ISENÇÃO

ISENÇÃO
ISENÇÃO

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Instituto Avaliar - PAAE

Instituto Avaliar - PAAE
Instituto Avaliar - PAAE

MECFLIX

MECFLIX
MECFLIX

COPESE

COPESE
sasi

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

16 de Fevereiro de 2018 foi o 2º dia do nosso Momento Pedagógico, continuando com os registros.



O 2º dia do nosso Momento Pedagógico foi dedicado à organização coletiva da nossa V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, na Escola. Fizemos todas as outras, temos todos os certificados de participação fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente.  Começamos com a leitura da Carta do Diretor aos docentes. Este é um trabalho de grande relevância, um precioso momento de educação ambiental que necessita ser assumido por todos com compromisso e seriedade.







Para fundamentar o nosso trabalho pudemos contar com, Dr. Valdeí Gonçalves Viana que é ATB da Escola e também advogado que contribuiu de forma brilhante abordando sobre a Lei da Águas e seus desdobramentos ( Lei nº 9.433). A Lei foi publicada em Janeiro de 1997 e instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. 


O Dr. Valdeí atendeu ao nosso objetivo que era o de nos ajudar a refletir acerca dos princípios fundamentais da Lei das Águas nos seguintes pontos:
  • A água como um bem de domínio público.
  • A água como um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
  • Como se coloca o problema da água em situações de escassez? 
  • Como fica o uso prioritário dos recursos hídricos quando confrontamos  o consumo humano, a dessedentação de animais versus o uso na industria e na agropecuária?
  • A gestão dos recursos públicos deve sempre proporcionar  o uso múltiplo das águas?
  • A bácia hidrográfica como unidade territorial para implementação do Plano Nacional de Recusros Hídricos (PNRH).
  • A  atuação do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos.
  • A descentralização da gestão dos recursos hídricos e a participação do poder público, dos usuários e das comunidades. 


A palestra proferida por Dr. Valdeí Viana, sobre a Lei das Águas aconteceu em preparação para a V Conferência na Escola - Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas.


2 - Depois da Palestra, como se diz na linguagem da rede # partiuorganizaçãodaconferencia. Fomos para a organização da V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE. Sem teoria não existe prática eficiente e o contrário também é válido. No coletivo, fizemos a leitura de alguns documentos e centramos foco no passo a passo da conferência. 

Conheça o tema da Conferência

Estudamos todo o passo a passo da Conferência e organizamos um cronograma. A nossa V Conferência acontecerá no dia 23 de Março de 2018, e o pontapé inicial com os alunos em sala  será o estudo do tema em sala de aula. Este é um momento importante que cada vai levar para os alunos a temática da conferência: Vamos cuidar do Brasil, cuidando das Águas. O professor deve vivenciar com todas as suas turmas a riqueza que envolve este tema, com foco principal na turma pela qual é responsável, com a qual deve construir seu projeto de ação. O grupo de 05 alunos que com melhor projeto, na escolha dos delegados da já tem garantido uma Caderneta de Poupança do SICOOB. Vejam como ficou nossa organização:






  • Até dia 31 de Março deveremos inserir o registro da Conferência no site do Ministério.
  • Premiaremos com uma caderneta de poupança do SICOOB o grupo de 05 alunos que apresentarem o melhor  Projeto de Ação, e que esteja seguindo as normas do trabalho.
  • Será escolhido também o aluno delegado e o suplente para participação nos outros níveis da Conferência se for o caso.
  • Serão escolhidos também na Conferência os membros da COMVIDAS.
Algo precisa ser feito para a educação das novas gerações em relação ao consumo consciente da água. Precisamos educar para consciência de cobrar dos governos,  das Industrias e dos que usam água na agricultura e na pecuária um uso racional desses recursos. Nós todos precisamos nos sensibilizar para um uso doméstico da água responsável e  sem desperdício, na escola e na nossa casa. Não podemos deixar o deserto acontecer para percebermos o imprescindível valor da água para a vida no Planeta.
                                          Somos todos água!
Deodato Gomes 

Nenhum comentário: