Bullying

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Crônica de uma jornada educativa com os alunos da João Beraldo, que será difícil esquecer!


Clique na imagem para acessar todo o álbum.

Em um muito ensolarado dia de outubro, os corredores da Universidade Antonio Carlos (UNIPAC) tornaram-se o palco de uma orquestra sonora composta pelos passos ansiosos dos alunos do Ensino Médio Integral da Escola João Beraldo. Ouvir-se-ia que era apenas uma excursão educativa para conhecer uma Universidade, mas aqueles que têm o coração pedagógico sabem que se tratava de uma porta para um universo de aprendizado muito além da tradicional sala de aula. O sorriso no rosto daqueles jovens revelava o quão significativo pode ser uma experiência como essa na vida de jovens que precisam de mais informações para sonhar.

Acredito piamente no poder transformador das vivências, e esta foi, sem dúvida, uma delas. Guiados pelas palavras acolhedoras de Rodrigo e Tales, nossos alunos mergulharam em laboratórios e salas de aula, conhecendo um mundo de possibilidades e sonhos. Cada canto visitado da universidade se revelava uma surpresa, e não apenas pelo lanche deliciosamente servido, mas pelo acolhimento caloroso e entusiástico com que fomos recebidos. Era como se cada aluno, ao adentrar aquelas portas, pudesse vislumbrar um futuro de conquistas e realizações, guiados pelo lúdico e pelo incentivo de encontrar uma profissão que os apaixonasse.

Ao entardecer, o brilho nos olhos dos estudantes se intensificou com a apresentação do "Trilhas de Futuro", uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a UNIPAC, visando a oferta de cursos técnicos gratuitos. Era evidente que eles haviam absorvido a magnitude daquele momento, e tenho certeza de que voltarão às aulas na Escola João Beraldo com uma chama renovada de compromisso com a própria aprendizagem. Não posso deixar de expressar minha profunda gratidão a Givanilma, Virgínia, Angélica, Rejane e Daniela, que tornaram esse meu dia ainda mais enriquecido. Em dias como esse, fica claro que a educação vai muito além dos muros da escola e se perpetua no coração de cada aluno que sonhamos vê-lo brilhando nas Universidades.

Professor Deodato Gomes

Nenhum comentário: