Bullying

quarta-feira, 28 de março de 2018

Sugestão de Dinâmica de Páscoa para Estudantes.


Seguir este roteiro da dinâmica
Criar um clima  intimista e reflexivo em  sala de aula para desenvolver a dinâmica. Colocar uma música de fundo para ajudar na construção do momento

1 - Oração. Utilizar o momento para fazer uma oração refletindo as atitudes de um estudante;
2 - Leitura DRAMATIZADA da mensagem Eco e a Vida – Fazer a leitura Dramatizada de acordo com a indicação no texto dos personagens, levar apenas 4 cópias para a sala de aula, conforme a quantidade de personagens;
3 - Faça questionamentos: Que situações existem hoje em nossa sociedade que lembram   Jesus Crucificado? Que situações existem em nossa sociedade que lembram Jesus Ressuscitado? Cada aluno deverá realizar esta atividade em folha impressa indicada abaixo e devolver para o professor através de foto no forms ou no whats.
4 - Este é o texto mensagem da dinâmica. Leitura meditada do Texto: Páscoa, o amanhecer da vida, de Gabriel Chalita. quem for aplicar a dinâmica deve absorver este texto e incorparar em suas falas as idéias centrais do mesmo antes de iniciar o trabalho.  
5-Entregar os Bombons com mensagens se for o caso para cada aluno, ou mesmo um pedaço de bolo de chocolate envolto no papel alumínio, sempre com um cartão para valorizar e dar sentido a este procedimento, pode ser de forma virtual.  Nada de coelhos, a figura central sempre é Jesus. As alusões ao cartão é a Ressureição de Cristo.
6 – Cantar a canção: Renova-me Senhor Jesus ou a música Ressussita-me de Aline. Pedir para os alunos ouvir  a música no celular e cantar com os alunos em sala virtual. 
7-Fazer a leitura do cartão que acompanha o bombom  e solicitar que os alunos fixem em seu caderno.
8-Propor uma atividade em que o aluno produza algo, possibilitando sua expressão. Como seria para um estudante viver a Páscoa hoje em meio a esta Pandemia? (Um cartaz, uma frase, um cartão etc)
8-Acesse aqui todas as peças da dinâmica no formato word:
                                                                    Bom Trabalho!
Que Jesus Ressuscitado  ilumine a todos nós!
Deodato Gomes Costa
Observação: Realizamos esta dinâmica com todos os nossos alunos na 4ª feira dia 28 de Março e foi um sucesso. Cada Professor realizou no seu 1º horário. Garantimos a folha de atividades para todos os alunos.
_______________________________________________________________________________


A Oração de Cristo Ressuscitado e o Estudante
Ó Cristo ressuscitado,
Tu és a luz que ilumina a mente de todos os estudantes.
Fica ao nosso lado na jornada do conhecimento, nos caminhos da vida e em todas as nossas aulas.
Promova em nós a compaixão para que possamos acolher o saber e crescermos no seu seguimento.
Renova  o desejo de entender o conhecimento  que vem da sua ressureição.
Nos ilumine Senhor torne o nosso coração bondoso. Ensina-nos a buscar o silêncio e respeitar cada professor e colega desta sala de aula.
Que o teu Santo Espírito nos ensine a arte de elucidar as belezas do teu saber.
Abra nossos olhos para te reconhecer em tudo que cada professor nos ensinar.
Dá-nos a coragem de não desistir, de buscar e fazer o bem.
Que nossos irmãos e irmãs, colegas desta escola, possam conhecer-te através de nós e nós possamos conhecer-te através deles.
Amém.
                                                                       por Deodato Gomes Costa
_____________________________________________________________________________
O ECO E A VIDA

Fazer a leitura dramatizada: O professor  é o pai, um aluno o filho, outro aluno é o narrador e outro é o eco.

Narrador: Um filho e um pai caminhavam por uma montanha, de repente, o menino caiu, se machucou e gritou:
Filho: – Ai!!!
Narrador:Para sua surpresa, escutou sua voz se repetindo em algum lugar da montanha:
Eco– Ai!!!
Narrador:Curioso o menino perguntou:
Filho – Quem é você?
Narrador:E recebeu como resposta:
 Eco– Quem é você?
Narrador:Contrariado gritou:
 Filho– Seu covarde!
Narrador:E escutou como resposta:
 Eco– Seu covarde!
Narrador:O menino olhou para o pai e perguntou, aflito:
 Filho– O que é isso:
Narrador:O pai sorriu e falou:
 Pai –– Meu filho, presta atenção.
Narrador:Então o pai gritou em direção à montanha:
 Pai –– Eu admiro você!
Narrador:A voz respondeu:
 – Eu admiro você!

Narrador:De novo o homem gritou:
Pai- – Você é um campeão!
Narrador:A voz respondeu:
 – Você é um campeão!
Narrador:O menino ficou espantado. Não entendeu. E o seu pai explicou:

Pai – As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA. A VIDA lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mau aos outros. A VIDA lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou, praguejou às pessoas que lhe cercam. Nossa VIDA é simplesmente o reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade, crie mais amor, compreensão, harmonia no seu coração. Se agir assim, a VIDA lhe dará felicidade, sucesso, amor das pessoas que lhe cercam.


“A ressureição é o dom indomável da vida”

Pe. Cléo
___________________________________________________________

Atividade
____________________________________________________

DINÂMICA DA PÁSCOA
Páscoa, o amanhecer da vida
Amanheceu. O túmulo está aberto. A noite demorada não resistiu. A luz chegou.
É um novo dia de novos dias que se sucederão. Os esforços dos senhores do poder deram em nada. Nada é mais forte do que o amor.
A Páscoa é a celebração do amor. Do amor que vence o ódio. Da vida que vence a morte. Da liberdade que vence a escravidão.
Julgaram Jesus. Condenaram-no a deixar este mundo. Primeiro a cruz, depois o túmulo. A cruz persiste como sinal do que houve. O túmulo está vazio. Era pequeno demais para caber tanta vida.
Na Páscoa, é a vida de Cristo que renova a nossa. Adolescentes e Jovens estão carentes de um sinal. Enquanto celebramos a Páscoa, há jovens  aprendendo a matar, há outras chorando os pais, mortos "em nome de Deus", há outras vitimadas pelas violências tantas. Estamos carentes desse sinal. Enquanto celebramos a Páscoa, há famílias destroçadas pela violência, há guerras dentro das casas, lares que se transformam em palcos de morte. Apedrejadores em posição de alerta. E Jesus nos olhou com compaixão.
Enquanto celebramos a Páscoa, há alguém ao nosso lado, esperando um gesto de amor, um reconhecimento, um cuidar. E Jesus nos deixou o mandamento do amor, do amor a Deus e ao próximo. Quem há de pegar a essência que ficou no amanhecer daquele túmulo para perfumar os ambientes e aliviar as dores? Quem precisa de mim hoje? Se conseguíssemos responder a essa pergunta e encontrássemos o nosso irmão, colega de sala o professor, celebraríamos uma Páscoa muito mais significativa. Seríamos menos escravos, menos trancafiados em nossos túmulos. Tristes de nós quando nos afeiçoamos aos túmulos e nos negamos a ver que estamos vivos e que o dia já amanheceu.
Tristes de nós quando fechamos os olhos fingindo que é bom estar onde estamos, no lugar dos mortos, dos que desistiram. Tristes de nós quando - avarentos de atitudes e de sentimentos - somos incapazes de abraçar a generosidade.
Páscoa é alegria. É esperança. Por que um filho de carpinteiro marcou a história da humanidade? Que carpintaria de alma é essa? Que poder é esse que atravessa os tempo e continua a fascinar? O seu fascínio está além das religiões. Está além do que conseguimos ver ou compreender. Seu legado é simples. Amar. Sem barreiras nem fronteiras. Sem muros. Sem nada que impeça de estender as mãos e cuidar. Do próximo. Do distante. De qualquer um cujos olhos se encontram com os nossos.
Páscoa é passagem. Barreiras, muros e túmulos tentam interromper o curso das vidas. E há quem defenda isso. Deixemos, por ora, essas escuridões de lado.
Amanheceu. E a esperança voltou a nos fazer companhia.

Por: Gabriel Chalita (fontes: Diário de S. Paulo e O Dia-RJ) | Data: 16/04/2017
____________________________________________________________________________________________________________

Canção: Renova-me




Canção: Ressuscita-me



Nenhum comentário: