Bullying

domingo, 18 de junho de 2017

Ansiedade: o grande mal do nosso tempo!



Ansiedade, este é o grande mal do nosso tempo. A música sempre será uma terapia eficaz e alternativa aos remédios que podem, com o tempo de uso,  tornar as pessoas dependentes. Uma colega que fazia uso desses medicamentos me disse certa vez que um médico a alertou, que se ela não parasse de tomá-los, poderia chegar a um momento que não saberia mais nem quem era. Afora os exageros, estes remédios mudam o nosso humor diante da vida, mascaram a realidade, e ensina a pensar a vida sem  seus conflitos. Faz ver os problemas mais sérios de uma forma colorida e amena. No Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa, ensina:

O correr da vida embrulha tudo.
“A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem." 
 
Li também sobre o assunto numa reportagem da veja há algum tempo atrás e discuti o assunto com uma amiga que faz uso de remédios para reduzir a ansiedade. A reportagem afirmava que eles alienam e tiram as pessoas do real e por isso impedem o crescimento e o fortalecimento da sua personalidade, tão importante para viver a superação das frustrações que acontecem na vida de todo mundo. Conforme Guimarães, nos fortalecemos é no embate da vida e é vivendo as experiências de todas as nossas dores que podemos construir a coragem necessária para resolver os problemas. As frustrações do ser humano necessitam é de cara limpa para serem enfrentados,  com resistência e resiliência-outra palavra que aprendi com uma inspetora na escola. Claro que sem exageros, se bem indicados, como ouvi de um médico,  esses medicamentos ajudam as pessoas a lidar com seus demônios pessoais e a sair das sombras que as envolvem.



  
Todos sabem o poder que tem uma canção para  aliviar as tensões e restabelecer o equilíbrio do ser humano. Quando estava na graduação aprendi a palavra  HOMEOSTASE em uma aula com a professora de psicologia da adolescência e nunca mais esqueci. 




Esta palavra é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Homeostasis: palavra de origem grega, cujo significado já define muito bem o que vem a ser: homeo- = semelhança; -stasis = ação de pôr em, estabilidade. 



Na época em que conheci esta palavra, discutíamos a questão do equilíbrio emocional, estava ainda longe no tempo a teoria das inteligências múltiplas. Hoje, sabe-se que a inteligência emocional, é um instrumento poderoso, capaz de conduzir o ser humano à sua realização ou à desgraça total. Quantas pessoas tinham tudo para dar certo e se perderam nesta vida. Esta teoria foi muito difundida no Brasil por meio da obra de Daniel Goleman. 



Por esta inteligência as pessoas conquistam sua autonomia, reconhecem suas intenções e opiniões,  realizam autoanálise e refletem sobre a sua condição humana, possibilitando assim uma evolução. Pela ausência dela qualquer um pode vir a ser um ser humano caído, destruído. 
Quem já não recorreu á meditação?   Antônia, que vive a  ansiedade de uma vestibulanda, outro dia me procurou dizendo que  quer fazer Yoga. Quem já não procurou as massagens e outras formas para se relaxar? A musicoterapia é conhecida na maioria das vezes, única e exclusivamente pelos musicoterapeutas e é sempre relegada a algo marginal.  Mas as canções são verdadeiros refrigérios para a “alma” e para o corpo. A nossa Fé e as canções religiosas são poderosas ferramentas de paz interior e constituem verdadeiros caminhos de libertação e cura das emoções adoecidas,  bem como da busca do equilíbrio emocional.  Quantos professores precisam se afastarem da sala porque o nível de ansiedade extrapolou todos os limites e terminam por recorrer ao uso desses medicamentos? Encontrei esta canção na internet que é um verdadeiro tesouro,quando o assunto é relaxamento e alívio de ansiedade. Foi a partir desta canção que senti inspirado a fazer este post.Vive-se uma vida corrida,  com agenda sempre cheia de compromissos marcados por muita cobrança, por isso vale a pena recorrer à musicoterapia e se dedicar à escuta de  canções que podem nos ajudar nesta “divina comédia humana” que é viver.



Coloque esta canção em seu celular e nos seus momentos de grandes tensões, pare, pavimente um pouco seu caminho  respire fundo, pense em Deus e a ouça buscando sua HOMEOSTASE. Pense em você como alguém integrado ao universo mas não esqueça do seu contexto – meditar não é se desligar do seu mundo –  mas é construir força interior para encontrar a perfeita sintonia  entre você,  o seu contexto e força para imprimir transformações. 


Aprendi com o Professor Vítor Paradelo, agora no mestrado, que precisamos nos preparar para conviver com as incertezas da vida, e estas são muitas e imprevisíveis. Ele ensinou também que  o único fator estabelecido e permanente que temos das coisas são as mudança. Esta é a característica básica desse nosso tempo caótico,  repleto de contradições e de conflitos. É preciso aceitar a face confusa e imprevisível da nossa realidade que por muitas vezes assume uma dimensão ilógica, intuitiva e até mesmo irracional, nos desafiando a ação. Não podemos viver a ilusão de que se tem o controle da vida e dos acontecimento. Nem da nossa vida temos alguma certeza. Vamos vivendo ao sabor do próprio curso que o caminho toma.  Tudo mesmo agora pode estar por uma fração mínima do segundo e nos surpreender, para nos acalmar ou para nos tornar mais ansiosos ainda.
                                                                                                    Por Deodato Gomes

2 comentários:

Terezinha Barreiros disse...

A vida moderna nos convida a refletir sobre as ações e atitudes que movimentam a nossa existência na velocidade da luz, nós tropeçamos nos volumes de informações, perdemos o controle muitas vezes nas discussões acaloradas,censura interna,tudo isso reflexo de olhares diferenciados que se não muito bem administrados,não permite que vivamos com alegria, autoridade e amor, a riqueza do viver plenamente e feliz.

Terezinha Barreiros disse...

Vivemos os belos e maravilhosos tempos da informação,a era da máquina, que exige de cada vivente porque a vida é movimento e exige um compromisso mais aquecido pelo poder do compartilhar das discussões, que muitas vezes acaloradas, faz-nos pensar e repensar na censura interna, que fazemos uso e que impiedosamente atira-nos no vasto mundo do desespero,facilmente chamado de ansiedade.
Que legal Deodato! que você traz para nós o grande poder de driblar a angústia,através de algo quase que mágico, a música. Parabéns!