Bullying

sábado, 5 de setembro de 2020

JOVENS DA ESCOLA JOÃO BERALDO OBTÉM ÊXITO E GARANTEM VAGA NAS UNIVERSIDADES NESTE 2020

 

Todos sabemos das dificuldades que o estudante da Escola Pública enfrenta durante a sua trajetória pela educação básica. Muitos desistem não concluindo nem o 3º ano do Ensino Médio. É preciso muita motivação de Professores, para estimular os estudantes  e uma Escola estruturada capaz de criar uma perspectiva de futuro nos seus  estudantes para que ao concluir  sua educação básica possam vislumbrar um curso técnico ou o ingresso no curso superior. Na nossa percepção, a Universidade está bem distanciada da realidade da maioria dos jovens das Escolas Públicas. Batemos nesta tecla todos os dias em nossas salas de aula, porque sabemos do impacto que tem um curso técnico ou um curso superior na vida de um jovem. Ainda assim,  muitos deles, a despeito de toda dificuldade, com esforço e dedicação, tendo que se desdobrar muito mais que jovens privilegiados, que tem a seu favor muitas variáveis,   conseguem ingressar no Ensino Superior.  De tudo que já li e acompanho dos estudantes que ingressam no curso superior, vejo que eles não ficam para trás quando ingressam, acabam acompanhando o padrão de ensino superior de forma eficaz,  obtendo excelentes resultados.

Repito sempre aqui em meus posts. Faltam políticas públicas que possam olhar para as necessidades da juventude em todas as esferas de governo. A sociedade tem uma grande dívida com os jovens. Precisa-se fazer muito por eles, primeiro para ingressarem, e depois para permanecerem nos cursos.  A condição sócioeconômica é um fator complicador tanto para o acesso quanto para a permanência dos jovens nos cursos e invalida a teoria da meritocracia.

Nesses tempos em que se discute tanto  a questão do mérito, certo é que para eles, os jovens das classes populares participam desse jogo em situação de muita desvantagem. O problema não é a oportunidade oferecida, mas sim as condições nas quais os jovens estão inseridos que se apresentam como um combinado de fatores impeditivos para seu avanço. Apesar de tudo, ainda assim, é possível romper as barreiras e criar condições para uma vida melhor, uma vez que a educação é um importante fator de ascensão social, a exemplo disso são estes estudantes que apresentamos aqui no Girassol todo ano. Vale ressaltar que são minoria e que sem a inserção em um programa eles não tem como estudar.

                                                                Por Deodato Gomes

Aqui estão os jovens  de 2020 que obtiveram êxito sobre seus resultados no SASI e em outros certames e garantiram vaga nas universidades. 

















Nenhum comentário: