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segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Calendário Letivo 2024: educação e cidadania em foco!

 O planejamento do calendário letivo de 2024, conforme a Resolução SEE Nº 4.928, de 17 de novembro de 2023, incorpora datas significativas que refletem a diversidade de temas relevantes para a formação cidadã dos alunos. Este planejamento visa não apenas cumprir exigências legais, mas também promover uma educação integral, que aborde questões sociais, ambientais e culturais.

Março inicia com a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher (04 a 08), culminando no Dia Internacional da Mulher (08), uma oportunidade para discutir igualdade de gênero e direitos das mulheres.

21 de Março, o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, será marcado por atividades que promovam o respeito à diversidade e a conscientização sobre o racismo.

Na semana de 21 de Abril, a Semana dos Direitos Humanos enfatizará a importância dos direitos fundamentais e da dignidade humana.

17 de Maio e 29 de Maio serão dedicados, respectivamente, ao combate à homofobia e ao Censo Escolar, destacando a importância da inclusão e da coleta de dados para a melhoria da educação.

5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, e 12 de Junho, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, serão momentos para reflexão sobre a sustentabilidade e os direitos das crianças.

19 a 26 de Junho, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, e 12 a 18 de Agosto, a Semana Estadual das Juventudes, oferecerão espaços para discussões sobre prevenção e o papel dos jovens na sociedade.

10 de Outubro, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, e 18 a 24 de Novembro, a Semana de Educação para a Vida, incluindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de Novembro), serão oportunidades para abordar temas de segurança, saúde e a valorização da cultura afro-brasileira.

Este planejamento é uma ferramenta vital para a promoção de uma educação que valorize a diversidade, o respeito mútuo e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para oportunizar essas reflexões, sugere-se a realização de projetos interdisciplinares, palestras com especialistas, oficinas criativas e debates em sala de aula. Além disso, a promoção de atividades culturais, como apresentações teatrais e exposições, pode enriquecer o aprendizado e engajar os alunos de maneira significativa.

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