Bullying

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Zeca Baleiro e sua canção a Flor da Pele, a nossa palestra e o setembro amarelo. Tudo haver.

  

 A canção do Zeca Baleiro vem nos ajudar entender a importância do Setembro Amarelo enquanto campanha que chama atenção para o problema do suicídio. É preciso um olhar especial para as pessoas do nosso convívio, seja na família ou na escola, pois estamos todos sob a existência desses complicados tempos de pandemia. 

 Essa pandemia em muito potencializou o nosso negativismo, nos colocando, como diz a canção,  com as emoções ‘à flor da pele’. Vivemos um momento de  forte  crise emocional coletiva expressada muito pelas incertezas e pela acentuada ansiedade que presenciamos. Este é um momento muito delicado para todos nós enquanto estudante, professor, gestor e família. A canção do Baleiro é bem emblemática deste tempo: "Ando tão a flor da pele  que meu desejo se confunde com a vontade de nem ser". Muitas pessoas estão, até de forma inconsciente,  com este sentimento de juízo final que reporta esta canção. Tem famílias de nossos estudantes que estão sob grande insegurança sem ter nem mesmo a certeza do alimento na mesa. Convidamos a todos para refletirmos juntos. A palestra, Inteligencia Emocional nos tempos de pandemia do Professor Luiz, está aberta a participação de toda a comunidade. Você é nosso convidado. Entre na sala virtual da palestra pelo link que está em todas as nossas redes sociais.


 Nos dias atuais, é necessário, mais do que nunca,  treinar este tipo de inteligência para conseguirmos lidar com tantos equívocos e  ambiguidades. Quando a gente olha para as evidências econômicas e a realidade social e política do país, não vislumbramos uma alteração do rumo das coisas.  A ferramenta, portanto,  para nos fortalecermos diante deste problema é o equilíbrio interior, arquitetado a partir da construção dessa inteligência muito especial, a  emocional. Estamos nos saturando com facilidade, como diz a canção do Zeca Baleiro, vivemos sob o fio da navalha,  a flor da pele, choramos por "qualquer beijo de novela". A habilidade para suportar estas perplexidades que insiste em nos acompanhar, deve ser preocupação de todos. Não dá para viver um dia após o outro sob o movimento do medo. Precisamos ver cada dia que nasce por ele mesmo, localizando a esperança pulsando nas manhãs de sol que testemunhamos a cada 24 horas. 

Portanto todos estão convidados para a nossa palestra: Inteligência Emocional em tempos de pandemia. Acesse a sala da palestra pelo link que está em nossas páginas das redes sociais. 

                                Deodato Gomes 


Nenhum comentário: