Bullying

sábado, 28 de outubro de 2023

Crônica de uma participação, um ato de esperança: a Conferência da CONAE do Territorial Mucuri

Clique na imagem para acessar todo o Álbum.

Crônica de uma participação, um ato de esperança: a Conferência da CONAE do Territorial Mucuri

Nesta querida Teófilo Otoni, em um sábado dia 28 de outubro, que parecia o convite à primavera do ensino, no salão do SESC ressoou vozes, esperanças e, sobretudo, a vontade coletiva de edificar a educação do Mucuri e do Brasil. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) Territorial Mucuri foi palco para aqueles que creem no ensino como força-motriz de uma região, de um país.

O Plano Nacional de Educação 2024-2034, ornado com o audacioso tema: “Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, não poderia ser mais atual e urgente. E antes que pensássemos nas profundezas dessas palavras, os primeiros acordes do Hino Nacional nos registraram do que estava em jogo: a alma de uma nação.

O início do evento trouxe vozes potentes e distintas, como Rivane, que representou com vigor o SINDUTE. Jasceline, superintendente de ensino, com sua visão ampla, ecoou ao lado de Denise, a secretária de educação de Teófilo Otoni. E entre outros, Lidiomar e Maria Helena, que representavam respectivamente a Câmara Municipal e a Secretaria de Assistência Social, trouxeram consigo a promessa de um sonho combinado e direcionado para a Educação e para o bem-comum.

Mas o cerne do dia, a essência pulsante da CONAE, aconteceu nos eixos de discussão. Foi no Eixo V que os representantes de Carlos Chagas se fizeram ouvir e escutar. O tema? Valorização dos profissionais da educação. Uma discussão que traz consigo o peso da formação, a dignidade do salário, a urgência de boas condições de trabalho e a garantia da saúde daqueles que, todos os dias, constroem o futuro do Brasil nas salas de aula.

Não posso deixar de mencionar a vivacidade e a dedicação com que cada proposição e estratégia foi debatida. Com Alano e Rivane conduzindo, era como assistir a um concerto onde cada nota, cada voz, criava a sinfonia do progresso. E dentre tantas vozes destaco a marcante presença de Edilaine, Edson Quilombola, Eliete Almeida, Edna Duarte, Vanessa Amante, Cleide Antunes, Clemência e eu, Deodato. Eles são a prova de que “Um futuro de conhecimento começa com um presente de participação.”

E ao final desse dia intenso e frutífero, os delegados por segmento foram eleitos, com nosso querido Edson Quilombola partiu Belo Horizonte para representar os conselhos na CONAE estadual. É a esperança de Carlos Chagas e agora também do Mucuri, ecoando em outros horizontes.

Agora, com olhos e corações especiais para a CONAE ESTADUAL, levamos conosco a certeza de que a educação é, de fato, um ato coletivo, e seu futuro é construído no presente, por cada um de nós. Que experiência incrível, que honra foi fazer parte desse momento histórico da criação de um documento fundamental para a Educação do nosso país! Que legal foi reencontrar tanta gente amiga!...

📣 Qual é a sua visão da CONAE para a educação do Mucuri e do Brasil? Como você acredita que podemos construir um futuro de conhecimento e justiça social no nosso sofrido Mucuri? Compartilhe suas ideias e inspire uma transformação! 💪📚 #CONAE #EducaçãoParaTodos #JuntosPelaEducação

Professor Deodato Gomes 

12 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilha, foi muito bom fazer parte desse momento tão importante para nossa sociedade, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo, estamos juntos nessa caminhada.

Analise DA SILVA disse...

Olá! Valeu Territorial do Vale do Mucuri!!!
Agradeço em nome do FEPEMG.
Que riqueza de relato é de experiência.
Foi potente.
Se em 47 dias conseguimos este feito, imagine quando tivermos mais tempo e melhores condições.
Sigamos fortalecendo a Educação no território de Minas Gerais!

Anônimo disse...

Foi um momento ,muito importante para a classe educadora e a sociedade!! Pois a educação transforma as pessoas, amplia os horizontes e dá asas ao conhecimento!!!

Geane Camargo disse...

Obrigada Deodato pela participação!

Anônimo disse...

Deus abençoa,e ajuda aprovar.

Anônimo disse...

Belo texto, companheiro! No eixo VII a discussão sobre Educação dos Direitos Humanos e Educação ambiental sustentável foi muito proveitosa. Sérgio Andrade

Anônimo disse...

Agora é dar condições para delegados chegarem a estadual e até a nacional em Brasília, para que passamos de fato assegurar os nossos direitos, contamos com você secretário Deodato, Você foi chamado pelo Criador YHWH, seja forte e corajoso, ajude a melhorar a educação do nosso povo, com o poder vem as responsabilidades.

Anônimo disse...

Relato maravilhoso de um dia importante, rico e sério, em que com oportunas observações guiará o PNE por 10 anos... Quanta responsabilidade, quanta partilha e quanta satisfação poder participar e, dentro do possível, contribuir para este momento. Professora Edilane Silva de Souza.

Rivani Lopes Negreiros disse...

Foi um dia muito gratificante! Debates com muita participação e democracia. Me senti contemplada em perceber que nosso poder de luta por uma educação melhor não acaba e que juntos somos fortes.

Anônimo disse...

Gratidão a todos que fizeram ecoar suas vozes em defesa de uma educação mais igualitária,qualificada e ,sobretudo,mais humanizada.

Anônimo disse...

Olá, tudo merece reconhecimento, mas faltou um nome importantíssimo no seu texto. A senhora Geane Carmargo que esteve a frente na coordenação desde a sua organização até o dia do evento. Parabens a todos

Deodato Gomes Costa disse...

Gostaria de me desculpar pela omissão involuntária do nome de Geane Carmargo na menção de contribuições. A falta de familiaridade com todos os envolvidos no esforço coletivo da CONAE em Teófilo Otoni foi causa desse lapso. No entanto, é importante reconhecer que, como você disse, Geane Carmargo teve, de fato, um papel intensivo e significativo na execução de um evento de tamanha importância como a CONAE. Fica aqui registrado o nosso pedido de desculpas e registrado o nosso reconhecimento ao trabalho dessa colega.