não tem alunos participando do certame.

Houve uma redução no número de alunos que já concluíram o Ensino Médio, de 2 em 2022 para 1 em 2023.

Todos os 13 estudantes da 1ª ETAPA participaram do Seminário do 9º ano em 01 de dezembro de 2022, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com Alessandra da Copese da UFVJM, o que pode indicar uma forte relação entre esse evento e a participação desses estudantes na 1ª ETAPA. No entanto desses que participaram do Seminário em 2022 apenas 4 alunos da Escola Souza Norte, 1 da Escola João Beraldo e 9 da COOEDUCAR.

A análise qualitativa sugere que o incentivo dos estudantes para participar do Vestibular Seriado-SASI pode variar entre as escolas e depende da eficácia das ações do corpo docente, da gestão e da supervisão. É importante que as escolas desenvolvam ações continuamente com  estratégias eficazes de incentivo para garantir que os estudantes estejam bem informados e motivados a se inscreverem nessas avaliações, uma vez que a UFVJM deve ser primeiramente ocupada por jovens do Território do Mucuri. Pelo segundo ano consecutivo a Prova vai para Nanuque por baixo número de inscritos de nossa cidade. Se as Escolas se dispuserem podem inclusive fazer a solicitação de isenção e a inscrição para o Jovem. 

Sugestões para nossas Escolas aumentarem a participação dos estudantes no Vestibular Seriado-SASI, para que a avaliação volte a ser aplicada em Carlos Chagas, considerando a análise quantitativa e qualitativa:

    1-Conscientização e Informação:

        Realize reuniões e sessões informativas regulares para estudantes e pais, destacando os benefícios do Vestibular Seriado-SASI. Forneça materiais informativos claros sobre o processo de inscrição, datas importantes e requisitos.

    2-Envolvimento do Corpo Docente:

        Incentivem os professores para incentivarem ativamente os estudantes a participarem do Vestibular Seriado-SASI. Integre discussões sobre a importância dessas avaliações no currículo escolar.

    3-Apoio da Gestão Escolar:

    Que a gestão escolar esteja comprometida em promover e apoiar a participação dos estudantes no Vestibular Seriado-SASI. Considere oferecer incentivos, como prêmios simbólicos, para estudantes que se destacarem nos exames.

    4-Colaboração com Instituições de Ensino Superior:

        Realize visitas frequentes a universidades para que os estudantes conheçam os campus e as oportunidades disponíveis.

    5-Apoio em Eventos Educacionais:

      Promova a participação dos estudantes em eventos educacionais, seminários e feiras de profissões que possam esclarecer dúvidas sobre o Vestibular Seriado-SASI.

   6- Ofereça Recursos de Preparação:

        Disponibilize recursos de preparação, avaliações anteriores e simulados, para que os estudantes se sintam mais confiantes ao fazer os exames.

    7-Feedback e Melhoria Contínua:

        Ouça feedbacks dos estudantes sobre suas preocupações e desafios relacionados ao Vestibular Seriado-SASI e ajuste as estratégias de incentivo de acordo.  

    8-Reconhecimento de Sucesso:

        Celebre os sucessos dos estudantes que se destacarem nos exames, divulgando os que ingressam na Universidade ano a ano. Destacando os resultados positivos em comunicados escolares e nas redes sociais da escola.

     9-Agendar data na Assistência Social.

      Agendar uma data no serviço de assistência social para que os estudantes realizem o cadastro no NIS, o qual é necessário para a obtenção da isenção total. Fizemos isto este ano mas pouquíssimos estudantes compareceram, precisamos das Escolas para esta ação ter sucesso.  

    Essas sugestões visam criar um ambiente de apoio e incentivo para os estudantes, tornando-os mais propensos a participarem ativamente do Vestibular Seriado-SASI e a obterem sucesso nessa avaliação. A colaboração entre o corpo docente, a gestão escolar e os estudantes é fundamental para alcançar esse objetivo.

Professor Deodato Gomes Costa

O amor a Deus é o fundamento da vida Cristã!


O trecho bíblico da Missa de hoje(domingo-29-10-2023) na Bom Jesus, Mateus 22:37,  ficou guardado em meu coração e vejo que é um dos mais importantes da Bíblia, pois expressa o mandamento do amor a Deus, que é o fundamento da vida cristã. Destaco aqui que o amor a Deus não é uma opção, e o Padre Hugo indiretamente explicou sobre isto,  mas sim um dever que todos os cristãos devem cumprir, amando-O com todo o coração, alma e entendimento. Pois está se falando de um mandamento. O amor de Deus é abrangente,  e permeia todas as dimensões de nossas vidas, refletindo em nossas ações, palavras e pensamentos, e nos colocando em uma relação profunda e íntima com Deus, semelhante à comunhão. Podemos compreender esse amor, como essa imagem acima, um lago sereno cercado por árvores frondosas, onde o lago simboliza a paz e a tranquilidade que o amor a Deus proporciona, e as árvores representam a vida abundante que esse amor nos concede.

Então, vejo que o amor a Deus não é apenas um mandamento, é também o caminho para alcançar a felicidade plena e a promessa da vida eterna. Em última análise, o amor a Deus é a alicerce essencial da vida cristã,  guiando-nos em direção à plenitude espiritual.

Professor Deodato Gomes

sábado, 28 de outubro de 2023

Crônica de uma participação, um ato de esperança: a Conferência da CONAE do Territorial Mucuri

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Crônica de uma participação, um ato de esperança: a Conferência da CONAE do Territorial Mucuri

Nesta querida Teófilo Otoni, em um sábado dia 28 de outubro, que parecia o convite à primavera do ensino, no salão do SESC ressoou vozes, esperanças e, sobretudo, a vontade coletiva de edificar a educação do Mucuri e do Brasil. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) Territorial Mucuri foi palco para aqueles que creem no ensino como força-motriz de uma região, de um país.

O Plano Nacional de Educação 2024-2034, ornado com o audacioso tema: “Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, não poderia ser mais atual e urgente. E antes que pensássemos nas profundezas dessas palavras, os primeiros acordes do Hino Nacional nos registraram do que estava em jogo: a alma de uma nação.

O início do evento trouxe vozes potentes e distintas, como Rivane, que representou com vigor o SINDUTE. Jasceline, superintendente de ensino, com sua visão ampla, ecoou ao lado de Denise, a secretária de educação de Teófilo Otoni. E entre outros, Lidiomar e Maria Helena, que representavam respectivamente a Câmara Municipal e a Secretaria de Assistência Social, trouxeram consigo a promessa de um sonho combinado e direcionado para a Educação e para o bem-comum.

Mas o cerne do dia, a essência pulsante da CONAE, aconteceu nos eixos de discussão. Foi no Eixo V que os representantes de Carlos Chagas se fizeram ouvir e escutar. O tema? Valorização dos profissionais da educação. Uma discussão que traz consigo o peso da formação, a dignidade do salário, a urgência de boas condições de trabalho e a garantia da saúde daqueles que, todos os dias, constroem o futuro do Brasil nas salas de aula.

Não posso deixar de mencionar a vivacidade e a dedicação com que cada proposição e estratégia foi debatida. Com Alano e Rivane conduzindo, era como assistir a um concerto onde cada nota, cada voz, criava a sinfonia do progresso. E dentre tantas vozes destaco a marcante presença de Edilaine, Edson Quilombola, Eliete Almeida, Edna Duarte, Vanessa Amante, Cleide Antunes, Clemência e eu, Deodato. Eles são a prova de que “Um futuro de conhecimento começa com um presente de participação.”

E ao final desse dia intenso e frutífero, os delegados por segmento foram eleitos, com nosso querido Edson Quilombola partiu Belo Horizonte para representar os conselhos na CONAE estadual. É a esperança de Carlos Chagas e agora também do Mucuri, ecoando em outros horizontes.

Agora, com olhos e corações especiais para a CONAE ESTADUAL, levamos conosco a certeza de que a educação é, de fato, um ato coletivo, e seu futuro é construído no presente, por cada um de nós. Que experiência incrível, que honra foi fazer parte desse momento histórico da criação de um documento fundamental para a Educação do nosso país! Que legal foi reencontrar tanta gente amiga!...

📣 Qual é a sua visão da CONAE para a educação do Mucuri e do Brasil? Como você acredita que podemos construir um futuro de conhecimento e justiça social no nosso sofrido Mucuri? Compartilhe suas ideias e inspire uma transformação! 💪📚 #CONAE #EducaçãoParaTodos #JuntosPelaEducação

Professor Deodato Gomes 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A CONAE é a chance de mudar o futuro da educação brasileira. Vamos nessa!

 


CONAE TERRITORIAL MUCURI-2023

Profissionais da educação de Carlos Chagas inscritos na CONAE,

O dia chegou!

No próximo sábado, dia 28 de outubro, partiremos rumo a Teófilo Otoni para participar da CONAE TERRITORIAL MUCURI-2023. Saída de frente a Secretária Municipal de Educação às 6 horas. 

Este é um momento histórico para a educação do nosso Mucuri e do nosso BRASIL.

Juntos, vamos construir um futuro melhor para  a Educação de  nossas crianças e adolescentes.

Vamos defender uma educação pública, inclusiva e de qualidade para todos.

Vamos lutar por uma educação que seja um direito de todos, sem discriminação.

Vamos construir um Plano Nacional de Educação que seja justo e sustentável.

Este é o nosso momento!

Vamos juntos construir uma educação melhor para o Brasil!

#CONAETerritorialMUCURI2023

#EducaçãoParaTodos

#JuntosPelaEducação

O que você espera aprender e debater durante a CONAE? Conte-nos nos comentários!

Professor Deodato Gomes 

Carlos Chagas: homens à frente por uma margem mínima no Censo de 2022!

Proporção de gênero na população de Carlos Chagas-2022 de DEODATO GOMES COSTA

E aí, beleza pessoal? Olha só, em Carlos Chagas em 2022, tá quase meio a meio entre homens e mulheres. 50,07% são homens e 49,93% são mulheres. A diferença? Só 0,14%, ou seja, nem dá 2%. Traduzindo isso pra você: tem só 25 caras a mais que mulheres por aqui. Se você pegar 100 pessoas dessa cidade, só 1 homem a mais que mulher. O que você acha disso?

Agora explicando mais formalmente:

Distribuição por gênero da população de Carlos Chagas, 2022. A porcentagem de homens é de 50,07% e mulheres 49,93%., uma diferença de 0,14p.p.  De acordo com o gráfico, a população masculina de Carlos Chagas é ligeiramente maior do que a população feminina. A diferença entre homens e mulheres é de apenas 1,4%, ou seja não chega nem a 2,0%. apenas 25 homens a mais do que mulheres vivem em Carlos Chagas. 0,14% significa que a diferença entre a quantidade de homens e mulheres é de 1,4% do total da população. 

Para explicar bem melhor: em outras palavras, a diferença entre a quantidade de homens e mulheres é de 1,4 a cada 100 pessoas. Por exemplo, se a população fosse de 100 pessoas, haveria 1 homem a mais que mulheres.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 27, dados referentes ao Censo realizado em 2022. Eles trazem o detalhamento quanto a sexo e faixa etária da população brasileira. O levantamento mostrou que o ritmo de envelhecimento da população tem crescido, assim como o seu perfil feminino.

O porcentual de pessoas com 65 anos ou mais no País chegou a 10,9% da população – uma alta recorde de 57,4% frente aos números de 2010, quando os idosos representavam 7,4% do total. O índice de envelhecimento também aumentou: são 55 idosos para cada grupo de 100 crianças. Em 2010, este índice era 30. 

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

MAPA DO SAEB-Professor, Supervisor, prepare seu aluno para as Provas do SAEB📚✨!

A SEE/MG está oferecendo cadernos especiais do Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (Mapa) de forma online! 




🚀 Os materiais Mapa-Saeb são essenciais para alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, que se preparam para a prova nacional que acontecerão a partir de 06 de novembro. 

📝💡 Professor, Supervisor e Gestor não perca essa oportunidade de fazer sua Escola brilhar na prova do Saeb e ajudar sua escola a se destacar! 💪🎓 

Acesse os cadernos através do link:

https://seliga.educacao.mg.gov.br/cadernos-mapa/cadernos-mapa-saeb

#EducaçãoDeQualidade #MapaSaeb #Aprendizagem #SEE/MG

 (Evangelho – Mt 22,34-40) - Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.

Naquele tempo:

34 - Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo.

35 - Um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’

37 - Jesus respondeu: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’

38 - Esse é o maior e o primeiro mandamento.

39 - O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’.

40 - Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

XXXXXXXX

Por: Dom André Vital Félix da Silva, SCJ

Mais uma vez os opositores de Jesus (os fariseus) se reúnem para pô-lo à prova (grego peiradzo: tentar). Como nós sabemos, os doutores da Lei dedicavam grande parte da sua vida ao estudo dos Mandamentos, e chegavam a elencar 613 mandamentos (365 proibitivos, 248 positivos). Para eles, uma das questões fundamentais era saber a ordem hierárquica desses mandamentos, ou seja, qual o mais importante dentre eles. Portanto, uma das prerrogativas para reconhecer a autoridade de um mestre era justamente a sua capacidade de ensinar aos seus discípulos os mandamentos, distinguindo-os entre maiores e menores; o próprio Jesus também faz referência a isso quando afirma: “Aquele, portanto, que violar um só destes menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mt 5,19).

Contudo, o problema não era reconhecer a multiplicidade dos Mandamentos, que certamente do ponto de vista didático poderia ser uma ajuda. O grande perigo era a postura relativista a ponto de manipular, em benefício próprio, a compreensão de alguns mandamentos em detrimento de outros. O próprio Jesus denuncia esta tendência relativista: “Deus disse: Honra ao teu pai e à mãe… Vós, porém, dizeis: Aquele que disser ao pai ou à mãe: ‘Aquilo que de mim poderias receber foi consagrado a Deus, esse não está obrigado a honrar pai ou mãe’. E assim invalidastes a Palavra de Deus por causa da vossa tradição. Hipócritas!” (Mt 15,4s).

Além dessa tendência relativista, havia aqueles mestres que, apegados à letra, absolutizavam cada um dos mandamentos, rompendo a relação intrínseca que havia entre eles. Ilustram bem tal tendência os grandes debates de Jesus em relação ao Mandamento do Sábado. Os mestres da Lei interpretavam o dia consagrado ao Senhor (Shabat) como um cessar absoluto de atividades, o que seria impossível, esquecendo que o Sábado era fundamentalmente o dia de fazer memória dos grandes feitos do Senhor (a criação, o êxodo). Na perspectiva bíblica, o “descanso sabático” não era apenas um não fazer nada, caindo numa espécie de ócio espiritual, mas o Sábado era o dia por excelência de contemplar tudo aquilo que o Senhor fizera. Contemplar a obra de Deus para comprometer-se em defendê-la, preservá-la, impedir a sua destruição, que inicia quando se rompe o vínculo que há entre ela e o seu Criador.

Quando Jesus cura no sábado não está infringindo um mandamento, mas, pelo contrário, evidenciando a sua missão como o Filho do Deus que criou tudo perfeito, assim como encontramos o refrão ao final de cada dia no relato da criação: “E Deus viu que isso era bom!”. No entanto, a Obra de Deus chega ao seu clímax na criação do ser humano, no sexto dia, daí a exclamação mais enfática: “E era muito bom” (Gn 1,31). Portanto, essas curas representavam a intervenção de Deus para recuperar o que Ele fez no princípio; por isso, o povo testemunha o operar de Jesus e não tem dificuldade de reconhecer que ele age coerentemente com o modo de fazer do seu Pai. Ele mesmo declara, depois de ter curado um paralítico em dia de sábado: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho” (Jo 5,17).
O povo diante das obras de Jesus faz ecoar o refrão inspirado naquele dos dias da criação: “Ele tem feito tudo bem; faz os surdos ouvirem e os mudos falarem” (Mc 7,37). Fazer os “surdos ouvirem” é recuperar a condição fundamental para conhecer as obras de Deus desde a origem, pois é ouvir a sua Palavra que comunica o seu agir: “O que nós ouvimos e conhecemos, o que nos contaram nossos pais… Os louvores de Javé e seu poder” (Sl 78,3s). A solene introdução aos Mandamentos é justamente o convite a ouvir: “Shema Israel” (Dt 5,1). É impossível, por sua vez, ter uma compreensão e vivência coerentes dos Mandamentos se os isolarmos da obra de Deus.
Jesus não reduziu em nada a totalidade da Lei de Deus ao afirmar a centralidade dos dois mandamentos, mas recuperou a chave de interpretação de toda a Escritura: “Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Se amar é fazer o bem a alguém, como poderíamos amar a Deus, uma vez que Ele já é o Bem supremo? Então, se não somos capazes de fazer-lhe o bem, amá-lo será acolher o bem que Ele nos faz e, consequentemente, ser testemunhas disso. O maior bem que Ele nos faz é nos ter criado à sua imagem e semelhança. Por conseguinte, amar o semelhante nada mais é do que a concretização do amor a Deus que nos oferece esse grande bem. Sem o amor a Deus como fundamento do amor ao próximo, poderemos cair num narcisismo onde projetamos no outro a nossa imagem e semelhança como razão para amá-lo, fazendo do outro não um semelhante, mas uma simples cópia, adaptada psicologicamente. Porém, o mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” é o grande desafio de reconhecer que tanto eu quanto ele fomos criados à imagem e semelhança de Deus, eis o motivo porque somos iguais. Amamos o outro não porque o reconhecemos uma cópia nossa, mas porque vemos nele o que somos, isto é, imagem e semelhança de Deus. Portanto, reconhecendo e assumindo essa verdade, amaremos de modo verdadeiro e completo, sem relativismos ou absolutismos que dividem e separam, e transformam amor em egoísmo cuja lei é uma só: “Vive assim, e morrerás!
Dom André Vital Félix da Silva, SCJ. Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte – CE. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Sonhos Entrelaçados: a promessa de um futuro unido 🌍🤝🌟


A imagem evoca um sentimento tocante e poderoso de esperança e união. 🌍 Duas crianças, lado a lado, olhando para uma vasta paisagem urbana, emanam uma luz de possibilidades infinitas. 🌆 Uma delas, com uma camisa estampada com a bandeira de Israel, e a outra, orgulhosamente envolta em um keffiyeh, símbolo tradicional do Oriente Médio, ostentando as cores da Palestina.❤️Juntas, de mãos dadas, elas rompem barreiras e simbolizam uma unidade e esperança que transcende as diferenças históricas. 🤝 A imagem grita uma mensagem de paz, amor e um sonho de unidade entre as comunidades israelense e palestina. E, sob esse vasto céu azul, a cidade que se estende abaixo reitera a visão de um lar compartilhado, onde a coexistência pacífica não é apenas um sonho, mas uma promessa para o futuro. 🌟💖🕊️

Professor Deodato Gomes 

Esclarecimento sobre o ponto facultativo do Dia do Servidor Público e o Funcionamento das Escolas Municipais

NOTA EXPLICATIVA

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, tendo em vista o DECRETO No 134/2023 que "DISPÕE SOBRE PONTO FACULTATIVO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO", esclarece:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), em seu artigo 24, inciso I, estabelece que a Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, deve cumprir uma carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar. Este dispositivo legal assegura que os dias letivos sejam mantidos, independentemente de pontos facultativos ou feriados.

Dessa forma, mesmo diante do ponto facultativo decretado pelo Prefeito Municipal de Carlos Chagas para o dia 27 de outubro de 2023, a Educação Básica não se encontra abrangida por tal determinação. Isto porque a obrigatoriedade de cumprimento das 800 horas letivas em 200 dias letivos, conforme a LDB/96, é prioritária.

Portanto, todas as Escolas Municipais de Carlos Chagas terão suas atividades letivas ocorrendo normalmente na sexta-feira, dia 27-10-2023. Contamos com a compreensão e colaboração de todos para garantirmos o cumprimento do calendário escolar e a qualidade da educação ofertada aos nossos estudantes.

Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas. - 26 de Outubro de 2023.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Manoel Esteves, um espelho revelador, ecos e imagens de um Futuro Promissor!


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🏫 Manoel Esteves, um espelho revelador 🪞, reconhece ecos 🗣️ e imagens 🖼️ para um Futuro Promissor 🌠!

À medida que o sol despertava ☀️ nesta quarta-feira, 25 de outubro, os Professores do 6º ao 9º da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni 🏫, chegava ao Polo-UAB e preparava-se para um dia atípico 📅. Por isso hoje não se ouviu o alvoroço habitual dos alunos 🎒 pelo portão de entrada e nem pelos corredores no turno matutino. Ao invés disso, o zumbido 🗣️ de conversas sérias e focadas dos Professores, preenchia o ar em outro local, no Polo-UAB. O motivo? Uma oficina 📋 que prometia abrir os olhos dos professores para um espelho muito especial 🪞, um espelho diferente.

Qual seria então a agenda do dia? Resultados das Avaliações Externas 📊.

A primeira reação de muitos foi a de surpresa 😲. Aqueles números refletiam o esforço e a dedicação de meses, talvez anos, de trabalho. Era como se a escola, ao se olhar naquele espelho de dados, reconhecesse a face de cada educador 👩‍🏫👨‍🏫, a mão de cada colaborador 🤝 e o sonho de cada aluno 💭🎓.

Houve um momento de silêncio profundo 🤫, e depois, ecos de realizações e possibilidades. Um professor disse: "esta oficina é um caminho para garantir uma aprendizagem de sucesso" ✅. Um colega, mais a frente, adicionou: "Apropriar e aprofundar ainda mais o estudo do material é nosso dever agora" 📚.

E ao redor daqueles dois grupos de discussões, com papéis e canetas em mãos 📝, o Diretor Renato, juntamente com suas vice-diretoras, a dedicada supervisora Patrícia, e as veteranas pratas da casa: Fabíola, Marqueline além de Clarice, debatiam, questionavam e sonhavam juntos 🤔🌟. Os professores presentes, com seu amor pelo seu conteúdo, manifestava um interesse genuíno, quase tangível, por cada linha dos resultados ❤️📖.

E no centro de tudo isso, uma verdade ressoava: “Os resultados são inevitáveis quando os esforços são constantes” 💪📈. E foi com este mantra em mente que, ao final, estabeleceu-se uma meta audaciosa: 90% de participação dos estudantes na próxima prova 🎯. Mas não parou por aí, o comprometimento era palpável, e um Plano de Ação emergiu das discussões, com o objetivo de aumentar as proficiências em leitura e cálculo 🔍✍️.

À medida que o dia chegava ao fim, o que prevaleceu foi uma sensação de gratidão 🙏. Com premiados pelo QUIZ 🏆. Gratidão pelos esforços contínuos, pela dedicação incansável e pela paixão inabalável pela educação 🍎. Lembro aqui de todos os outros professores, que não dá para citar todos, que tornaram esse dia tão especial e impulsionador 🌼.

Porque, ao fim e ao cabo, quando uma escola se olha no espelho de seus resultados e vê não apenas números, mas corações ❤️, histórias 📜 e sonhos de seus estudantes, o futuro se torna uma promessa brilhante 🌟, esperando apenas para ser bastante trabalhada e cumprida.

                        Professor Deodato Gomes 🖋️🍏

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Chamado a todos os participantes: juntos para a CONAE TERRITORIAL MUCURI MG 2023 em Teófilo Otoni!


Caros inscritos de nossa cidade para a CONAE TERRITORIAL MUCURI-2023,

É com grande entusiasmo que informamos que nossa viagem para Teófilo Otoni, onde acontecerá a CONAE, está marcada para o próximo sábado, dia 28 de outubro. Queremos compartilhar algumas informações importantes para garantir que você não perca a hora nem o local da nossa viagem. 

Data e Horário de Saída: Saída às 6 horas da manhã do dia 28 de Outubro (sábado).

Local de Partida: Em frente a Secretaria Municipal de Educação

Local da CONAE: SESC - Rua Bernarda Laender, nº 146, bairro São Diogo, Teófilo Otoni.

Data e Horário da CONAE: credenciamento inicia às 7h20 do dia 28/10. Chegaremos a tempo para realizar o credenciamento. Levem suas identidades.

Lembramos a todos os inscritos da importância deste evento para a Educação como direito humano, justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. Estaremos contribuindo para a construção do PNE-2024-20234. Nossa presença é fundamental para o sucesso da CONAE MG 2023.

Caso tenham alguma dúvida ou necessitem de informação adicional quanto a viagem, não hesitem em entrar em contato conosco.

Estamos ansiosos para vivenciar esta experiência enriquecedora na CONAE TERRITORIAL MUCURI-2023 e para contribuir para a construção de políticas educacionais mais inclusivas e sustentáveis.

Quem está ansioso para participar da CONAE TERRITORIAL MUCURI-2023 em Teófilo Otoni? 🎉 Conte-nos o que mais você espera aprender e debater durante esse evento importante para a educação! Compartilhe suas expectativas nos comentários. #CONAETerritorialMUCURI2023 #EducaçãoSustentável #JuntosPelaEducação"

Professor Deodato Gomes

Promovendo a leitura nas salas de aula: Cantinho da Leitura!


Nas Escolas a seguir relacionadas serão instaladas espaços de incentivo à prática de leitura nas salas de aula, conhecidos como o "Cantinho da Leitura". Esta iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que visa assegurar o direito à alfabetização das crianças brasileiras, unindo esforços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

No âmbito do CNCA, o artigo 29, incisos II e III, estabelece a importância da disponibilização de recursos pedagógicos, equipamentos, materiais e outros insumos para a implementação dos programas de alfabetização, bem como a instalação de espaços de incentivo à prática de leitura adequados à faixa etária, contexto sociocultural, gênero e pertencimento étnico-racial dos estudantes.

O recurso financeiro vai possibilitar a instalação de Cantinhos da Leitura, nas seguintes escolas:  Escola Municipal Maria Ribeiro Tavares, Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro, Escola Municipal Doutor Manoel Esteves Otoni, Escola Municipal Oscar Joao Kretli, Escola Municipal Aymar Westin Nobre, selecionadas de acordo com os critérios estipulados no Decreto 11.556 de 2023 e no parágrafo único do artigo 9º.

As escolas elegíveis são aquelas com matrículas de alunos no 1º e 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme apurado pelo Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) do ano anterior ao repasse.

As escolas escolhidas deverão confirmar seu interesse no sistema PDDE Interativo entre os dias 30 de outubro e 08 de novembro de 2023. Além disso, deverão preencher um plano de ação detalhado para a instalação dos Cantinhos da Leitura em suas salas de aula, considerando o valor estipulado a ser recebido para cada sala de 1º e 2º ano na escola.

É importante destacar que esse apoio financeiro visa criar espaços de leitura dentro das salas de aula com o objetivo de busca-se construir a autonomia das crianças, permitindo-lhes o contato direto com os livros, sem a necessidade da mediação do professor. O espaço reservado para a leitura tem o potencial de aproximar as crianças do hábito da leitura, desenvolvendo o gosto pelos livros e, consequentemente, a competência leitora das crianças.

A leitura é a chave para um futuro brilhante, e com os Cantinhos da Leitura, vamos construir um ambiente propício para cultivar essa habilidade essencial desde cedo. Esta atividade vem reforçar ainda mais a Árvore. A leitura transforma vidas e, com esforços conjuntos, podemos proporcionar esse presente a todas as crianças dessas 5 escolas contempladas. Vamos moldar um futuro mais brilhante para nossas crianças. Juntos, estamos construindo um Brasil alfabetizado e apaixonado por leitura.

domingo, 22 de outubro de 2023

Quando letras tornam se laços!

Retirado do instagram

Fiquei analisando esta imagem e vi que claramente ela retrata um personagem animado sentado em uma poltrona, lendo um livro. Não tem por onde a gente não ver este fato na imagem pois está bem definido na mesma. Na expressão do personagem tudo indica que está bastante envolvido e surpresa com o conteúdo do livro. A frase "Às vezes você pega um livro, às vezes um livro te pega" parece também enfatizar a ideia de que, em alguns momentos da nossa trajetória de estudante e leitor, simplesmente somos nós que escolhemos um livro para ler, mas em outros momentos, o conteúdo do livro é que nos conquista emocionalmente e mentalmente.

Do ponto de vista pedagógico:

Importância da Leitura: A imagem parece reforçar a ideia de que a leitura não é apenas um ato passivo, mas pode ser uma experiência envolvente e transformadora. A gente pode usar essa imagem para discutir a importância de escolher livros que realmente nos interessam e o impacto que eles podem ter em nossas vidas.

Conexão Emocional com a Literatura: A frase sugere que, às vezes, um livro pode ter um impacto profundo na nossa vida, o que pode levar a discussões sobre como certos textos ressoam no nosso universo interno e dessa forma como nos preocupa profundamente.

Motivação para Ler: Penso que a imagem pode ser usada para motivar os alunos a se engajarem na leitura, mostrando que a literatura tem o poder de nos tocar e influenciar.

Escolha Pessoal na Leitura: Com esta imagem pode-se discutir a importância de permitir que os alunos escolham seus próprios livros para ler, para que possam encontrar textos que realmente os "peguem".

Ilustração e Expressão: O desenho do personagem e sua expressão podem ser pontos de partida para discutir sobre como as ilustrações complementam o texto e ajudam a transmitir emoções e mensagens.

Em resumo, a imagem é uma representação artística do poder e do impacto da leitura na vida de um indivíduo e pode ser uma ferramenta valiosa em ambientes educacionais para promover a importância da literatura.

                 Professor Deodato Gomes 

Análise da participação no ENEM em Carlos Chagas: atualizado com os dados de 2023!

Quantitativo de pessoas da cidade de Carlos Chagas inscritas no ENEM por ano de DEODATO GOMES COSTA

Observação: Atualizado com os dados de 2023. 

Para analisar os dados sobre a participação da população da cidade de Carlos Chagas no ENEM desde o ano de 2015, realizamos algumas observações e cálculos:

Tendência Geral: Observa-se uma tendência de queda na participação de pessoas da cidade no ENEM ao longo dos anos, desde 2015, com um aumento significativo em 2023.

Variação Anual: Podemos calcular a variação percentual anual para entender melhor essa tendência. A fórmula para calcular a variação percentual é a seguinte: variação percentual = [(Valor Atual - Valor Anterior) / Valor Anterior] * 100

Usando essa fórmula, podemos calcular as variações percentuais para cada ano em relação ao ano anterior:

2016: [(779 - 848)/848] * 100 ≈ -7,94%

2017: [(685 - 779)/779] * 100 ≈ -12,06%

2018: [(519 - 685)/685] * 100 ≈ -24,24%

2019: [(456 - 519) / 519] * 100 ≈ -12,13%

2020: [(486 - 456) / 456] * 100 ≈ 6,58%

2021: [(239 - 486) / 486] * 100 ≈ -50,41%

2022: [(221 - 239) / 239] * 100 ≈ -7,53%

2023: [(339 - 221)/221] * 100 ≈ 53,39%

Uma variação percentual negativa indica uma redução na participação em relação ao ano anterior. Mas em 2023 houve uma variação positiva bastante significativa.

Mínimo e Máximo: O mínimo de participantes ocorreu em 2022, com 221 participantes, enquanto o máximo foi em 2015, com 848 participantes.

Média: Podemos calcular a média da participação ao longo dos anos: Média = (Soma de todos os valores) / (Número de anos)

Média = (848 + 779 + 685 + 519 + 456 + 486 + 239 + 221 + 339) / 9 ≈ 520,33

Portanto, a média de participação no ENEM ao longo dos anos, incluindo 2023, é aproximadamente 520,33.

Tendência de Longo Prazo: Com base nos dados disponíveis, parece haver uma tendência de queda na participação no ENEM em Carlos Chagas. Podemos perguntar qual a razão  desse fenômeno? Menos pessoas ingressando no Curso Superior? 

Análise Qualitativa: Além dos números, seria interessante realizar uma análise qualitativa para entender melhor o contexto por trás dessas tendências. As perguntas a serem consideradas incluem se houve mudanças nas políticas educacionais nacionais, se as Escolas de Ensino Médio vem incentivando seus estudantes a se inscreverem, se estão fazendo campanha pelo ENEM, ao longo do tempo? Existem outros eventos ou fatores que podem estar afetando a participação dos alunos do Ensino Médio?

A queda acentuada na participação no ENEM nos anos de 2020 e 2021, com uma redução de cerca de 50% em relação ao ano anterior, pode ser atribuída em grande parte aos impactos da pandemia de COVID-19. A pandemia trouxe desafios significativos para o setor educacional, incluindo o fechamento de escolas, a interrupção das aulas presenciais e a incerteza em torno dos dados e condições de realização do ENEM. Essas afirmações podem ter desencorajado muitos estudantes a participar do exame durante esses anos, explicando a queda substancial na participação. É importante considerar os fatores externos para avaliar a tendência geral da participação no ENEM em Carlos Chagas.

Essa análise dos dados pode ajudar a entender melhor a dinâmica da participação no ENEM em Carlos Chagas e pode ser útil para a tomada de decisões futuras relacionadas à educação no ensino médio. De uma variável temos certeza é fundamental a participação do estudante neste certame, pois é termômetro para a compreensão de outros vários fenômenos quando os jovens se inscrevem e fazem a prova.

                 Professor Deodato Gomes 

Divulgados os locais de prova para o Enem 2023: novidades incluem uso de imagens coloridas

 


Os inscritos no ENEM 2023 de Carlos Chagas já podem consultar o local e sala de prova a partir de terça-feira, dia 24 de outubro.

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem se preparar para o grande dia. A partir desta terça-feira, dia 24 de outubro, os participantes poderão consultar o local e a sala onde realizarão as provas. A informação está disponível na Página do Participante, acessível pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

Este ano, o Enem apresenta uma inovação significativa: pela primeira vez, as provas contarão com imagens coloridas. Essa mudança visa facilitar a análise de gráficos e imagens, tornando o exame mais acessível a pessoas com daltonismo, sem alterar a formulação das questões e outras critérios do Enem.

Para obter mais informações e esclarecimentos, os candidatos podem acessar o site oficial do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É importante que os inscritos sejam informados com antecedência para evitar imprevistos de última hora.

As provas do Enem 2023 estão programadas para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro. Portanto, é fundamental que os candidatos estejam bem preparados e atentos aos dados e locais de aplicação. Desejamos a todos os participantes uma excelente preparação e muito sucesso no exame. Estamos juntos nessa jornada rumo ao ensino superior!

               Professor Deodato Gomes 

sábado, 21 de outubro de 2023

BRAZILINO SAUDÁVEL: nutrindo o conhecimento e a Saúde em uma Feira de Ciências!

Clique na imagem para ver todo o Álbum da Feira

🏫🌱 A Escola Brazilino, uma instituição de ensino rural comprometida com a educação de qualidade, teve o prazer de convidar toda comunidade para prestigiar seus alunos na Feira de Ciências "BRAZILINO SAUDÁVEL", que ocorreu no dia 20 de outubro (sexta-feira) a partir das 13h. O evento foi realizado nas instalações da própria escola, localizada na Vila Levy.

🔬 A Feira de Ciências "BRAZILINO SAUDÁVEL" é uma iniciativa que busca promover o cuidado com a saúde dos alunos da Escola, desde a infância, com enfoque especial na alimentação. Este ano, a escola optou por abordar o tema “Alimentação saudável”, entendendo a importância fundamental que a nutrição tem no crescimento e desenvolvimento dos alunos.

👩‍🔬 Entre os convidados que prestigiaram o evento, destacam-se a presença de Edinalva Kretli e da 1ª Dama D. Áurea. Ambas foram calorosamente recebidos pela comunidade escolar e tiveram a oportunidade de conferir de perto todos os experimentos científicos desenvolvidos pelos estudantes.

🍏 A Feira contou com a participação ativa dos professores da instituição, que se dedicaram incansavelmente a estudar e preparar os temas em colaboração com os alunos. O esforço conjunto resultou em uma variedade de projetos e experimentos, todos relacionados à promoção de uma alimentação equilibrada, saudável e nutritiva.

👩‍🏫 A Diretora da Escola Brazilino, Flávia, destacou o compromisso de toda a equipe escolar, especialmente dos professores e da supervisora ​​Joêmia, que trabalharam incansavelmente para tornar a Feira de Ciências um sucesso. "Quando escolhemos o tema 'Alimentação saudável', pensamos em nossos alunos, que estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Nosso objetivo era instruí-los sobre quais alimentos devem ser consumidos para garantir uma alimentação equilibrada e nutritiva", ressaltou Flávia.

📚 Além disso, Flávia enfatizou que a Feira teve uma abordagem interdisciplinar, que permitiu que os professores adaptassem o tema aos seus respectivos campos de estudo, enriquecendo assim a experiência educacional dos alunos. Este evento foi uma oportunidade única para aprender mais sobre alimentação saudável e apreciar o talento e a dedicação dos alunos e professores.

🎓 À Direção e Comunidade da Escola Brazilino👏 Quero expressar meus mais sinceros parabéns pela realização brilhante da Feira de Ciências "BRAZILINO SAUDÁVEL". Foi uma iniciativa excepcional que demonstrou o comprometimento da escola com a qualidade da educação e com o bem-estar dos alunos.

🥦 A escolha do tema "Alimentação saudável" foi de extrema relevância, considerando a importância do cuidado com a saúde das crianças e adolescentes na idade escolar. Parabenizo o esforço dedicado dos professores, alunos e toda a equipe escolar na preparação e execução deste evento educacional tão significativo.

👨‍🏫 É inspirador o comprometimento da escola em seguir as diretrizes do calendário escolar e fornecer experiências educacionais enriquecedoras para os alunos. Os resultados alcançados são um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de todos os envolvidos e certamente virão em mais aprendizagem.

👍 Mais uma vez, parabéns à Escola Brazilino pelo sucesso da Feira de Ciências "BRAZILINO SAUDÁVEL". 🌟 #BrasilinoFeiraDeCiências

🎉🔬🌱👏 #BrasilinoFeiraDeCiências

Que orgulho foi a Feira de Ciências "BRAZILINO SAUDÁVEL" ! 👩‍🔬👨‍🔬

Os alunos brilharam com projetos incríveis sobre alimentação saudável, em todas as imagens podemos ver isto 🍏🥦 👩‍🏫👨‍🏫!

Agora, queremos saber de vocês que visitaram: Qual foi o experimento mais interessante que foi visto na feira? Compartilhem suas percepções! 😊💬 

#AlimentaçãoSaudável 

#Educação 

#BrazilinoSaudável

Professor Deodato Gomes