Bullying

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Carlos Chagas se prepara para os Jogos Escolares(JECC)-2024: uma celebração do esporte educacional.

Grupo de educadores se reunem para discutir e deliberar sobre JECC

Carlos Chagas, MG - Sob a liderança do Secretário Municipal de Esporte, Dyogo Bastos, se prepara para acolher a edição 2024 dos Jogos Escolares de Carlos Chagas (JECC-2024), marcando um momento significativo para a comunidade educacional local. O evento, programado para ocorrer entre 11 e 16 de março de 2024, promete ser uma celebração vibrante do esporte educacional, com uma série de modalidades esportivas planejadas para envolver estudantes de diferentes idades.

A reunião de planejamento, realizada no dia 20 de fevereiro de 2024, definiu os contornos organizacionais do JECC-2024. Os jogos abrangerão modalidades como futsal, handebol, vôlei de praia, atletismo, ciclismo, tênis de mesa e xadrez, contemplando competidores masculinos e femininos nos módulos I e II. As competições serão distribuídas por locais já consagrados da cidade, incluindo o Ginásio Poliesportivo Municipal, a Biblioteca Municipal, a Quadra da Escola João Beraldo e a Avenida Capitão João Pinto, garantindo uma ampla participação da comunidade.

As inscrições para os jogos estarão abertas de 20 de fevereiro a 08 de março de 2024, com a cerimônia de abertura planejada para ocorrer no Estádio Anita Rodrigues, conhecido carinhosamente como Borroló. Este evento, não apenas destaca o talento esportivo dos jovens de Carlos Chagas, mas também enfatiza a importância do esporte como ferramenta educacional e de desenvolvimento social. É importante ressaltar que o JECC é um compromisso do Prefeito Nanayoski Tavares com o Esporte Educacional, refletindo o seu apoio contínuo e a crença no poder do esporte como meio de promover a educação, a inclusão e o bem-estar dos estudantes.

A comissão organizadora do JECC-2024, composta por figuras compromissadas com o esporte educacional, como o Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Comunicação, Dyogo Bastos, e outros membros dedicados, está comprometida em oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes. Ao final foi realizada uma pequena revisão do JECC-2023 e levantadas sugestões para melhorias da versão do JECC/2024 buscando melhorias no acolhimento dos estudantes, refletindo de fato o compromisso contínuo com a excelência e a inclusão. Na reunião organizativa do JECC, o Conselho Tutelar marcou presença através de Nádia Rapina e Graziela Aguilar. Destacamos  a importância deste órgão acompanhar este evento esportivo educacional muito de perto,  orientando a todos no sentido da prevenção e proteção de crianças e adolescentes, estejam eles atuando como atletas ou espectadores. Destacamos aqui também representantes de todas as Escolas da cidade, seja pública estadual, municipal e privada.

O JECC é mais do que uma competição; é uma manifestação do esporte educacional, que visa a formação integral das crianças e adolescentes. Este modelo de esporte que busca superar a competitividade excessiva e promover valores como cidadania, dignidade e a capacidade de realizar mudanças positivas na sociedade. É um lembrete poderoso de que o esporte pode ser um veículo para o desenvolvimento humano e social, alinhado ao lema inspirador de Nuno Cobra: “Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo”.

A comunidade educacional de Carlos Chagas está convidada a se unir em apoio aos alunos/atletas que, através de sua participação no JECC-2024, demonstrarão o verdadeiro espírito do esporte educacional. Este evento promete ser um marco na promoção de valores essenciais para o desenvolvimento de nossos adolescentes, reforçando o papel vital do esporte na educação e na formação de cidadãos conscientes e capacitados.

Qual foi o momento mais marcante que você vivenciou ou presenciou em uma competição esportiva escolar e como isso impactou a sua visão sobre o esporte e a educação? 

Compartilhe sua história conosco! 

#EsporteEducacional #JECC2024

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Além das faltas: estratégias de engajamento e suporte para o retorno do aluno

 

No papel de gestor escolar, enfrentamos diversos desafios diários, entre eles, o acompanhamento de alunos com frequência irregular às aulas. Quando um estudante apresenta mais de 5 dias consecutivos ou 10 alternados de ausências não justificadas, é nosso dever não apenas notificar os responsáveis por escrito, mas também mergulhar mais fundo para entender as causas dessas faltas.

A comunicação com a família é crucial, mas deve ser acompanhada de uma abordagem holística que considere o bem-estar do aluno. Isso significa promover encontros para discutir possíveis soluções, oferecer suporte psicopedagógico e adaptar estratégias que incentivem o retorno do aluno ao ambiente escolar.

Além disso, é essencial manter um registro detalhado de todas as ações e comunicações em relação ao caso, arquivando-as na pasta individual do aluno. Isso não só assegura uma documentação completa para futuras referências, mas também reforça a importância de uma gestão escolar atenta e comprometida com o desenvolvimento integral de cada estudante.

Adotar essas medidas reflete nosso compromisso não apenas com a educação, mas com a formação de indivíduos capazes de superar desafios, dentro e fora do ambiente escolar.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

 


A Secretaria Municipal de Educação convoca todos os supervisores e diretores para uma reunião sobre o Calendário Escolar e o Planejamento de 2024. Será no Polo UAB, 3° piso, na quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024, às 9:00. Este encontro marca a retomada dos nossos trabalhos letivos educacionais. Por gentileza, tragam seus notebooks para facilitar o trabalho. Contamos com a presença de todos para juntos planejarmos um 2024 brilhante para nossa educação.

Utilizem a agenda do e-mail institucional para organizar seus compromissos. Essa ferramenta sincroniza reuniões e prazos diretamente no calendário, facilitando a visualização e o gerenciamento das suas tarefas. Configurar lembretes também ajuda a não esquecer nenhum compromisso importante. Uma prática simples que pode significativamente melhorar a gestão do tempo e aumentar a produtividade. Não percam seus compromissos importantes!

Professor Deodato Gomes

Como inspirar alunos e educadores a desenvolver Letramento Emocional

Na escola, aprendemos a ler e a escrever, fundamentos essenciais para o nosso desenvolvimento acadêmico e pessoal. Mas, além disso, é crucial aprendermos a reconhecer, compreender e expressar nossas emoções de maneira saudável e construtiva. Este processo é conhecido como letramento emocional, uma competência indispensável tanto na vida pessoal quanto na acadêmica, mas que ainda é pouco abordada e ensinada.

Com mais de duas décadas dedicadas ao desenvolvimento de pessoas, comecei a perceber a importância do letramento emocional recentemente, especialmente no contexto educacional, onde alunos e educadores enfrentam constantes desafios e transformações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza a necessidade de promover ambientes educacionais que previnam o estresse e respondam de forma eficaz às necessidades emocionais dos estudantes, destacando o papel vital do letramento emocional.

Promovendo o Autoconhecimento sem Sobrecarregar

Diante do desafio de incorporar o letramento emocional no ambiente escolar, é importante esclarecer que não se espera que os educadores atuem como terapeutas. No entanto, eles podem desempenhar um papel crucial ao destacar a importância do autoconhecimento, incentivando alunos a compreender e gerenciar suas emoções e, quando necessário, orientando-os para buscar apoio especializado.

Pesquisas, como a Carreira dos Sonhos, realizada pela Cia de Talentos, revelam que muitos jovens frequentemente se sentem preocupados, cansados, ansiosos e apáticos. Esses sentimentos, quando experimentados em excesso, indicam a necessidade urgente de abordar o letramento emocional nas escolas, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para a expressão emocional.

Compartilhando Sentimentos em Sala de Aula

É essencial que os educadores também compartilhem suas próprias experiências emocionais de forma apropriada, criando uma cultura de vulnerabilidade saudável e confiança mútua. Este tipo de dinâmica estimula relações baseadas na empatia, onde tanto alunos quanto professores podem expressar suas emoções de forma madura e respeitosa.

Acredito firmemente na importância do letramento emocional no desenvolvimento integral dos estudantes. Ao compartilhar minhas próprias experiências e sentimentos, espero encorajar a comunidade escolar a abraçar essa jornada de autoconhecimento e crescimento emocional, fortalecendo assim as relações interpessoais e promovendo um ambiente educacional mais saudável e produtivo.

Texto adaptado para o contexto escolar.

Como inspirar a sua equipe a desenvolver letramento emocional

Como inspirar a sua equipe a desenvolver letramento emocional

Em artigo, Paula Esteves, CEO atual da Cia de Talentos, fala sobre o que é letramento emocional e como colocá-lo em prática no dia a dia

Quando entramos na escola, aprendemos a escrever, ao ingressarmos no mercado de trabalho, aprendemos as competências para o trabalho. Mas quando e onde aprendemos a reconhecer, compreender e expressar as nossas emoções de forma saudável e construtiva? Isso é letramento emocional, algo tão importante no âmbito pessoal e no profissional, mas infelizmente tão pouco abordado e, menos ainda, ensinado.

Eu mesma, com mais de 20 anos de experiência em projetos globais de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, só recentemente comecei a ver o tema na agenda de algumas empresas. O motivo? É que, em meio a tantas transformações e crises, as empresas e suas lideranças foram levadas a olhar para essa "habilidade".

Inclusive, pela primeira vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o treinamento das lideranças para desenvolver a capacidade tanto de prevenir ambientes de trabalho estressantes, quanto de responder aos trabalhadores em sofrimento — e o letramento emocional certamente pode contribuir para isso.

Mais uma obrigação na conta?

Diante dessa pauta, pode ser que líderes sintam aquele peso de precisar assumir mais uma tarefa, por isso vale deixar claro que não é papel da liderança agir como terapeuta. Em vez disso, ela pode explicar a importância do autoconhecimento, incentivar as pessoas a aprenderem lidar com as suas emoções e saber encaminhar alguém que precisa de uma ajuda especializada.

Nos últimos anos, a Carreira dos Sonhos, pesquisa desenvolvida pela Cia de Talentos, vem mapeando as emoções das pessoas no seu dia a dia e, na última edição, percebemos (com preocupação) que a juventude sente, sempre ou com frequência, preocupação, cansaço, ansiedade e apatia.

O que nos chama a atenção não é o sentimento em si, afinal, é normal demonstrar, por exemplo, cansaço de vez em quando. O problema é o excesso desse sentimento dia após dia.

Esse cenário serve de alerta para que as organizações olhem atentamente para o tema do letramento. E, para apoiar essa missão, as lideranças podem ir além da questão do autoconhecimento que mencionei, preocupando-se em criar um espaço seguro e acolhedor para as pessoas compartilharem suas emoções.

Compartilhe os sentimentos 

Também é importante dar o exemplo, ou seja, compartilhar o que se passa com você em determinada situação. Não se trata de expor-se a todo momento e usar seu time como confidente, mas de naturalizar tal conversa e mostrar os seus sentimentos em um exercício de vulnerabilidade. É sobre criar um ambiente de trabalho marcado pela confiança.

Esse tipo de dinâmica ajuda a estabelecer relações baseadas na empatia, em que as pessoas sabem falar com maturidade o que sentem e acolher as emoções das outras com respeito.

E é por acreditar em tudo isso que preciso confessar algo para vocês: na minha estreia como colunista na Exame, sinto um mix de felicidade com um frio na barriga. Escrevo este artigo e fico pensando “o que os outros vão achar?”, mas, em vez de guardar esse sentimento para mim, eu compartilho com vocês para que possam participar da minha jornada de forma construtiva. É assim que, aos poucos, vamos fortalecendo o letramento emocional e inspirando o entorno a fazer o mesmo.

FONTE: Revista Exame


sábado, 17 de fevereiro de 2024

Vivenciando a Fé: Jejum, Penitência e Quaresma na nossa vida de Católicos!


O Jejum, uma prática profundamente enraizada na tradição católica, vai além da mera abstinência alimentar. É um gesto de espiritualidade e fé, que Jesus Cristo nos ensina a realizar não para exibição de piedade, mas como expressão de alegria interior e purificação. O jejum verdadeiro não visa a autopromoção diante dos outros, mas sim a solidariedade e o compartilhamento com aqueles em necessidade, refletindo a beleza do gesto de partilha.

Esta prática não se limita apenas à dimensão física, mas estende-se a um jejum mais amplo e significativo: o jejum do pecado e das atitudes que nos afastam de Deus e dos irmãos. O profeta Isaías nos lembra que o jejum desejado por Deus é aquele que promove justiça, partilha e acolhimento, especialmente aos mais pobres e marginalizados.

A Penitência, por sua vez, convida-nos a uma conversão contínua, a um esforço consciente para nos afastarmos do pecado e nos aproximarmos de Deus e do próximo. Ela se manifesta em ações concretas de cuidado com o meio ambiente, paciência no trânsito, e uma atitude de não julgamento, promovendo a paz e a concórdia.

A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um tempo privilegiado para aprofundarmos essas práticas. Não é um tempo de tristeza, mas de alegria espiritual, de crescimento na amizade com Jesus e, consequentemente, com todos os nossos irmãos e irmãs. É um convite a viver mais intensamente o amor e a solidariedade, reconhecendo que, através do encontro e do serviço ao outro, caminhamos juntos para o céu.

Portanto, caros irmãos e irmãs, que este tempo quaresmal seja uma oportunidade para redescobrirmos o valor do jejum, da penitência e da oração, como meios de nos aproximarmos de Deus e de vivermos mais plenamente o Evangelho. Que possamos, através de nossos gestos de amor e solidariedade, antecipar o Reino de Deus aqui na terra, um Reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Como o jejum e a penitência durante a Quaresma pode impactar sua vida espiritual? 

#JejumComPropósitoEFé


Brasil lança estratégia nacional para combater a obesidade infantil

O Ministério da Saúde do Brasil deu um passo significativo na luta contra a obesidade infantil com a instituição da Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, conhecida como Proteja. Anunciada em 10 de agosto de 2021 pelo Ministro Marcelo Queiroga, a iniciativa visa deter o avanço da obesidade entre crianças e contribuir para a melhoria da saúde e nutrição infantil. A Portaria que instituiu o Proteja é a Portaria GM/MS Nº 1.862, de 10 de agosto de 2021.

DOCUMENTO ORIENTADOR

A nova estratégia, que entra em vigor imediatamente, busca apoiar e fortalecer iniciativas de prevenção e atenção à obesidade infantil em todo o país, promovendo ações baseadas em evidências científicas e fortalecendo a atuação intersetorial. Entre os objetivos específicos estão a promoção da saúde nas escolas, a educação e comunicação para uma alimentação saudável, e o incentivo à prática regular de atividade física.

A Proteja será implementada em todos os estados, Distrito Federal e municípios, sem necessidade de adesão formal, e contará com o apoio do Ministério da Saúde para monitoramento e avaliação. Além disso, poderá ser instituído um incentivo financeiro para apoiar a implementação das ações previstas.

Este movimento representa um esforço nacional para reverter o cenário preocupante de obesidade infantil no Brasil, garantindo o direito à saúde integral e universal para as crianças e contribuindo para a formação de hábitos saudáveis desde a infância.


Carlos Chagas dá andamento ao Projeto Proteja contra obesidade infantil!

Clique na imagem para ver outras fotos da reunião

Em uma iniciativa pioneira, Carlos Chagas se mobiliza para combater a obesidade infantil através do Projeto Proteja, uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, que visa promover hábitos saudáveis entre crianças até 10 anos. Em uma reunião realizada recentemente, com a presença de diretores, supervisores, o Secretário Municipal de Educação, e as técnicas Edinalva Kretli e Fernanda Neres, as nutricionistas Fabiana Alabart e Stéfany Fhay apresentaram um diagnóstico preocupante: um aumento no número de crianças com obesidade, sobrepeso e elevação da glicemia. Foi citado um caso de uma criança que com 8 anos e já tem taxa elevada de glicose. 

O Projeto Proteja, conforme foi falado pela Stefany, foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.862, de 10 de agosto de 2021, e aqui em nossa cidade,  sob a liderança da Secretária de Saúde Ludmila Aparecida Soares Souza, busca deter o avanço da obesidade infantil. A estratégia inclui a promoção de saúde nas escolas, transformando-as em espaços que incentivam o consumo de alimentos saudáveis e a prática regular de atividades físicas.

O ofício nº 002/2024, enviado pela Secretária Ludmila Aparecida, detalha as responsabilidades compartilhadas entre as secretarias de Educação, Saúde, e a Secretaria de Esporte, delineando um cronograma de ações que inclui eventos educativos, avaliações nutricionais, e a implementação de atividades físicas nas escolas. Este esforço conjunto reflete o compromisso da Gestão Novos Tempos com a saúde e o bem-estar de nossas crianças, promovendo um futuro mais saudável para a próxima geração.

A comunidade escolar de Carlos Chagas está agora diante de um desafio transformador: mudar a trajetória de saúde de suas crianças, combatendo a obesidade infantil com educação, nutrição adequada, e atividade física. Este projeto não apenas protege a saúde das crianças mas também serve como um modelo inspirador para outras cidades enfrentarem desafios semelhantes na saúde pública.

O Prefeito Nanayoski marcará presença nos dias 13 e 15 de Março nas Escolas Aymar e Manoel Esteves respectivamente.


Algumas mudanças no cronograma: A Escola Sítio do Picapau sereá no dia 12-03 e a Oscar João Kretli no dia 14-03-2024. No Centro Elir de Castro o encontro com pais será às 17:30 do dia 20-03, como definido no cronograma. 

Professor Deodato Gomes

    #CarlosChagasContraObesidadeInfantil
  
    Qual sua opinião sobre a importância da educação nutricional nas escolas? 

    Como você acha que a parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Esporte pode impactar a saúde das nossas crianças? 

Carlos Chagas inova na Saúde Pública com o Decreto 145/2022 para imunização escolar!

Em uma reunião marcada pela emoção e pelo compromisso com a saúde pública, realizada no dia 16 de fevereiro de 2024, a coordenadora do Plano de Imunização de Carlos Chagas, Maristela Marques, anunciou a proximidade de sua aposentadoria, mas que deixará um legado de avanços significativos na cobertura vacinal do município. Diante de diretores, supervisores, o Secretário da Educação e técnicas da educação, Maristela destacou a importância da iniciativa pioneira que reforça a parceria entre saúde e educação para proteger a comunidade escolar. Com emoção Maristela elogiou o trabalho das Escolas, tanto municipais quanto as estaduais para atingir o nível de cobertura vacinal atual. 

O Decreto145/2022, promulgado pelo Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, instituiu a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) como requisito para matrícula e rematrícula nas escolas, um passo crucial para garantir a imunização de crianças e adolescentes. Marques, elogiou a parceria, ressaltando que "a educação e a saúde caminham juntas na proteção de nossas crianças e adolescentes".

Sob este decreto, a Prefeitura de Carlos Chagas estabeleceu um modelo de gestão integrada que serve de exemplo. A obrigatoriedade da DVA, aliada ao esforço contínuo dos profissionais de saúde e educação, resultou em uma cobertura vacinal exemplar, com destaque para a inclusão da vacina contra COVID-19 e HPV no calendário obrigatório.

Maristela fez um apelo emocionado para que a comunidade escolar continue a acolher os agentes de saúde, enfatizando a importância da vacinação contra doenças como o tétano e a COVID-19, cuja proteção é essencial tanto individual quanto coletivamente.

Ao anunciar um projeto de vacinação nas escolas para 2024, Maristela reforçou seu desejo de deixar um legado de saúde e segurança para as futuras gerações de Carlos Chagas. "Quero aposentar-me sabendo que nossas crianças estão protegidas e que nossa comunidade entende a importância da vacinação", disse ela, visivelmente emocionada.

A reunião foi um momento de reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios futuros na imunização escolar. O Decreto 145/2022, implementado pela Secretária de Saúde, Srta. Ludmila,  de Carlos Chagas simboliza um marco na saúde pública, demonstrando o poder da legislação e da colaboração intersetorial na promoção do bem-estar da população.

Iniciativa interdisciplinar mobiliza Escolas Municipais e Profissionais da Saúde Contra a Dengue em Carlos Chagas!


Em um encontro realizado no dia 16, em uma das salas do Pólo UAB, diretores e supervisores das escolas municipais de nossa cidade, juntamente com profissionais da saúde, deram início a construção de um projeto interdisciplinar com o objetivo de combater a dengue a partir do meio educacional. A reunião contou com a presença de todos os diretores das instituições municipais educacionais, incluindo Istênia, Chirley, Renato, Edileila, Edna Duarte, Leudiana, Flávia, Sara, Vinicius, Zaida e Magda, além dos supervisores Maria, Vanessa, Patrícia, Verônica, Silvana e Symara. Esteve presente também a técnica da secretaria Fernanda Neres. 

Do setor da saúde, estiveram presentes Wesley Brejos, Lace Caroline e Afonso Mateus, coordenadores do setor de endemias e vigilância epidemiológica, respectivamente, e Maristela, coordenadora do Programa de Imunização no Município, que elogiou a eficácia da colaboração entre educação e saúde na melhoria das taxas de cobertura vacinal entre crianças e adolescentes na nossa cidade.

O Secretário de Educação, Deodato Gomes Costa, e Edinalva Kretli também marcaram presença, reforçando o compromisso da administração com a saúde pública. Afonso Mateus propôs a criação do "DIA D ESCOLAR: UNIDOS NO COMBATE E PREVENÇÃO À DENGUE", um dia dedicado à expressão e conscientização da comunidade educacional sobre a dengue, onde os estudantes poderão criar armadilhas para os mosquitos, seguindo orientações específicas de Afonso Mateus.

Cronograma do Projeto Interdisciplinar para as Escolas Municipais:

    04 de Março de 2024: E.M. Prof. Arminda Lopes Ribeiro

    11 de Março de 2024: Palmeirão

    12 de Março de 2024: Nelson Lisboa

    13 de Março de 2024: E.M. Oscar João Kretli

   14 de Março de 2024: E.M. Aymar Westin Nobre

    15 de Março de 2024: Centro Educ. Elir de Castro e Creche Pezinhos no Chão

    18 de Março de 2024: E.M. Tâncredo Neves no Mayrink

    20 de Março de 2024: E.M. Maria Ribeiro Tavares

    22 de Março de 2024: E.M.Brazilino Rodrigues de Souza

    25 de Março de 2024: E.M. de Francisco Sá

Este cronograma detalhado assegura que cada instituição tenha a oportunidade de participar ativamente no projeto, contribuindo para a conscientização e prevenção da dengue na comunidade escolar. A iniciativa reforça a mensagem de que "Na luta contra a dengue, cada escola é uma fortaleza de prevenção!", incentivando a participação de toda a comunidade educacional na criação de um ambiente seguro e saudável.

Professor Deodato Gomes 


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Educação e Saúde juntas: aliança inovadora no combate à Dengue!


Diretores das Escolas Estaduais e Profissionais da Saúde unem forças em Projeto Interdisciplinar contra a dengue.

Em uma reunião realizada no dia 15, Diretores das Escolas Estaduais de nossa cidade se uniram a especialistas da saúde municipal para lançar um projeto interdisciplinar com o objetivo de combater a dengue. O encontro contou com a presença de figuras notáveis da educação, como a Diretora da E.E. Professora Antônia Bernardo, e representantes das escolas E.E. Epaminondas Otoni,  E.E. Olga Prates e E.E. Dr. João Beraldo, além de importantes membros do setor de saúde, incluindo Wesley Brejos e Lace Caroline, coordenadores do setor de endemias e vigilância epidemiológica, respectivamente, e Afonso Mateus, supervisor das ações de endemias. Esta reunião aconteceu a partir de encaminhamentos da Ilma. Secretária de Saúde Srta. Ludimila.

O Secretário de Educação, Deodato Gomes Costa, e Edinalva Kretli também marcaram presença, reforçando o compromisso da educação com a saúde pública. O projeto, delineado para ocorrer de 19 de fevereiro a 06 de março de 2024, visa engajar os estudantes na construção de armadilhas para os mosquitos da dengue, com Mateus Afonso liderando a iniciativa, visitando as escolas para compartilhar um vídeo tutorial sobre como construir os dispositivos e explanar outras informações.

Além da criação da armadilha, o projeto inclui uma competição amigável entre as turmas, com a promessa de prêmios simbólicos e um café de confraternização para a turma vencedora em cada escola. Cada instituição de ensino estabelecerá seus próprios critérios de avaliação para incentivar a participação ativa dos alunos.

Destaca-se a instituição do "DIA D ESCOLAR: UNIDOS NO COMBATE E PREVENÇÃO À DENGUE" nos distritos de Epaminondas Otoni e Presidente Pena, focando esforços específicos nessas localidades. O cronograma detalhado do projeto prevê atividades distribuídas ao longo de várias datas, culminando em março de 2024, com eventos específicos em cada escola participante.

Este projeto interdisciplinar não apenas visa combater a dengue de maneira prática e educativa, mas também fortalece a mensagem de que "Na luta contra a dengue, cada escola é uma fortaleza de prevenção!", enfatizando a importância da colaboração entre educação e saúde para proteger nossa comunidade.

Educação e Saúde Juntas: Aliança Inovadora no Combate à Dengue

Este esforço colaborativo, que reúne educação e saúde, destaca-se não apenas pela sua abordagem integrada, mas também por um cronograma detalhado, projetado para maximizar a participação e o impacto.

Cronograma detalhado do Projeto Interdisciplinar

Para garantir que todos tenham a oportunidade de participar e contribuir para este esforço coletivo, um cronograma específico foi estabelecido:

    19 de Fevereiro de 2024, Segunda-Feira: As atividades começam na E.E. Dr. João Beraldo às 8 horas, seguidas pela E.E. Antônia Bernardo às 10 horas.

    20 de Fevereiro de 2024, Terça-Feira: A E.E. Geraldo de Souza Norte acolhe o projeto às 8 e 13 horas, enquanto a E.M. Dr. Manoel Esteves Otoni participa às 10 e 15 horas.

    21 de Fevereiro de 2024: O foco se volta para o Distrito de Presidente Pena, com atividades programadas nas escolas municipais e estaduais.

    22 de Fevereiro de 2024: O Distrito de Epaminondas Otoni recebe o projeto, envolvendo tanto escolas municipais quanto estaduais.

Culminância do Projeto

A culminância deste projeto interdisciplinar está marcada para março, com eventos específicos em cada escola participante:

    05 de Março de 2024: E.E. Prof. Antônia Bernardo

    06 de Março de 2024: E.E. Dr. João Beraldo.

    07 de Março de 2024: E.E. Geraldo de Souza Norte.

    08 de Março de 2024: E.M. Dr. Manoel Esteves Otoni.

    11 de Março de 2024: No distrito de Presidente Pena.

 12 de Março de 2024: No distrito de Epaminondas Otoni.

Este cronograma não apenas organiza as atividades de forma clara e acessível, mas também enfatiza a importância da participação ativa de cada segmento escolar da comunidade. Ao unir forças, educação e saúde estão estabelecendo uma frente unificada contra a dengue, repetimos a mensagem de que "Na luta contra a dengue, cada escola é uma fortaleza de prevenção!".

A comunidade é encorajada a se envolver e apoiar estas iniciativas, participando ativamente das atividades programadas e contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Professor Deodato Gomes

    #EscolasContraDengueCC

    Como você e sua família estão contribuindo para o combate à dengue em Carlos Chagas? Compartilhe suas ações com a hashtag #EscolasContraDengueCC.

    Qual a sua dica mais eficaz para evitar a proliferação do mosquito da dengue? Use #EscolasContraDengueCC e nos ajude a espalhar boas práticas!

    Você já construiu sua armadilha para mosquitos seguindo o tutorial do projeto? Poste uma foto e inspire outros usando#EscolasContraDengueCC.


ÙLTIMO ADEUS!...

 


terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Corpo e Mente: caminhos conectados para o desenvolvimento integral na Educação!


A frase "Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo" ressalta a interconexão profunda entre o físico e o cognitivo, o corpóreo e o espiritual, no processo educativo. Como pedagogo, reconhecemos que o aprendizado não se limita à absorção de conhecimento de forma passiva, mas envolve o ser em sua totalidade. A educação física, por exemplo, não apenas fortalece o corpo, mas também estimula o cérebro, melhorando a capacidade de concentração, memória e outras funções cognitivas. Da mesma forma, atividades que engajam o corpo, como a arte, a dança e o teatro, podem ser portas de entrada para o desenvolvimento espiritual e emocional, promovendo a autoexpressão, a empatia e a resiliência.

Essa abordagem holística ao ensino e aprendizagem enfatiza a importância de educar o indivíduo em todas as suas dimensões. Ao integrar o físico e o mental, o educador pode criar um ambiente de aprendizado mais rico e significativo, onde os alunos não apenas adquirem conhecimento, mas também desenvolvem uma compreensão mais profunda de si mesmos e do mundo ao seu redor.

Professor Deodato Gomes

Equilíbrio entre coração e razão; chave para uma educação integral!


A frase "Siga seu coração, mas leve seu cérebro com você" simboliza uma sabedoria profunda, especialmente relevante para todos nós da educação. Como pedagogo, entendo a importância de nutrir paixões e interesses individuais, reconhecendo que o coração muitas vezes aponta para o que verdadeiramente nos move e motiva. No entanto, a inclusão do cérebro nessa jornada simboliza a necessidade de pensamento crítico, planejamento e reflexão racional.

Na prática educativa, isso se traduz em encorajar os alunos a perseguirem suas paixões, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de pensamento crítico e tomada de decisão baseada em evidências. Isso prepara os estudantes não apenas para seguir seus sonhos, mas também para enfrentar os desafios práticos que surgirão em seu caminho. Assim, a frase destaca a importância de um equilíbrio entre emoção e razão, um princípio fundamental para a formação integral do indivíduo.

Professor Deodato Gomes

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Política de inclusão em Carlos Chagas: um marco na Educação Especial!

