Bullying

sábado, 30 de março de 2024

Vamos aproveitar cada momento para fortalecer laços de amizade e solidariedade. Feliz Páscoa!

VIVER EM PAZ

Muitas vezes, as pessoas confundem um ambiente de paz com um ambiente em que os indivíduos não têm voz, não podem se manifestar ou debater. Na verdade, a maneira como as questões são conduzidas é que faz toda a diferença. Compartilhar ideias e opiniões diversas é uma oportunidade de aprendizado e crescimento, se realizado em um contexto de paz.

Maria Montessori, educadora e médica italiana, defendia a liberdade, a autonomia e o respeito à individualidade. Ela afirmou: “A paz não escraviza o homem, pelo contrário, ela o exalta. Não o humilha, muito ao contrário, ela o torna consciente de seu poder no universo. E porque está baseada na natureza humana, ela é um princípio universal e constante que vale para todo ser humano. É esse princípio que deve ser nosso guia na elaboração de uma ciência da paz e na educação dos homens para a paz.”

Em um ambiente de paz, os indivíduos podem expor suas ideias sem serem retaliados, humilhados ou punidos. Por outro lado, é necessário saber falar e se expressar sem imposição, grosseria, presunção ou arrogância. É um caminho de mão dupla.

Quando as pessoas conseguem manter um diálogo saudável, respeitoso e compreensivo, a cultura da paz começa a ser cultivada automaticamente. O ambiente educacional precisa disso, independentemente da atuação ser na parte pedagógica ou administrativa. Precisamos aprender a lidar com opiniões divergentes, cultivar a cortesia e a amabilidade no trato, independentemente de opiniões contrárias. Conversar nunca é demais. Em nosso meio, a comunicação precisa ser aprimorada para que possamos VIVER EM PAZ.

Comissão de Ética da SEE/MG

Para refletir... 

Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.  Provérbios de Salomão 

Você sabia? 
Em 20 de novembro de 1997, a ONU proclamou o ano 2000 como o Ano Internacional da Cultura de Paz, uma mobilização mundial para transformar os princípios da cultura de paz em ações concretas. Para celebrar o Ano Internacional da Cultura de Paz, a UNESCO lançou o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência, procurando motivar em cada indivíduo um compromisso de seguir seis princípios básicos para a construção da paz em seu entorno: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta, e redescobrir a solidariedade. Em 2021, foi atualizada a publicação “Paz: como se faz?”, em parceria com a Associação Palas Athena. As autoras apresentam atividades práticas que podem ser trabalhadas nas escolas. 


Nenhum comentário: