AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

NATAL

NATAL
natal

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Campanha

Campanha
Campanha

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

sábado, 23 de junho de 2018

ESTUDANTES DA ESCOLA JOÃO BERALDO participam de Feira de Profissões da DOCTUM em Teófilo Otoni - no dia 19/06/18



A Feira recebeu os jovens do 3º ano do Ensino Médio da Escola João Beraldo e da região de Teófilo Otoni. A Faculdade articulou com escolas e diretores para garantir a presença dos Jovens, mesmo que de escolas públicas.  No espaço da Feira, na Doctum o estudante entrou em contado com stands e informações sobre cursos de graduação oferecidos pela instituição. Vivemos sonhando nossos alunos continuar estudando, sabendo a força que tem o conhecimento para transformar uma vida e garantir caminhos. 


A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, através do Secretario Municipal de Educação, concedeu o ônibus que transportou os estudantes até a cidade de Teófilo Otoni, onde ocorreu a Feira.  


Foi relevante  e bastante estimulador este evento realizado pela DOCTUM, pois oportunizou ao jovem um momento de reflexão sobre sua vida e os possíveis caminhos pessoais que possam vir a assumir em termos profissionais. 



Nesta etapa de sua vida, o jovem vive cercado de muitas indecisões quanto a sua formação profissional e quanto a sua própria inserção no mercado de trabalho. A crise econômica, política e ética em que o país se encontra só aumenta as incertezas na cabeça do jovem trazendo muita insegurança quanto ao seu futuro, retira também bastante de suas esperanças, por isso que espaços como estes que a DOCTUM organizou ganha uma dimensão de grande importância, como suporte para as escolhas futuras.


Realização e sucesso na vida pessoal é resultado de esforço e passa pelo investimento no curso superior. Esta foi uma das mensagens que os estudantes  presentes receberam, de uma forma muito pedagógica e inteligente. Os alunos saíram da Feira sonhando com com  o curso de arquitetura, pedagogia e outros em medicina veterinária. Sabemos que tem muito mais opções.  Os cursos de licenciatura é também opção, porque não? Sempre digo para os alunos que sendo professor, você não será rico, mas também não lhe faltará nada, e educação tem um vasto mercado de trabalho, e demanda hoje a existência de bons profissionais.  A política nacional de ingresso ao curso superior se retraiu com o atual governo, que tem sido bastante insensível com a falta de investimento imposta pela emenda 95. É preciso lutar pela ampliação das vagas no Prouni. O Brasil com sua desigualdade histórica e nesta atual conjuntura, vem limitando o acesso do jovem ao ensino superior.




A professora de Geografia Ayume e a bibliotecária Bebiana, acompanharam os estudantes na visita realizada à Doctum. Os estudante puderam conhecer pesquisas, trabalhos, protótipos e curiosidades sobre os cursos e as respectivas profissões relacionadas a cada um, proporcionando grande interação e base para os estudantes presentes.


Gostaria muito de ter acompanhado os estudantes, se não fosse o acidente que sofri, um dia antes da viagem. Deus me permitiu continuar vivendo e estou me recuperando. Inclusive este acidente interferiu na mobilização dos estudantes que já estavam com tudo pronto para visitar a Feira. Alguns acharam que por causa do fato estaria suspensa a viagem. Mas eu não permitir que não fossem, afinal como deixar de participar de evento tão importante.

Este é Guilherme, nosso ex-aluno que estuda Tecnologia da Informação na DOCTUM
Sabe-se que a juventude é um período propício de formação mas também é fase de muitas incertezas e hesitações, no entanto a Feira apresentou bastante elementos que possibilita e ajuda aos jovens fazerem suas escolhas. Afinal o jovem é chamado a tomar uma decisão que vai influenciar sua vida inteira. O desafio é de encontrar assertivamente a profissão que desejam para o futuro, conhecer e saber se dar bem em um mercado de trabalho muito exigente e cada vez mais excludente para os jovens. 

Parabenizamos as FACULDADES DOCTUM por esta importante iniciativa. Tenho certeza que os estudantes presentes saíram da Feira mais preocupados e "grilados" sobre o destino que deve dar a sua  vida, mas também com mais elementos evidentes para decidir. O desafio permanece agora com mais consciência de que só o saber é capaz de garantir autonomia e dignidade para uma vida pessoal e profissional.



Esta Feira, influenciará os jovens na construção de seu Projeto de Vida e na busca de um caminho de realização. 


A juventude é uma etapa do desenvolvimento do ser humano, mas de grande importância do ponto de vista da formação e do preparo para a vida futura. Esta faixa etária é marcada por muitas dúvidas, perplexidades e indeterminações.  Os elementos trazidos pela feira colocam os jovens diante de escolhas importantes para suas vidas que precisam serem feitas de forma segura e assertiva. A pergunta que ficou na cabeça do jovem foi: que profissão desejo para o meu futuro diante de um tempo de tantas inseguranças, depois de tantas informações?
Parabenizamos as FACULDADES DOCTUM por esta importante iniciativa. Tenho certeza que os estudantes presentes saíram da Feira com questionamentos sobre o destino que deve dar a sua  vida, mas agora também com muito mais elementos para decidir. Este trabalho veio trazer mais iluminação e entendimento para o jovem no sentido de que venha a se convencer que sem o saber tudo se torna muito mais  difícil.  
A Feira de Profissões da DOCTUM, influcenciará os nossos jovens na construção de seu Projeto de Vida e no entendimento de que sua execução passa pela dedicação ao estudo e por cursar o ensino superior.
Veja a cobertura completa em fotos no link a seguir:
https://photos.app.goo.gl/sf1bUmvXY1rRouAb8
                                                    Por Deodato Gomes 

Nenhum comentário: