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domingo, 19 de outubro de 2025

O teto da Igreja de São Francisco de Assis!

🎨 A Beleza Celestial do Barroco Mineiro: O Céu Pintado de Manoel da Costa Ataíde

Poucas obras no Brasil conseguem traduzir com tanta força e emoção o encontro entre arte, fé e identidade quanto o teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). Pintado por Manoel da Costa Ataíde, entre os anos de 1801 e 1812, esse magnífico painel representa a Assunção da Virgem Maria, envolta em luz e cercada por uma multidão de anjos músicos.

Ao olhar para o alto, o visitante tem a sensação de que o céu se abre dentro da própria igreja. É o espírito do barroco mineiro em sua plenitude: a busca de emocionar o fiel, de transformar o espaço sagrado em um convite à transcendência. As nuvens em movimento, os tons dourados e rosados, e os anjos com semblantes serenos criam um ambiente de pura elevação espiritual.

Mas há algo ainda mais singular nessa pintura: Ataíde retratou os anjos com feições mestiças, revelando a alma brasileira que já florescia no século XIX. Ao fazê-lo, o artista rompeu fronteiras e eternizou na arte sacra o rosto do nosso povo — um povo de fé, mistura e beleza.

A obra, localizada no teto da nave central da Igreja de São Francisco de Assis, é um dos maiores exemplos da pintura ilusionista do período colonial. Ela dialoga com as esculturas e a arquitetura criadas por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, formando um conjunto harmonioso que faz dessa igreja uma das joias do patrimônio histórico e artístico do Brasil.

✨ Quando visitar Ouro Preto, não deixe de olhar para cima. Ali, entre nuvens e luz, está o céu de Ataíde — um encontro sublime entre o divino e o humano, entre o barroco e o Brasil.


sábado, 18 de outubro de 2025

🗞️De mãe para filha: o legado de D. Graça continua com a efetivação de Fernanda Neres!

Fernanda assinando seu exercício
Veja as imagens da posse e do exercício: https://photos.app.goo.gl/LfMdPU2bUved5BjD9

Fernanda: ❤️ - Entre laços e lições: uma família de educadoras que inspira!

Hoje, o coração da educação pública de Carlos Chagas pulsa mais forte. Celebramos a efetivação da professora Fernanda Neres, que passa a integrar, com brilho e compromisso, o quadro efetivo do magistério municipal. Mais do que uma conquista profissional, este momento é um símbolo de continuidade e de amor pela educação — um legado que começou com D. Graça, sua mãe, professora dedicada dos anos iniciais e mestra de história nos anos finais, e que se estende pelas mãos inspiradoras de suas tias Nilzete e Vilma Neres e Lica,  bem como de sua irmã Graciele, também educadora.

Ser professora é mais que exercer uma profissão: é viver uma missão. Como nos ensinou Paulo Freire, ensinar exige amor — e amor por crianças é justamente o que Fernanda tem de sobra. A partir de agora, ela assume o compromisso de transformar vidas, guiando olhares de crianças curiosos e corações em formação.

Que esta nova etapa lhe traga alegrias, aprendizados e a certeza de que cada aula é uma semente lançada no solo fértil do futuro de uma criança. 
Bem-vinda, Fernanda! O magistério é uma extensão da alma — e você nasceu para educar, para cooperar com Deus na humanização de pessoas.

Carlos Chagas regulamenta excursões escolares com foco pedagógico e segurança dos alunos!

Alnnos da E.M. Oscar João Kretli visitam a Igreja Nossa Senhora das Mercês em Ouro Preto-2025

Carlos Chagas regulamenta excursões escolares com foco pedagógico e segurança dos alunos.

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas publicou o Decreto nº 172/2025, que estabelece normas para a realização de excursões, visitas e passeios pedagógicos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino. A medida, assinada pelo prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, tem como objetivo garantir que essas atividades estejam alinhadas ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, assegurando também a segurança, a gratuidade e o caráter educativo das experiências fora da sala de aula.

Formação integral e responsabilidade compartilhada

O decreto reconhece que atividades socioculturais — como visitas a museus, teatros, locais históricos e outros espaços educativos — são fundamentais para a formação integral dos alunos. Contudo, o texto destaca que as excursões devem ter propósito pedagógico, e não apenas recreativo.
Entre as exigências, estão a elaboração de um plano prévio com justificativa pedagógica, objetivos, programação, relação dos alunos e profissionais responsáveis, além da autorização individual dos pais ou responsáveis.

Segurança e transporte escolar

Outro ponto de destaque é o rigor quanto à segurança dos estudantes. As escolas deverão garantir acompanhamento adequado, uso de uniforme, identificação pessoal e fichas de saúde com contatos emergenciais. Em caso de pernoite, o decreto determina que os responsáveis sejam informados previamente sobre os locais de hospedagem e condições estruturais.

Quanto ao transporte escolar, o documento exige vistoria regular dos veículos, comprovação da habilitação especializada dos motoristas e uso obrigatório de cintos de segurança.

Recursos financeiros e gratuidade

O decreto reafirma a vedação à cobrança de taxas ou contribuições de alunos para a realização das atividades. Caso haja necessidade de recursos, as escolas poderão utilizar verbas do Programa de Gestão Financeira Educacional (PROGEFE), firmar parcerias legais ou submeter projetos à Secretaria Municipal de Educação.

Valorização pedagógica

As experiências vivenciadas durante as excursões passam a integrar oficialmente o processo de avaliação da aprendizagem, reforçando o valor educativo dessas práticas. O decreto ainda assegura que alunos impossibilitados de participar das viagens terão direito a atividades pedagógicas alternativas que abordem o mesmo conteúdo.

Marco para a educação municipal

A regulamentação representa um avanço significativo na organização e valorização das práticas pedagógicas fora da escola, assegurando que cada visita, passeio ou viagem educativa seja uma extensão do processo de ensino-aprendizagem, planejada com seriedade, segurança e intencionalidade pedagógica.

“Uma excursão bem planejada vale por muitas aulas dentro da sala. Com este decreto, garantimos que essas experiências sejam seguras, educativas e acessíveis a todos”, destacou o secretário municipal de Educação, Deodato Gomes Costa.

Publicação: 9 de outubro de 2025
Efeitos retroativos a 1º de outubro de 2025.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

📰 Uma viagem que virou aprendizado: alunos da Escola Municipal Oscar João Kretli em Ouro Preto ✨

Veja todas as imagens do momento: https://photos.app.goo.gl/Gz76GytmmyVqmWeu6

📰 Uma viagem que virou aprendizado: alunos da Escola Municipal Oscar João Kretli em Ouro Preto

Viajar em uma excursão educativa com a Escola Municipal Oscar João Kretli foi um presente incrível. 🌄 Ver aqueles alunos da zona rural caminhando pelas ladeiras históricas de Ouro Preto, com os olhos brilhando diante das igrejas, museus e da imensidão de uma mina de ouro onde, séculos atrás, escravos trabalharam com tanto sofrimento, foi uma das cenas mais belas que já presenciei.

Foi esplêndido observá-los atentos às explicações do guia André, encantados com cada detalhe das obras de arte, das histórias e da arquitetura barroca. Uma excursão como essa, quando bem planejada, vale por muitas aulas dentro de uma sala — é o conhecimento ganhando vida diante dos olhos dos alunos.

Vi mães dormindo nos quartos com seus filhos para não deixá-los sozinhos, vi professores e direção comprometidos, atentos a cada momento, garantindo segurança, aprendizado e alegria. 💙

Valeu, Diretor Saulo! Valeu, supervisora, professores e mães! Vocês foram mil.
Fiquem com os registros dessa linda jornada — as fotos captadas pela mãe de Ravi, D. Fátima, que eternizou em um álbum este capítulo inesquecível de nossa história escolar. 📸✨

O Gestor e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)!

O Gestor e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

Estamos diante de um momento decisivo para nossas escolas e para a educação de Carlos Chagas. O SAEB não é apenas uma prova — é um retrato fiel do nosso trabalho coletivo, do esforço de cada aluno, de cada professor e, sobretudo, da liderança exercida por cada um de vocês.

A função do gestor, neste contexto, vai muito além de organizar a logística da aplicação. É hora de liderar com propósito, presença e inspiração. Liderar significa mobilizar pessoas, criar um ambiente de confiança e encorajamento, garantir que cada estudante se sinta valorizado e preparado para demonstrar o que aprendeu.

👉 Segunda-feira é dia de ação concreta!
Revisem a lista de alunos que farão a prova, verifiquem um por um, e, se necessário, façam contato com as famílias — ou até uma visita, se for o caso. Nenhum estudante pode ficar de fora. A presença de todos é fundamental!

Preparem o ambiente:
🖊️ Canetas esferográficas transparentes e lápis prontos.
🍎 Um lanche saudável e acolhedor para o dia da avaliação.
🗣️ E, acima de tudo, separe a segunda para conversar com seus alunos. Entrem na sala, olhem nos olhos deles e falem sobre a importância de fazer a prova com atenção e compromisso.
Chegue cedo e veja logo se há aluno faltoso.

Pesquisas mostram que uma liderança eficaz — aquela que mobiliza, inspira e acompanha — pode gerar um ganho médio de até 12 pontos na escala do SAEB. Isso representa muito: é o reflexo direto do engajamento da gestão escolar no processo de aprendizagem.

Gestores, este é o momento de liderar pelo exemplo. O IDEB que queremos alcançar começa agora, na forma como conduzimos nossas equipes e motivamos nossos alunos. Cada gesto de cuidado, cada palavra de incentivo e cada atitude de presença fará diferença nos resultados e, principalmente, na construção de uma educação pública de qualidade.

💙 Liderar é acreditar que podemos transformar a realidade. E juntos, podemos mais.

📣 OFICINA “ROTAS DA LIDERANÇA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”

 

📣 OFICINA “ROTAS DA LIDERANÇA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”

🎯 Diretores, Vice-Diretores e Supervisores das Escolas Públicas Municipais de Carlos Chagas, este momento é para vocês!

A Secretaria Municipal de Educação convida você a participar da Oficina “Rotas da Liderança – Inteligência Emocional”, um encontro inspirador e transformador que vai fortalecer o seu papel como líder educacional.

💡 Objetivo da Oficina:
Proporcionar aos gestores escolares o conhecimento dos componentes da inteligência emocional, desenvolvendo a capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções e as dos outros, alcançando equilíbrio, empatia e assertividade nas relações de trabalho.

📘 Olha o que vamos aprender:
• Os fundamentos da inteligência emocional
• Emoções: a natureza da inteligência emocional
• As emoções podem ser inteligentes
• Desenvolvendo a sua inteligência emocional

📅 Data: Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
📍 Local: Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação
Horário: 7h30 às 12h (início pontual)
Duração: 4h30

Porque a direção escolar exige inteligência emocional para equilibrar razão e sensibilidade, conduzindo equipes, acolhendo conflitos e transformando desafios em oportunidades de crescimento e aprendizagem coletiva.

🌟 Participe dessa jornada e fortaleça sua liderança!
Educar é também aprender a liderar com o coração e com a mente. 💙

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

OURO PRETO: UMA VIAGEM PELO TEMPO E PELA HISTÓRIA DO BRASIL 🇧🇷⛪

OURO PRETO: UMA VIAGEM PELO TEMPO E PELA HISTÓRIA DO BRASIL 🇧🇷⛪

Visitar Ouro Preto é percorrer um dos capítulos mais fascinantes da história do Brasil. Cada rua, igreja e casarão dessa antiga cidade das Minas Gerais guarda lembranças vivas do período colonial, das bandeiras, do ciclo do ouro e da luta pela liberdade.


🏞️ O NASCIMENTO DE OURO PRETO: ENTRE A FÉ E O OURO

No final do século XVII, os bandeirantes partiam em busca de pedras preciosas. A lenda da Serra das Esmeraldas levou o paulista Antônio Dias até as nascentes do Rio das Velhas. Foi ali, em 1698, aos pés da pedra do Itacolomi, que ele encontrou sinais de ouro — o ouro escuro, coberto de óxido de ferro, que daria nome à futura cidade.

Em 24 de junho de 1698, o padre João de Faria Fialho celebrou a primeira missa na região. Nascia, assim, o arraial que se tornaria Vila Rica do Ouro Preto, símbolo da fé, do trabalho e da riqueza mineral do Brasil colonial.


⛪ A CIDADE DAS IGREJAS

Ouro Preto cresceu entre vales e morros, e suas igrejas se tornaram verdadeiras obras de arte. Cada uma delas reflete o poder e o prestígio das irmandades que as ergueram:

  • Nossa Senhora do Pilar – recoberta com mais de 400 quilos de ouro, é um exemplo do esplendor barroco.

  • Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias – templo dos primeiros bandeirantes, projetado por Manuel Francisco Lisboa.

  • São Francisco de Assis – obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, mesmo acometido por uma doença que deformou suas mãos, criou esculturas e fachadas que o consagraram como o maior artista do período colonial brasileiro.

Essas igrejas são mais do que templos: são testemunhas do gênio artístico, da religiosidade e das contradições de um tempo em que o ouro e a fé caminhavam lado a lado.


⛓️ CHICO REI: UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA

Entre os personagens lendários de Ouro Preto está Chico Rei, um rei africano escravizado que, com coragem e fé, conquistou a liberdade de sua família. Ele contribuiu para a construção da Igreja de Santa Efigênia, símbolo da religiosidade e da resistência negra no Brasil.


⚖️ A INCONFIDÊNCIA MINEIRA: O SONHO DA LIBERDADE

No século XVIII, os ideais iluministas vindos da Europa inspiraram jovens intelectuais e poetas mineiros a sonharem com a independência do Brasil. Em Vila Rica, reuniam-se Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Bárbara Heliodora, Álvares Maciel e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Eles formaram o movimento conhecido como Inconfidência Mineira (1789), símbolo da luta pela liberdade e da construção da identidade nacional. Tiradentes, traído e enforcado em 1792, tornou-se o mártir da independência brasileira.


🏛️ OURO PRETO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Com o fim do ciclo do ouro, Ouro Preto perdeu o título de capital de Minas, mas ganhou outro muito maior: o de relíquia da história nacional.
Em 1933, Getúlio Vargas a declarou Monumento Nacional, e em 1980 a UNESCO a reconheceu como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Hoje, Ouro Preto é um museu a céu aberto — um lugar onde o passado continua vivo e nos convida a refletir sobre o Brasil que fomos e o que ainda podemos ser.


🎨 ARTE, CULTURA E VIDA

Ouro Preto respira cultura o ano inteiro: festas religiosas, o Carnaval, a Semana Santa, e eventos culturais que unem música, teatro, literatura e artes plásticas. Seus ateliês, museus e igrejas mantêm viva a chama da criatividade brasileira.


💬 REFLEXÃO FINAL

Estudar Ouro Preto é compreender as raízes da nossa identidade. É perceber como o Brasil nasceu da mistura de culturas, da fé e da luta pela liberdade.
Levar os alunos a conhecer essa cidade é mais do que uma viagem: é uma aula viva de História, Arte e Cidadania.

Visite o Projeto Xerimbabo Usiminas – “A Era das Inteligências"


 🌿 Convite aos Diretores das Escolas Municipais: Visite o Projeto Xerimbabo Usiminas – “A Era das Inteligências” 🌎

A Secretaria Municipal de Educação convida os(as) Diretores(as) das Escolas Municipais de Carlos Chagas a conhecerem o Projeto Xerimbabo Usiminas, que este ano traz o inspirador tema “A Era das Inteligências”.

A mostra propõe uma reflexão sobre as múltiplas formas de inteligência presentes no planeta, conectando a sabedoria da natureza aos avanços da tecnologia. É uma experiência interativa, educativa e sensível, que desperta a consciência sobre a diversidade e o desenvolvimento sustentável — temas essenciais para a formação das novas gerações.

🚌 Importante: solicitamos atenção ao agendamento das visitas para que as escolas não marquem no mesmo dia, nem utilizem as seguintes datas: (24-10), (07, 08,09-11), (13-11) e (05, 06 e 07-12), porque tem eventos agendados nestas datas,  considerando o uso compartilhado do ônibus municipal destinado a atividades pedagógicas externas. De preferência marque no sábado. O horário de saída será sempre à meia-noite (0h), garantindo a chegada a Ipatinga antes das 8h, a tempo do início das atividades da visita.


📅 Programação

Exposição de Educação Ambiental:
🗓️ De 24 de outubro a 7 de dezembro
🕗 Das 8h às 17h

📍 Local: Centro de Biodiversidade da Usipa
Av. João Cláudio Teixeira Sales, 801 – Horto, Ipatinga (MG)
⏱️ Duração média da visita: 2 a 3 horas


👩‍🏫 Para as nossas Escolas  Municipais:

Visitas de terça a sábado, nos turnos:
⏰ 8h às 11h e 13h às 16h
📲 Agendamento prévio via WhatsApp: Clique aqui para agendar

Anote o agendamento de sua escola aqui:


🌱 Fale com a Secretaria do Projeto Xerimbabo:
📞 (31) 97214-5304

✨ Uma oportunidade única de ampliar horizontes, estimular a curiosidade e fortalecer o compromisso da nossa rede com uma educação ambiental transformadora.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

✨ Oportunidade Imperdível para Carlos Chagas! ✨

 Oportunidade Imperdível para Carlos Chagas!

🎓 Graduação em Administração Pública (EaD) pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), com 50 vagas disponíveis no Polo Carlos Chagas.

Se você sonha em atuar na gestão pública, influenciando decisões e transformando realidades, esta é a sua chance de conquistar um diploma de nível superior em uma das áreas mais estratégicas do setor público — sem sair da sua cidade!

📘 Como funciona o curso:

  • Modalidade a distância, com 10% da carga horária presencial e mais 10% em atividades síncronas mediadas por tecnologia.

  • Flexibilidade, qualidade e certificação reconhecida pelo MEC.

  • Acompanhamento de professores qualificados e suporte do CEADI – Centro de Educação Aberta e a Distância do IFNMG.

🗓️ Período de inscrições: de 17 de outubro a 17 de novembro de 2025.
📍 Polo de apoio presencial: Carlos Chagas – MG.
🔗 Editais e mais informações: www.ifnmg.edu.br


🌿 Realização:
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG
CEADI – Universidade Aberta do Brasil

💡 Estude onde você mora, transforme o lugar onde você vive.

domingo, 5 de outubro de 2025

“Um Templo para Deus e para o Coração: a inauguração da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Bairro Lagoinha” !


Veja algumas imagens do momento, fiquei tímido para fazer mais fotos:https://photos.app.goo.gl/x6pPq1ZjD6e6ZyMo7

“Um Templo para Deus e para o Coração: a inauguração da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Bairro Lagoinha” ✝️

Por Deodato Gomes Costa

Gosto de registrar, neste espaço do meu blog, os acontecimentos que unem nossa comunidade — e ontem, no Bairro Lagoinha, vivi um desses momentos em que a fé parece iluminar o cotidiano. Atendendo ao gentil convite de D. Maria Morais, professora aposentada e fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, participei, junto ao vereador Odeni, Valéria do Hospital e Leilana Salomão, da inauguração do novo templo adventista em Carlos Chagas-MG. Recebemos uma saudação especial do Pastor.

A cerimônia começou em frente à igreja, onde os pastores relataram com emoção a história da construção daquele espaço sagrado e a contribuição fundamental de D. Maria Morais, que doou o terreno para que o sonho tomasse forma. Também esteve presente o Secretário de Administração, Sr. William Victor Wan Der Maas, membro fiel da igreja, cuja presença reforçou o elo entre fé e serviço público.

Após o corte simbólico do laço, entramos no templo recém-consagrado. O ambiente, cuidadosamente preparado, refletia a paz e o zelo de uma comunidade que ora e trabalha. Os louvores ecoavam como preces coletivas, enchendo o ar de reverência e gratidão.

Em um dos momentos muito tocante, o fiel Sr. Eugênio recordou as etapas dessa trajetória: o primeiro terreno doado, depois vendido, e o investimento que tornou possível erguer o templo no terreno ofertado por D. Maria. Comovente também foi a lembrança do Sr. Arnaldo, fiel que sonhou esse novo templo da Igreja, mas que partiu antes de vê-lo concluído — sendo ali representado por sua esposa, que recebeu homenagens silenciosas e sinceras.

A pregação do pastor trouxe como referência o texto de 2 Crônicas 7:11-16, em que o Senhor aparece a Salomão e santifica sua casa. Versículo por versículo, o pastor conduziu uma reflexão sobre a importância de unir o templo de pedra ao templo do lar, lembrando que “a casa de Deus deve inspirar nossa própria casa”. Disse ainda que ambos devem ser belos e acolhedores — lugares de oração, onde o coração encontra descanso e propósito.

Encerrando sua fala, o pastor reafirmou a promessa divina contida no versículo 16:

“Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.”

Essas palavras ressoaram fundo, como bênção e compromisso.

Ao final, eu, o vereador Odeni e Leilana agradecemos a D. Maria Morais pelo convite e pela generosidade de partilhar conosco um momento tão importante de sua comunidade de fé. Saí dali com a certeza de que cada templo erguido é também um espelho do templo que construímos dentro de nós — com fé, amor e esperança. 🙏✨

sábado, 4 de outubro de 2025

“Três Casas e um Só Deus: o Templo, o Lar e o Coração como Moradas do Senhor”!

 

O trecho de 2 Crônicas 7:11–16 nos convida a contemplar um mistério profundo e sempre atual: o da presença de Deus em três “casas” — o Templo, a nossa casa e a casa interior. Cada uma delas é um espaço sagrado onde o Senhor deseja habitar, desde que o acolhamos com humildade, oração e conversão.

📖 1. A Casa do Senhor – o Templo
Quando Salomão conclui a construção do Templo, ele realiza o sonho de seu pai Davi: oferecer a Deus uma morada visível no meio do povo. É o lugar dos sacrifícios, da adoração e da escuta. No entanto, o próprio Senhor recorda a Salomão que o Templo só será verdadeiramente sua casa se o povo permanecer fiel. Não é o ouro das paredes, mas o coração contrito do adorador que santifica o altar. Assim também, a Igreja — nossa casa de oração — só é Casa do Senhor quando nela o povo se reúne com fé viva, reconhecendo sua dependência de Deus.

🏠 2. A Casa – nosso lar
A segunda “casa” é o lar, espaço cotidiano onde a fé se traduz em gestos concretos. Se no Templo oferecemos o sacrifício do louvor, em casa oferecemos o sacrifício do amor: a paciência, o perdão, a partilha, a escuta. O lar cristão é também um santuário — um “pequeno templo doméstico” — onde o nome do Senhor é invocado e onde a família aprende a se humilhar, orar e buscar o rosto de Deus. Quando isso acontece, cumpre-se a promessa: “sararei a sua terra”, pois Deus restaura as feridas da convivência humana.

🕊️ 3. A Casa interior – o coração
Por fim, há a casa mais secreta e mais amada por Deus: o coração. Santo Agostinho dizia: “Volta-te para dentro de ti; no homem interior habita a verdade.” A casa interior é o templo vivo onde o Espírito Santo deseja morar. É aí que acontece a verdadeira conversão: quando deixamos que o Senhor feche os “céus” das nossas vaidades, envie os “gafanhotos” que devoram nossas falsas seguranças e, por meio das provas, nos leve de volta à humildade e à oração.

Quando o povo — isto é, quando nós mesmos — nos humilhamos, oramos e buscamos o rosto de Deus, então Ele abre novamente os céus, perdoa os pecados e cura o coração.

🌿 Assim, meus irmãos, cuidar do Templo, santificar a nossa casa e purificar a casa interior é uma só e mesma vocação: permitir que o nome do Senhor esteja “nela perpetuamente”, como diz o versículo 16. Que o nosso olhar e o nosso coração também estejam fixos n’Ele todos os dias.

✝️ “Senhor, fazei de nós templos vivos da vossa presença, lares de paz e corações onde o vosso amor habite para sempre.”

📅 – CRONOGRAMA SUCEM 2025.

📅 – CRONOGRAMA SUCEM 2025

DATA / PERÍODO  ATIVIDADE
14/10/2025 a 14/11/2025

Inscrição de candidatos/estudantes no SUCEM.

14/10/2025 a 14/11/2025

Período para adequação no turno de renovação pelo Gestor Escolar.

10/12/2025 Divulgação dos resultados da alocação dos estudantes.
A partir de 10/12/2025
Confirmação das matrículas nas Escolas Municipais, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.

26/12/2025 a 09/01/2026

Matrícula dos estudantes em Escola Estadual e confirmação no Simade pelo Gestor Escolar.

27/01/2026 a 06/02/2026 Inscrição e encaminhamento dos candidatos/estudantes às vagas remanescentes.

27/01/2026 a 10/02/2026 Confirmação de matrícula dos candidatos/estudantes às vagas remanescentes nas escolas públicas, observando o prazo da Resolução, art. 29.

📣 CHAMADA AOS DIRETORES, PAIS E RESPONSÁVEIS

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas informa que está aberto o cronograma oficial do SUCEM 2025 — Sistema Único de Cadastro e Matrícula.

🎓 Atenção, Diretores!
Organizem suas equipes para acompanhar todas as etapas do processo, especialmente o período de inscrições e adequação de turnos (14/10 a 14/11/2025) e a confirmação das matrículas a partir de 10/12/2025, conforme as orientações da SME.

👨‍👩‍👧‍👦 Pais e responsáveis, fiquem atentos às datas!
É fundamental realizar a inscrição dos estudantes dentro do prazo e confirmar a matrícula para garantir a vaga na escola desejada.

🗓️ O cronograma segue até fevereiro de 2026, contemplando também as vagas remanescentes.
Não deixem para a última hora — a participação de todos é essencial para garantir uma matrícula tranquila e organizada.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

🎯 Da Flecha ao Futuro: Eficácia, Eficiência e Efetividade na Gestão da Escola Pública!

Na gestão de uma escola pública, compreender a diferença entre eficácia, eficiência e efetividade é fundamental para transformar metas em resultados reais.

Ser eficaz significa acertar o alvo, ou seja, alcançar os objetivos estabelecidos — garantir que os alunos aprendam, que dominem a leitura e a escrita, que desenvolvam competências e habilidades ao longo da vida escolar.

Ser eficiente é usar o mínimo de flechas, ou seja, alcançar esses resultados com o melhor aproveitamento possível dos recursos disponíveis. Isso implica gerir com responsabilidade o tempo, os materiais, os recursos financeiros e, sobretudo, o capital humano, para que cada ação tenha alto impacto com o menor desperdício.

Mas há ainda um terceiro elemento essencial: a efetividade. Ser efetivo é assegurar que o resultado alcançado produza transformação concreta na vida dos alunos e da comunidade. Não basta ensinar a ler: é preciso garantir que a leitura faça diferença na trajetória do estudante, que lhe abra portas para novas oportunidades. Não basta organizar bem os recursos: é preciso que essa boa gestão reverta em qualidade social da educação, em melhoria do IDEB, em redução das desigualdades e em fortalecimento da cidadania.

Portanto, na escola pública, nosso desafio como gestores é aliar eficácia, eficiência e efetividade: acertar o alvo da aprendizagem, usar bem os recursos e, sobretudo, transformar esses resultados em mudanças duradouras na vida dos estudantes e no desenvolvimento da comunidade. Esse é o verdadeiro sentido da gestão educacional comprometida com o futuro.

Igreja Adventista inaugura novo templo em Carlos Chagas!

 

Igreja Adventista inaugura novo templo em Carlos Chagas

A Igreja Adventista do Sétimo Dia realizará, no próximo sábado, 04 de outubro de 2025, às 16h, a cerimônia de inauguração de seu novo templo em Carlos Chagas. O espaço está localizado na Rua Frei Teodoro, nº 490, bairro Lagoinha.

O evento marca a concretização de um projeto aguardado pela comunidade adventista local e contará com a presença de fiéis, familiares e convidados. A programação será dedicada à celebração da fé e à abertura oficial do novo espaço de culto.

A mensagem que acompanha o convite da inauguração destaca o sentimento de gratidão e alegria: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor” (Salmo 122:1).

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

OS PORQUINHOS VÃO A ESCOLA!


Os Porquinhos vão à Escola - uma reflexão para nossos estudantes.

As lixeiras da escola nunca serão suficientes para os porquinhos. Porque ao fim o que conta mesmo é educação e cultura.
Era lixo só. No dia a dia letivo, ninguém se atreveria a acreditar que aquela escola, orgulho da comunidade, pudesse ficar tão suja. É o espaço mais valorizado da cidade, mas o que sobra em investimento falta em respeito. Todo mundo culpa as cantineiras e funcionárias da limpeza, as responsáveis por higienizar salas, quadra, pátio, corredores. Que direito temos de expor nossa falta de cuidado com o espaço escolar?

É verdade que houve falhas. As funcionárias do turno da noite teriam de dar mais duro para compensar a falta de pessoal no dia seguinte. A escola, que deveria ser lugar de aprendizado e convivência, amanhece, muitas vezes, coberta por restos de lanche: embalagens, garrafinhas, papéis amassados. Espetáculo triste. O lanche é o maior detrito: pacotes de bolacha recheada, cascas de fruta, copinhos plásticos, guardanapos, papéis de bala. As crianças imitam os pais que deixam no chão latas de refrigerante, palitos de picolé, canudos. É o porco pai, a porca mãe e a prole de porquinhos.

E até que o atraso da limpeza tem um papel pedagógico: quem entra numa sala imunda pode pensar, caso tenha consciência: e se cada um cuidasse de seu próprio lixo como gente civilizada? A escola está cheia de sujismundos de todas as classes sociais. Gente que ainda não aprendeu que pode levar o saquinho do lanche e jogar na lixeira. O chão que sujamos hoje será ocupado amanhã pelos próprios colegas.

No orçamento da escola, o terceiro maior gasto é com limpeza e manutenção, só perdendo para merenda e material didático. Dinheiro que poderia virar livros, jogos ou computadores. “Para recolher a lambança que os alunos fazem, são gastos milhares de reais por ano”, diz a direção. “Daria para comprar kits escolares ou reformar salas de aula.”

Já houve campanhas: “A Escola que eu Amo eu Cuido”, murais, cartazes, palestras de professores e supervisores. Mas nunca são suficientes. Porque o que conta é educação e cultura. Ou você se sente incapaz de jogar lixo no chão e guarda até encontrar a lixeira que está dentro das salas de aula e em todos os espaços da Escola, ou você joga sem culpa. O argumento é sempre o mesmo: as lixeiras não dão conta. Ainda que se dobrasse o número delas, nunca bastaria.

No recreio, enquanto os estudantes circulam, sobram restos de merenda. As cantineiras limpam, limpam, até adoecer. Algumas desenvolveram alergias, dores, problemas de saúde de tanto esfregar chão e recolher lixo. Tenham paciência. Quando vejo aquele aluno que leva mochila nova, uniforme limpo e merenda bem cuidada, mas deixa no pátio um rastro de sujeira, dá vontade de perguntar: na sua casa também é assim?

A tímida campanha escolar mostra que muito mais conscientização será necessária. Em alguns escolas, cartazes gigantes, projetos escolares e atividades em sala lembram que cidadania também se aprende pelo exemplo.

Experimente responder a estas perguntas: Já deixei lixo na sala de aula? Jogo papel no chão do corredor? Uso a lixeira corretamente? Recolho a sujeira do meu lanche? Respeito as funcionárias que cuidam da limpeza?

Que tal ser um aluno melhor e menos porquinho?

Texto adaptado por Deodato Gomes Costa em 2011, depois de uma greve das cantineiras e que a Escola  ficou super suja - @professordeodatogomes

1) A questão central abordada pela autora do texto é:
HABILIDADE: EF89LP34

a) o descaso das cantineiras e da equipe de limpeza da escola em relação aos ambientes escolares.
b) o repugnante cenário encontrado em salas de aula, corredores e pátios após o recreio.
c) a falta de educação de quem joga, diariamente e sem constrangimento, lixo nos espaços da escola.
d) a utopia de que o chão que hoje é sujado pelos alunos será, no futuro, ocupado por eles mesmos.

2) Quando pergunta “Que direito tem a escola de expor nossa falta de respeito com o espaço coletivo?”, o autor:
HABILIDADE: EF89LP10, EF69LP27

a) usa de ironia para deixar claro que considera irresponsável a atitude dos alunos que não recolhem o próprio lixo.
b) faz um jogo de palavras para empregar expressões brandas e agradáveis com o objetivo de suavizar sua mensagem.
c) emprega sarcasmo para recriminar as funcionárias da limpeza, por não exercerem suas funções.
d) utiliza um questionamento para simular a pergunta que os próprios estudantes poderiam se fazer ao ver o lixo espalhado nos ambientes escolares.

3) No texto: Os Porquinhos vão à Escola.

  1. Qual é a questão abordada no texto “Os Porquinhos vão à Escola”?

  2. Qual foi o fato que chamou a atenção do autor para o problema abordado?
    a) Segundo o texto, a responsabilidade por esse problema pode ser atribuída somente às funcionárias da limpeza (cantineiras)? Justifique.
    b) Transcreva (copie) o trecho em que o autor utiliza uma metáfora para mostrar que a origem do problema pode estar atribuída à educação familiar dos alunos.

  3. Por que podemos afirmar que a pergunta “Que direito tem a escola de expor nossa falta de respeito com o espaço coletivo?” deve ser interpretada de modo irônico?
    a) Transcreva a passagem do texto em que o autor deixa explícita sua opinião sobre as consequências educativas de quando a limpeza da escola atrasa ou falha.

  4. Com relação ao problema apontado, qual é a posição defendida pelo autor do texto?

  5. Releia o parágrafo do texto. Ele evidencia uma estratégia adotada para convencer os leitores da posição que defende. Qual é essa estratégia?
    a) Segundo o texto, como “os porquinhos” (os alunos) justificariam seu comportamento inadequado?
    b) Quais são os contra-argumentos apresentados pelo autor do texto?
    c) A estratégia utilizada pode influenciar a opinião dos leitores (alunos, professores, comunidade escolar)? Explique.

  6. Nos últimos parágrafos do texto, várias perguntas são feitas. Após relê-los, responda: que função elas cumprem na estrutura argumentativa criada pelo autor em “Os Porquinhos vão à Escola”?

4) A reflexão diante das questões apresentadas no final do texto é essencial para que o aluno-leitor perceba seu comportamento dentro da escola e reflita sobre suas atitudes em relação ao espaço coletivo.

terça-feira, 30 de setembro de 2025

📚✨ Excursão Educativa a Caravelas: História, Ciência e Emoção!

 

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📚✨ Excursão Educativa a Caravelas: História, Ciência e Emoção

No dia 27 de setembro de 2025, estudantes da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni viveram uma experiência inesquecível em Caravelas, no extremo sul da Bahia. Mais do que uma simples saída de campo, a viagem se transformou em um verdadeiro mergulho na história, na cultura e na biodiversidade de uma cidade fundada em 1581 e que guarda capítulos marcantes da Independência do Brasil.

Os alunos visitaram a exposição “Abra os Olhos”, caminharam pela Rota Migratória, exploraram a Área da Biodiversidade e se encantaram no Espaço Baleia Jubarte, referência internacional em educação ambiental e preservação marinha. Houve também o passeio pelo histórico píer da Barra de Caravelas, onde puderam contemplar o encontro do rio com o mar, momento emocionante para muitos que viram o oceano pela primeira vez.

As impressões das famílias falam por si. “Lisandra amou, chegou muito feliz. Deus abençoe cada um de vocês”, disse uma mãe. Outro responsável reforçou: “Maria tá aqui contando novidades, obrigada a todos que cuidaram dos nossos filhos”. Carlinhos, pai de Victória, resumiu o sentimento geral: “Minha filha amou! Gratidão a todos os envolvidos”.

De casa em casa, o retorno foi celebrado com emoção: “Lara está encantada com tudo”, “Evellyn chegou toda feliz”, “Luanny amou o passeio”, “Eduardo amouuu”. A palavra mais repetida nos grupos de mensagens foi uma só: gratidão.

Se em outros lugares enxergam apenas rotina e obrigações, em Caravelas os estudantes de Carlos Chagas encontraram aprendizado vivo, memória afetiva e cuidado genuíno. Uma excursão que uniu educação, segurança e carinho — valores que, para as famílias, não têm preço.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

📢 Setembro Azul em Mayrink

📢 Setembro Azul em Mayrink

O azul vai colorir a manhã do distrito de Mayrink neste 30 de setembro, quando a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves abre suas portas para um evento de profunda relevância cultural e social: a celebração do Setembro Azul.

Mais do que uma simples atividade escolar, trata-se de um gesto de valorização da comunidade surda, de afirmação da inclusão social e de defesa da acessibilidade como direito inegociável. A quadra de Mayrink, próxima à escola, será palco desse encontro que promete emocionar e conscientizar.

Ao lado de professores, gestores, estudantes e famílias, a comunidade se reunirá para reafirmar que a educação pública deve ser também um espaço de acolhimento das diferenças e de respeito à diversidade. Não é apenas um convite: é uma convocação para que todos participem desse momento transformador, onde o silêncio ganha voz e a inclusão se faz presente.

👉 Data: 30 de setembro
👉 Horário: 8h da manhã
👉 Local: Quadra de Mayrink – próximo à escola

Participe! Sua presença será um gesto de apoio e compromisso com uma sociedade mais justa e acessível. 💙

domingo, 28 de setembro de 2025

🌊 Alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni conhecem o mar pela primeira vez em Caravelas – BA

      Veja todas as imagens dos alunos na Praia da Barra:https://photos.app.goo.gl/Yxsgi46pHzDBq72E7

🌊 Alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni conhecem o mar pela primeira vez em Caravelas – BA

Há momentos na vida escolar que ultrapassam os muros da sala de aula e ficam eternizados no coração. Foi o que aconteceu quando os alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, acompanhados pelo professor Vinicius, pela professora Marqueline, pelo diretor Leonardo e pela supervisora Vanessa, viveram uma experiência inesquecível: conhecer o mar.

A visita aconteceu em Barra de Caravelas, no extremo sul da Bahia, marcada pela beleza natural de suas praias e manguezais. Antes de sentir a brisa e molhar os pés na areia, os estudantes caminharam pelo histórico píer de Barra de Caravelas, contemplando o encontro do Rio Caravelas com o Atlântico. Foi uma oportunidade, os alunos realizaram esta excursão educativa para conhecer a história de Caravelas e, ao mesmo tempo, aproveitaram para conhecer o mar. Fundada em 1581, Caravelas tornou-se um município em 1700. Um fato marcante em sua trajetória foi o combate travado em 11 de maio de 1823 entre a marinha portuguesa e as forças brasileiras, durante a Guerra da Independência. Em 1855, Caravelas foi elevada à categoria de cidade.

A alegria estampada nos rostos era evidente. Para muitos, aquele foi o primeiro contato com o mar — um cenário grandioso e libertador. Uma mãe, emocionada, agradeceu aos professores e à escola por possibilitar ao seu filho um sonho que parecia distante: “nunca imaginei que ele pudesse ver o mar tão cedo”.

Ver crianças e adolescentes de escola pública vivendo esse momento é testemunhar a força transformadora da educação. A cada olhar encantado, compreendemos que aprender também é sentir, descobrir e se emocionar diante do mundo. 🌅

Brasil sanciona o “Estatuto Digital da Criança e do Adolescente”; lei fixa deveres para plataformas e reforça o papel das famílias!

Brasil sanciona o “Estatuto Digital da Criança e do Adolescente”; lei fixa deveres para plataformas e reforça o papel das famílias!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em 17 de setembro de 2025, a Lei nº 15.211/2025, que institui o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente. A norma cria um conjunto de regras para proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais, abrangendo redes sociais, jogos, lojas de aplicativos e sistemas operacionais que operem no Brasil. (Planalto)

Quando passa a valer

Por medida provisória publicada no dia 18 de setembro, o governo definiu vacatio legis de seis meses para adaptação de plataformas e responsáveis. Assim, as novas regras passam a valer em março de 2026 (contados da publicação). (Senado Federal)

O que muda na prática

  • Verificação de idade: serviços com conteúdo impróprio para menores deverão adotar mecanismos confiáveis de checagem etária — autodeclaração não vale. Plataformas pornográficas ficam proibidas de permitir contas de menores. (Planalto)

  • Configurações mais protetivas por padrão (privacy by default): produtos e serviços “de provável acesso” por crianças devem operar, desde a concepção, com o nível máximo de proteção de dados e privacidade. (Planalto)

  • Supervisão parental: sistemas operacionais e lojas de apps terão de prover ferramentas de controle (tempo de uso, restrição de contatos, geolocalização, etc.) e API segura para sinal de idade aos apps, respeitando minimização de dados. (Planalto)

  • Redes sociais: contas de usuários até 16 anos devem estar vinculadas a um responsável legal; plataformas precisam aprimorar continuamente a detecção de contas infantis e suspender perfis com indícios de irregularidade, garantindo recurso rápido aos responsáveis. (Planalto)

  • Publicidade e perfilamento: fica proibido o uso de técnicas de perfilamento para direcionar publicidade a crianças e adolescentes, bem como o uso de análise emocional/realidade aumentada/virtual para esse fim. (Planalto)

  • Jogos eletrônicos: loot boxes (caixas de recompensa pagas) ficam vedadas em jogos voltados ou de provável acesso por menores, e as interações entre usuários devem seguir salvaguardas específicas. (Planalto)

  • Remoção e reporte de conteúdos graves: plataformas devem remover e notificar autoridades sobre conteúdos de exploração e abuso sexual, sequestro e aliciamento, preservando dados para investigação nos prazos do Marco Civil. (Planalto)

  • Transparência das big techs: provedores com mais de 1 milhão de usuários infantis terão de publicar relatórios semestrais em português sobre moderação, denúncias, identificação de contas infantis e avaliações de risco. (Planalto)

Sanções e fiscalização

O descumprimento pode resultar em advertência, multas (até 10% do faturamento do grupo no Brasil, limitadas a R$ 50 milhões por infração), suspensão temporária ou proibição de atividades, respeitado o devido processo. Está prevista a criação de uma autoridade administrativa autônoma para zelar pela aplicação da lei e editar normas complementares. (Planalto)

E para escolas, redes e famílias?

  • Educação digital: a lei reafirma o dever de educar, orientar e acompanhar o uso da internet, fortalecendo programas de cidadania e segurança digital nas redes de ensino. 

  • Políticas internas: escolas e secretarias devem revisar autorizações de imagem e dados, orientar famílias sobre controles parentais e acolher denúncias de cyberbullying e assédio com fluxos claros. 

  • Contratos e parcerias: ao contratar plataformas educacionais, exigir configurações protetivas por padrão, gerenciamento de risco e relatórios de impacto quando houver tratamento de dados de crianças. 

  • Atenção, profissionais da educação! Preparem-se: o componente curricular Educação Midiática será implementado em 2026. Para garantir o sucesso desta nova disciplina, a participação de todos é crucial, e, por isso, vocês estão convocados a iniciar imediatamente o curso de formação na temática. Esta capacitação é o passo essencial para a excelência curricular.

Próximos passos

A lei depende de regulamentação para detalhes técnicos (padrões de verificação de idade, interoperabilidade das APIs, métricas de supervisão parental). O Senado e a Câmara já noticiaram o pacote de medidas, incluindo a MP que ajusta a vigência. Organizações do setor jurídico e de proteção à infância também vêm divulgando guias e análises sobre a implementação.


Fonte oficial do texto legal: Portal do Planalto – Lei nº 15.211/2025. Leitura complementar sobre a vigência: notícias e documentos do Congresso/Senado sobre a MP 1.319/2025. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

🌱 Alunos da Escola Brazilino conhecem a riqueza da pedagogia da alternância na EFASA.

Veja todas as imagens do momento: https://photos.app.goo.gl/sce8UnykDXSFssGV8

🌱 Alunos da Escola Brazilino conhecem a riqueza da pedagogia da alternância na EFASA.

No coração da zona rural de Carlos Chagas, um grupo de 20 estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza, localizada na Vila Levy, viveu uma experiência única de aprendizado fora dos muros da sala de aula. A visita técnica à Escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés – EFASA proporcionou aos jovens não apenas conhecimento, mas também inspiração para valorizar o campo onde vivem.

A recepção foi calorosa: a monitora Paulina acolheu os visitantes, e o professor Geovane apresentou a proposta da escola, que funciona em regime de pedagogia da alternância, alternando períodos de estudo na escola e vivências práticas na comunidade. Logo na chegada, os alunos da Brazilino foram brindados com um café da manhã, seguido por um delicioso almoço, marcando o espírito de hospitalidade que acompanhou toda a jornada.

Durante a visita, os estudantes conheceram de perto a estufa de mudas de hortaliça, a pocilga, a horta, o estábulo e o capril. Também participaram de um momento especial preparado pelos alunos da EFASA, que apresentaram a produção da escola e deram as boas-vindas com alegria e entusiasmo.

A comitiva da Brazilino foi acompanhada pelo diretor Guilherme Ciríaco de Cristo, pela especialista Silvana, pela assessora Nalva Kretli e pela agente da alimentação escolar Merinha, pelas professoras Karelly Brandão e Mayane, todos conduzidos com segurança pelo motorista Zé Lima. Em um instante de emoção, o diretor Guilherme fez uma oração de agradecimento e recordou seus tempos de estudante técnico agrícola em São João Evangelista, destacando que a visita “foi um momento especial por oportunizar aos alunos a vivência de uma experiência formadora em uma escola agrícola”.

Mais do que uma atividade pedagógica, a visita à EFASA cumpriu um papel social: educar para que os jovens reconheçam o valor do meio rural e percebam nele um espaço de futuro. Para os alunos da Escola Brazilino, que já vivem a realidade do campo, conhecer uma instituição voltada para a agricultura foi reafirmar que é possível estudar, trabalhar e prosperar no lugar de origem, combatendo a evasão rural e fortalecendo sua identidade comunitária.

A visita, fruto de um ofício encaminhado pelo diretor Guilherme ao diretor da EFASA, Sr. Raul da Cunha Borges Filho, mostrou que a educação pode e deve aproximar os estudantes da vida real, dando sentido ao aprendizado e motivando-os a construir sonhos enraizados em sua própria terra. 🌾✨

Além disso, a Prefeitura de Carlos Chagas assegura apoio contínuo à EFASA, garantindo transporte, alimentação e condições essenciais para a permanência dos estudantes de Carlos Chagas, fortalecendo a educação técnica agrícola de jovens de nossa cidade na EFASA.