Bullying

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

16 de Fevereiro de 2018 foi o 2º dia do nosso Momento Pedagógico, continuando com os registros.



O 2º dia do nosso Momento Pedagógico foi dedicado à organização coletiva da nossa V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, na Escola. Fizemos todas as outras, temos todos os certificados de participação fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente.  Começamos com a leitura da Carta do Diretor aos docentes. Este é um trabalho de grande relevância, um precioso momento de educação ambiental que necessita ser assumido por todos com compromisso e seriedade.







Para fundamentar o nosso trabalho pudemos contar com, Dr. Valdeí Gonçalves Viana que é ATB da Escola e também advogado que contribuiu de forma brilhante abordando sobre a Lei da Águas e seus desdobramentos ( Lei nº 9.433). A Lei foi publicada em Janeiro de 1997 e instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. 


O Dr. Valdeí atendeu ao nosso objetivo que era o de nos ajudar a refletir acerca dos princípios fundamentais da Lei das Águas nos seguintes pontos:
  • A água como um bem de domínio público.
  • A água como um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
  • Como se coloca o problema da água em situações de escassez? 
  • Como fica o uso prioritário dos recursos hídricos quando confrontamos  o consumo humano, a dessedentação de animais versus o uso na industria e na agropecuária?
  • A gestão dos recursos públicos deve sempre proporcionar  o uso múltiplo das águas?
  • A bácia hidrográfica como unidade territorial para implementação do Plano Nacional de Recusros Hídricos (PNRH).
  • A  atuação do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos.
  • A descentralização da gestão dos recursos hídricos e a participação do poder público, dos usuários e das comunidades. 


A palestra proferida por Dr. Valdeí Viana, sobre a Lei das Águas aconteceu em preparação para a V Conferência na Escola - Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas.


2 - Depois da Palestra, como se diz na linguagem da rede # partiuorganizaçãodaconferencia. Fomos para a organização da V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE. Sem teoria não existe prática eficiente e o contrário também é válido. No coletivo, fizemos a leitura de alguns documentos e centramos foco no passo a passo da conferência. 

Conheça o tema da Conferência

Estudamos todo o passo a passo da Conferência e organizamos um cronograma. A nossa V Conferência acontecerá no dia 23 de Março de 2018, e o pontapé inicial com os alunos em sala  será o estudo do tema em sala de aula. Este é um momento importante que cada vai levar para os alunos a temática da conferência: Vamos cuidar do Brasil, cuidando das Águas. O professor deve vivenciar com todas as suas turmas a riqueza que envolve este tema, com foco principal na turma pela qual é responsável, com a qual deve construir seu projeto de ação. O grupo de 05 alunos que com melhor projeto, na escolha dos delegados da já tem garantido uma Caderneta de Poupança do SICOOB. Vejam como ficou nossa organização:






  • Até dia 31 de Março deveremos inserir o registro da Conferência no site do Ministério.
  • Premiaremos com uma caderneta de poupança do SICOOB o grupo de 05 alunos que apresentarem o melhor  Projeto de Ação, e que esteja seguindo as normas do trabalho.
  • Será escolhido também o aluno delegado e o suplente para participação nos outros níveis da Conferência se for o caso.
  • Serão escolhidos também na Conferência os membros da COMVIDAS.
Algo precisa ser feito para a educação das novas gerações em relação ao consumo consciente da água. Precisamos educar para consciência de cobrar dos governos,  das Industrias e dos que usam água na agricultura e na pecuária um uso racional desses recursos. Nós todos precisamos nos sensibilizar para um uso doméstico da água responsável e  sem desperdício, na escola e na nossa casa. Não podemos deixar o deserto acontecer para percebermos o imprescindível valor da água para a vida no Planeta.
                                          Somos todos água!
Deodato Gomes 

Nenhum comentário: