Bullying

quarta-feira, 15 de abril de 2020

No Jornal O Globo de hoje(15-04-2020), na seção, na hora da Ciência, Entendendo a nossa pandemia No Globo de hoje (15 Abril de 2020) - na seção, na hora da Ciência temos em Enendendo a Pandemia-Amilcar Tanuri Virologista chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Departamento de Genética da UFRJ


O novo coronavírus, o Sars-CoV-2, dissemina-se no Brasil em velocidade impressionante. Nós, cientistas, estamos alarmados. Vemos medidas necessárias se enfraquecerem sem que a Covid-19 nem sequer tenha começado a nos afetar. Antes da chegada do novo coronavírus ao país, no fim de fevereiro, o governo federal já havia estabelecido as regras da quarentena na Lei 13.979/20, determinando o isolamento dos casos positivos da Covid-19 e seus contatos próximos.
Em março, os governos de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina implementaram quarentenas determinando o fechamento do comércio, exceto os serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança. Outros estados e prefeituras foram aderindo à estratégia de quarentenas ditas “horizontais”, que fecharam o comércio e impactaram na economia do país como um todo.
E agora estamos envoltos numa discussão acalorada se devemos relaxar a quarentena horizontal e substituí-la para uma dita vertical, na qual somente iremos isolar as pessoas pertencentes aos grupos de risco, isto é, idosos, portadores de diabetes e outras doenças crônicas que influenciem na imunidade dos indivíduos.
Defensores do relaxamento sugerem o uso indiscriminado da hidroxicloroquina para a prevenção e o tratamento de forma brandas da Covid-19, mesmo sem comprovação científica sólida. Já aqueles que apoiam a continuidade da quarentena horizontal trouxeram resultados de projeções matemáticas de número de mortes pela Covid-19 em 60 dias se levantássemos a quarentena.
Sou favorável à continuidade da quarentena horizontal. Porém, temos que obter dados precisos sobre a epidemia no país, uma vez que o nosso nível de testagem está muito baixo e isso não nos ajuda a fazer predições precisas.
Temos que urgentemente medir o pulso da epidemia no Brasil e descobrir há quanto tempo o Sars-CoV-2 está circulando em nossas principais capitais. Precisamos descobrir também qual o percentual de brasileiros infectados que já poderiam apresentar uma resposta imune através da produção de anticorpos.
Essas informações são chaves para decidirmos pela mudança da quarentena horizontal para a vertical ou até mesmo acabar com as quarentenas. Precisamos obter mais dados concretos sobre a pandemia de Covid-19 em nosso país e ter menos politização sobre o tema. Bora fazer ciência!

Precisamos obter mais dados concretos sobre a pandemia de Covid-19 em nosso país e ter menos politização sobre o tema

Nenhum comentário: