Bullying

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Educação e Saúde juntas: aliança inovadora no combate à Dengue!


Diretores das Escolas Estaduais e Profissionais da Saúde unem forças em Projeto Interdisciplinar contra a dengue.

Em uma reunião realizada no dia 15, Diretores das Escolas Estaduais de nossa cidade se uniram a especialistas da saúde municipal para lançar um projeto interdisciplinar com o objetivo de combater a dengue. O encontro contou com a presença de figuras notáveis da educação, como a Diretora da E.E. Professora Antônia Bernardo, e representantes das escolas E.E. Epaminondas Otoni,  E.E. Olga Prates e E.E. Dr. João Beraldo, além de importantes membros do setor de saúde, incluindo Wesley Brejos e Lace Caroline, coordenadores do setor de endemias e vigilância epidemiológica, respectivamente, e Afonso Mateus, supervisor das ações de endemias. Esta reunião aconteceu a partir de encaminhamentos da Ilma. Secretária de Saúde Srta. Ludimila.

O Secretário de Educação, Deodato Gomes Costa, e Edinalva Kretli também marcaram presença, reforçando o compromisso da educação com a saúde pública. O projeto, delineado para ocorrer de 19 de fevereiro a 06 de março de 2024, visa engajar os estudantes na construção de armadilhas para os mosquitos da dengue, com Mateus Afonso liderando a iniciativa, visitando as escolas para compartilhar um vídeo tutorial sobre como construir os dispositivos e explanar outras informações.

Além da criação da armadilha, o projeto inclui uma competição amigável entre as turmas, com a promessa de prêmios simbólicos e um café de confraternização para a turma vencedora em cada escola. Cada instituição de ensino estabelecerá seus próprios critérios de avaliação para incentivar a participação ativa dos alunos.

Destaca-se a instituição do "DIA D ESCOLAR: UNIDOS NO COMBATE E PREVENÇÃO À DENGUE" nos distritos de Epaminondas Otoni e Presidente Pena, focando esforços específicos nessas localidades. O cronograma detalhado do projeto prevê atividades distribuídas ao longo de várias datas, culminando em março de 2024, com eventos específicos em cada escola participante.

Este projeto interdisciplinar não apenas visa combater a dengue de maneira prática e educativa, mas também fortalece a mensagem de que "Na luta contra a dengue, cada escola é uma fortaleza de prevenção!", enfatizando a importância da colaboração entre educação e saúde para proteger nossa comunidade.

Educação e Saúde Juntas: Aliança Inovadora no Combate à Dengue

Este esforço colaborativo, que reúne educação e saúde, destaca-se não apenas pela sua abordagem integrada, mas também por um cronograma detalhado, projetado para maximizar a participação e o impacto.

Cronograma detalhado do Projeto Interdisciplinar

Para garantir que todos tenham a oportunidade de participar e contribuir para este esforço coletivo, um cronograma específico foi estabelecido:

    19 de Fevereiro de 2024, Segunda-Feira: As atividades começam na E.E. Dr. João Beraldo às 8 horas, seguidas pela E.E. Antônia Bernardo às 10 horas.

    20 de Fevereiro de 2024, Terça-Feira: A E.E. Geraldo de Souza Norte acolhe o projeto às 8 e 13 horas, enquanto a E.M. Dr. Manoel Esteves Otoni participa às 10 e 15 horas.

    21 de Fevereiro de 2024: O foco se volta para o Distrito de Presidente Pena, com atividades programadas nas escolas municipais e estaduais.

    22 de Fevereiro de 2024: O Distrito de Epaminondas Otoni recebe o projeto, envolvendo tanto escolas municipais quanto estaduais.

Culminância do Projeto

A culminância deste projeto interdisciplinar está marcada para março, com eventos específicos em cada escola participante:

    05 de Março de 2024: E.E. Prof. Antônia Bernardo

    06 de Março de 2024: E.E. Dr. João Beraldo.

    07 de Março de 2024: E.E. Geraldo de Souza Norte.

    08 de Março de 2024: E.M. Dr. Manoel Esteves Otoni.

    11 de Março de 2024: No distrito de Presidente Pena.

 12 de Março de 2024: No distrito de Epaminondas Otoni.

Este cronograma não apenas organiza as atividades de forma clara e acessível, mas também enfatiza a importância da participação ativa de cada segmento escolar da comunidade. Ao unir forças, educação e saúde estão estabelecendo uma frente unificada contra a dengue, repetimos a mensagem de que "Na luta contra a dengue, cada escola é uma fortaleza de prevenção!".

A comunidade é encorajada a se envolver e apoiar estas iniciativas, participando ativamente das atividades programadas e contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Professor Deodato Gomes

    #EscolasContraDengueCC

    Como você e sua família estão contribuindo para o combate à dengue em Carlos Chagas? Compartilhe suas ações com a hashtag #EscolasContraDengueCC.

    Qual a sua dica mais eficaz para evitar a proliferação do mosquito da dengue? Use #EscolasContraDengueCC e nos ajude a espalhar boas práticas!

    Você já construiu sua armadilha para mosquitos seguindo o tutorial do projeto? Poste uma foto e inspire outros usando#EscolasContraDengueCC.


Nenhum comentário: