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sábado, 9 de setembro de 2023

Ócio criativo na Educação: inspirações de Domenico de Masi para um aprendizado mais profundo e significativo!

Domenico de Masi é conhecido por suas reflexões sobre a sociedade pós-industrial e suas ideias sobre ócio criativo. Segundo De Masi, em uma sociedade saturada de trabalho, a verdadeira revolução está no equilíbrio entre trabalho, estudo e lazer, onde o ócio se transforma em uma atividade não apenas de descanso, mas também de expressão criativa e autodescoberta.

Relacionando suas ideias à educação, é possível traçar paralelos profundos. Em um mundo cada vez mais globalizado, com a informação ao alcance de todos, a educação não pode se limitar a ser apenas um espaço de transmissão de conteúdo. Ao contrário, deve ser uma experiência enriquecedora, que alie conhecimento, prática e reflexão, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para enfrentar desafios e, simultaneamente, descobrir suas paixões e talentos.

Na concepção de De Masi, o ócio não é sinônimo de inatividade, mas sim de uma atividade que traz satisfação e que é feita sem a pressão das obrigações. Da mesma forma, a educação deve se desvencilhar da noção de que aprender é um mero cumprimento de obrigações curriculares. Em vez disso, deve ser um processo que estimule a curiosidade, a criatividade e o prazer pela descoberta.

Se abraçarmos a ideia do ócio criativo no ambiente educacional, isso pode significar mais projetos interdisciplinares, a integração de artes e ciências, a promoção da autonomia do aluno na busca pelo conhecimento e o reconhecimento de que cada indivíduo tem seu próprio ritmo e interesses. Os professores seriam menos transmissores de informações e mais mediadores, facilitando o processo de aprendizado e descoberta.

No entanto, a transição para essa visão mais abrangente e inclusiva da educação não é sem desafios. Ela exige uma mudança de mentalidade por parte de educadores, gestores e da sociedade como um todo. No entanto, ao reconhecer a importância do ócio criativo, e ao incorporá-lo no processo educacional, estamos não apenas preparando os alunos para o mundo de trabalho, mas também para a vida, ajudando-os a se tornarem indivíduos mais completos, felizes e realizados.

Com isso em mente, finalizo com uma pergunta: 

Como você acha que poderíamos incorporar o conceito de ócio criativo de Domenico de Masi em nossas Escolas de Educação Básica? Compartilhe suas ideias e inspirações conosco!" 📚🎨.

              Professor Deodato Gomes Costa

Mais informações sobre Domenico de Masi, retirado da Enciclopedia Livre, Wikipédia:

Domenico De Masi Nasceu em Rotello, 1 de fevereiro de 1938 — falece em Roma, 9 de setembro de 2023.  Foi um sociólogo italiano. 

De Masi residiu em 3 cidades italianas: Nápoles, Milão e Roma. Aos dezenove anos, já escrevia, para a revista Nord e Sud, artigos de sociologia urbana e do trabalho. Aos 22 anos, lecionava na Universidade de Nápoles. Mais recentemente, assumiu o posto de professor de sociologia do trabalho na Universidade de Roma "La Sapienza". Entre 1978 e 2000, dirigiu a S3.Studium, escola de especialização em ciências organizacionais que fundou. Escreveu diversos livros, alguns deles tidos como revolucionários. Entre eles, se destacam: "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra", "O Ócio Criativo" e "O Futuro do Trabalho". Em 2010, tornou-se cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Bibliografia em português:

  • A emoção e a regra: os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950 (José Olympio, 1999)
  • Desenvolvimento sem trabalho (Editora Esfera, 1999)
  • Ócio Criativo (Sextante, 2000)
  • O futuro do trabalho (José Olympio, 2001)
  • A economia do ócio (Sextante, 2001)
  • Diálogos criativos: Domenico De Masi e Frei Betto (DeLeitura, 2002)
  • As palavras no tempo (José Olympio, 2003)
  • Criatividade e grupos criativos (Sextante, 2003)
  • A felicidade (Editora Globo, 2011)
  • O futuro chegou (Casa da Palavra, 2014)
  • Uma simples revolução (Sextante, 2019)


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