 


Em um movimento significativo rumo à inclusão e ao respeito à diversidade, o Município de Carlos Chagas, sob a liderança do Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, instituiu as Diretrizes para a normatização e organização da Educação Especial Inclusiva na rede municipal de ensino. Este Decreto, nº 064/2023, representa um avanço notável na forma como a educação especial é percebida e implementada, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.

As diretrizes estabelecidas reforçam a Educação Especial como uma modalidade transversal, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino, e destacam a importância do atendimento educacional especializado. Este decreto reconhece a diversidade dos estudantes, incluindo aqueles com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, assegurando-lhes o direito de acessar, permanecer e progredir no sistema educacional.

Princípios como o acesso ao conhecimento, a educação de qualidade, igualitária e inclusiva, e o direito ao atendimento educacional especializado são pilares dessa política. A inclusão não é apenas uma palavra de ordem, mas uma prática efetiva, com ações concretas para eliminar barreiras e promover a participação plena de todos os estudantes.

A implementação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e a flexibilização do tempo de estudo são exemplos claros de como Carlos Chagas está adaptando sua abordagem educacional para atender às necessidades de cada estudante. Além disso, a formação continuada de professores e a criação da Comissão de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) garantem o compromisso contínuo com a educação inclusiva.

Este decreto é um marco para Carlos Chagas, refletindo o compromisso da administração municipal com uma educação que respeita e valoriza a diversidade. Ao assegurar que todos os estudantes tenham suas necessidades atendidas, estamos não apenas cumprindo um dever legal, mas moral, fortalecendo o tecido social de nossa comunidade e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

A política de inclusão de Carlos Chagas é um exemplo a ser seguido, demonstrando que, com compromisso e ações concretas, é possível transformar a educação e a vida de muitos. Que este decreto inspire outras cidades a seguir o mesmo caminho, reconhecendo que a verdadeira educação se baseia na inclusão, no respeito e na valorização de cada indivíduo.

Professor Deodato Gomes

Análise detalhada do Calendário Letivo 2024 da Rede Municipal: estratégias e inovações pedagógicas.

O calendário escolar de 2024, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, reflete um planejamento meticuloso destinado a otimizar o processo educativo nas diversas modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais. Com 200 dias letivos distribuídos harmoniosamente ao longo do ano, o calendário está alinhado à Resolução SEE nº 4.928 de 17-11-2023, garantindo o cumprimento da legislação vigente.

Este calendário destaca-se pela inclusão de sábados letivos específicos para composição do calendário escolar, indicando uma flexibilidade necessária para adequação às demandas locais e garantia da carga horária obrigatória. As férias escolares, reuniões de pais e/ou responsáveis, conselhos de classe extra turno, e os períodos de estudos independentes de recuperação são estrategicamente posicionados para favorecer a continuidade do aprendizado e a participação ativa da comunidade escolar.

Além disso, o calendário incorpora eventos significativos como a Feira de Ciência e Artes, Assembleia Escolar, e o Dia Nacional do Censo Escolar, promovendo momentos de integração, avaliação e celebração das conquistas educacionais. A execução do Hino Nacional toda segunda-feira, estruturando um momento cívico nas Escolas, reforça o sentimento de patriotismo e respeito aos símbolos nacionais.

Em suma, o calendário letivo de 2024 é uma ferramenta pedagógica que transcende a mera organização temporal, representando um compromisso com a qualidade da educação e o desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal de Educação de Carlos Chagas.

A estruturação em bimestre no ensino regular e semestre na EJA no calendário letivo de 2024

A organização do calendário letivo de 2024 apresenta uma estrutura clara e bem definida, dividida em bimestres para o ensino regular e semestres para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais. Cada período bimestral conta com 50 dias letivos, totalizando 200 dias ao longo do ano, o que está em conformidade com a legislação educacional brasileira que estipula o mínimo de 200 dias letivos.

Para o ensino regular, observa-se a inclusão de períodos específicos para o Conselho de Classe (C1, C2, C3, C4) ao final de cada bimestre, permitindo uma avaliação coletiva do progresso dos estudantes e a tomada de decisões pedagógicas pertinentes. Além disso, estão programadas reuniões com pais após o término de cada bimestre, o que é essencial para a integração família-escola, proporcionando um momento para discussão do desenvolvimento acadêmico e comportamental dos alunos.

No caso da EJA, a organização semestral com 100 dias letivos por semestre destaca um modelo adaptado às necessidades dessa modalidade de ensino, permitindo uma imersão mais intensa no conteúdo e facilitando a conclusão dos ciclos educacionais em um tempo ajustado às realidades dos estudantes adultos.

Essa estruturação do calendário promove uma gestão eficaz do tempo escolar, garantindo não apenas o cumprimento dos requisitos legais, mas também a implementação de práticas pedagógicas que favorecem a aprendizagem significativa, a avaliação contínua e a participação ativa da comunidade escolar no processo educativo.


Crivo do Calendário 2024: o reequilíbrio dos 40 dias nos dias da semana!


Analisando detalhadamente o "Crivo Calendário 2024 - Regular", observamos a distribuição dos dias letivos por dia da semana ao longo dos meses, com o objetivo de cumprir a meta de 200 dias letivos estabelecida pela legislação educacional brasileira. A análise foca na quantidade de dias letivos por dia da semana e identifica as adequações feitas para atingir o requisito mínimo.

Distribuição dos Dias Letivos:

    Segunda-feira: Totaliza 41 dias letivos, excedendo em 1 dia a meta de 40 dias.

    Terça-feira: Também conta com 41 dias letivos, ultrapassando em 1 dia a meta.

    Quarta-feira e Quinta-feira: Ambos os dias apresentam 39 dias letivos, ficando 1 dia abaixo da meta de 40 dias.

    Sexta-feira: Apresenta 38 dias letivos, 2 dias a menos que a meta.

    Sábado: Contabiliza apenas 2 dias letivos, utilizados de forma excepcional.

Análise e adequações:

    As segundas e terças-feiras excedem a meta de 40 dias letivos para cada dia da semana, indicando uma necessidade de reequilíbrio.

    As quartas e quintas-feiras estão ligeiramente abaixo da meta, sugerindo uma pequena defasagem que necessita ser ajustada com uma redistribuição mais equilibrada dos dias letivos.

    A maior discrepância ocorre nas sextas-feiras, com uma deficiência de 2 dias para atingir a meta. Isso indica igualmente fazer os ajustes dos dias que excedem para os dias da semana que faltam para atengir 40..

    Os sábados são utilizados de forma muito limitada, apenas em duas ocasiões específicas (06/04 e 10/08), exatamente para  compensação de dias letivos não registrados de segunda a sexta feira.

Ajustes para Equilíbrio:

Para atingir um equilíbrio mais preciso e cumprir a meta de 40 dias letivos para cada dia da semana, foi feita a revisão e redistribuido alguns dias letivos. Considerou a transferência de um dia letivo das segunda 16-12 e sábado 10-08 para as sextas-feiras, além disso transferiu-se uma terçafeira 06-02 para uma quinta, e o sábado 06-04 para quarta feira, garantindo assim que todos os dias da semana, exceto sábado, atinjam a meta de 40 dias letivos.

 Isso não apenas cumpre os requisitos legais, mas também promove uma distribuição mais uniforme do ensino, evitando sobrecargas em dias específicos e favorecendo um ritmo mais equilibrado para alunos e professores.

Calendário Letivo 2024: educação e cidadania em foco!

 O planejamento do calendário letivo de 2024, conforme a Resolução SEE Nº 4.928, de 17 de novembro de 2023, incorpora datas significativas que refletem a diversidade de temas relevantes para a formação cidadã dos alunos. Este planejamento visa não apenas cumprir exigências legais, mas também promover uma educação integral, que aborde questões sociais, ambientais e culturais.

Março inicia com a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher (04 a 08), culminando no Dia Internacional da Mulher (08), uma oportunidade para discutir igualdade de gênero e direitos das mulheres.

21 de Março, o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, será marcado por atividades que promovam o respeito à diversidade e a conscientização sobre o racismo.

Na semana de 21 de Abril, a Semana dos Direitos Humanos enfatizará a importância dos direitos fundamentais e da dignidade humana.

17 de Maio e 29 de Maio serão dedicados, respectivamente, ao combate à homofobia e ao Censo Escolar, destacando a importância da inclusão e da coleta de dados para a melhoria da educação.

5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, e 12 de Junho, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, serão momentos para reflexão sobre a sustentabilidade e os direitos das crianças.

19 a 26 de Junho, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, e 12 a 18 de Agosto, a Semana Estadual das Juventudes, oferecerão espaços para discussões sobre prevenção e o papel dos jovens na sociedade.

10 de Outubro, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, e 18 a 24 de Novembro, a Semana de Educação para a Vida, incluindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de Novembro), serão oportunidades para abordar temas de segurança, saúde e a valorização da cultura afro-brasileira.

Este planejamento é uma ferramenta vital para a promoção de uma educação que valorize a diversidade, o respeito mútuo e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para oportunizar essas reflexões, sugere-se a realização de projetos interdisciplinares, palestras com especialistas, oficinas criativas e debates em sala de aula. Além disso, a promoção de atividades culturais, como apresentações teatrais e exposições, pode enriquecer o aprendizado e engajar os alunos de maneira significativa.

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Valorizando cada gota de conhecimento: a sabedoria do esforço próprio!

"Depois de carregar sua própria água, você aprenderá o valor de cada gota." 

Este provérbio africano resume a essência da aprendizagem experiencial e da valorização dos recursos. Ele sugere que, ao passar pelo processo de esforço e trabalho árduo para alcançar algo - neste caso, simbolizado pelo ato de carregar água - as pessoas tendem a desenvolver uma apreciação mais profunda pelo resultado de suas ações. Na educação, essa perspectiva pode ser traduzida na importância de envolver os alunos em metodologias ativas de aprendizagem. Quando os estudantes são protagonistas na construção do conhecimento, participando de experiências práticas e enfrentando desafios, eles aprendem a valorizar cada "gota" de conhecimento adquirido. Este processo não apenas enriquece a aprendizagem, mas também fomenta a autonomia e a responsabilidade pessoal.

Professor Deodato Gomes