Bullying

domingo, 29 de outubro de 2023

Tendências de participação dos estudantes de Carlos Chagas no Vestibular Seriado-SASI: análise de 2022 e 2023

Participação dos estudantes do Ensino Médio de Carlos Chagas-MG, no SASI nas 1ª e 2ª etapas de acordo com o ano. Fonte: dados coletados junto aos alunos. de DEODATO GOMES COSTA

Neste domingo, dia 29 de Outubro, estive na Secretaria para coordenar a saída de 49 jovens que foram participar do Vestibular Seriado da UFVJM em Nanuque. A Prefeitura disponibilizou ônibus para o transporte dos estudantes. O Vestibular Seriado-SASI oferece aos alunos a oportunidade de ingressar na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de forma menos estressante, dividindo a avaliação em três etapas ao longo do Ensino Médio. Isso contrasta com o Enem, no qual a sorte do estudante depende de uma única prova. É essencial que os jovens compreendam a importância do SASI e que as Escolas trabalhem juntas para sensibilizar a comunidade sobre a relevância deste processo seletivo, a fim de aumentar as inscrições e trazer a prova de volta para nossa cidade, Carlos Chagas.

https://photos.app.goo.gl/hFptc5EZZcdvfvtR7

De uma análise quantitativa sobre a participação em 2023,  podemos concluir o seguinte:

A Escola Souza Norte teve um aumento no número de estudantes que fizeram a prova do seriado do SASI, passando de 31 em 2022 para 34 em 2023.

A Escola João Beraldo teve uma diminuição no número de estudantes, caindo de 7 em 2022 para 2 em 2023.

A COOEDUCAR experimentou um aumento significativo no número de alunos, indo de 4 em 2022 para 12 em 2023.

A Escola Epaminondas Otoni, não tem alunos participando do certame.

Houve uma redução no número de alunos que já concluíram o Ensino Médio, de 2 em 2022 para 1 em 2023.

Todos os 13 estudantes da 1ª ETAPA participaram do Seminário do 9º ano em 01 de dezembro de 2022, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com Alessandra da Copese da UFVJM, o que pode indicar uma forte relação entre esse evento e a participação desses estudantes na 1ª ETAPA. No entanto desses que participaram do Seminário em 2022 apenas 4 alunos da Escola Souza Norte, 1 da Escola João Beraldo e 9 da COOEDUCAR.

A análise qualitativa sugere que o incentivo dos estudantes para participar do Vestibular Seriado-SASI pode variar entre as escolas e depende da eficácia das ações do corpo docente, da gestão e da supervisão. É importante que as escolas desenvolvam ações continuamente com  estratégias eficazes de incentivo para garantir que os estudantes estejam bem informados e motivados a se inscreverem nessas avaliações, uma vez que a UFVJM deve ser primeiramente ocupada por jovens do Território do Mucuri. Pelo segundo ano consecutivo a Prova vai para Nanuque por baixo número de inscritos de nossa cidade. Se as Escolas se dispuserem podem inclusive fazer a solicitação de isenção e a inscrição para o Jovem. 

Sugestões para nossas Escolas aumentarem a participação dos estudantes no Vestibular Seriado-SASI, para que a avaliação volte a ser aplicada em Carlos Chagas, considerando a análise quantitativa e qualitativa:

    1-Conscientização e Informação:

        Realize reuniões e sessões informativas regulares para estudantes e pais, destacando os benefícios do Vestibular Seriado-SASI. Forneça materiais informativos claros sobre o processo de inscrição, datas importantes e requisitos.

    2-Envolvimento do Corpo Docente:

        Incentivem os professores para incentivarem ativamente os estudantes a participarem do Vestibular Seriado-SASI. Integre discussões sobre a importância dessas avaliações no currículo escolar.

    3-Apoio da Gestão Escolar:

    Que a gestão escolar esteja comprometida em promover e apoiar a participação dos estudantes no Vestibular Seriado-SASI. Considere oferecer incentivos, como prêmios simbólicos, para estudantes que se destacarem nos exames.

    4-Colaboração com Instituições de Ensino Superior:

        Realize visitas frequentes a universidades para que os estudantes conheçam os campus e as oportunidades disponíveis.

    5-Apoio em Eventos Educacionais:

      Promova a participação dos estudantes em eventos educacionais, seminários e feiras de profissões que possam esclarecer dúvidas sobre o Vestibular Seriado-SASI.

   6- Ofereça Recursos de Preparação:

        Disponibilize recursos de preparação, avaliações anteriores e simulados, para que os estudantes se sintam mais confiantes ao fazer os exames.

    7-Feedback e Melhoria Contínua:

        Ouça feedbacks dos estudantes sobre suas preocupações e desafios relacionados ao Vestibular Seriado-SASI e ajuste as estratégias de incentivo de acordo.  

    8-Reconhecimento de Sucesso:

        Celebre os sucessos dos estudantes que se destacarem nos exames, divulgando os que ingressam na Universidade ano a ano. Destacando os resultados positivos em comunicados escolares e nas redes sociais da escola.

     9-Agendar data na Assistência Social.

      Agendar uma data no serviço de assistência social para que os estudantes realizem o cadastro no NIS, o qual é necessário para a obtenção da isenção total. Fizemos isto este ano mas pouquíssimos estudantes compareceram, precisamos das Escolas para esta ação ter sucesso.  

    Essas sugestões visam criar um ambiente de apoio e incentivo para os estudantes, tornando-os mais propensos a participarem ativamente do Vestibular Seriado-SASI e a obterem sucesso nessa avaliação. A colaboração entre o corpo docente, a gestão escolar e os estudantes é fundamental para alcançar esse objetivo.

Professor Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: