Bullying

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Crivo do Calendário 2024: o reequilíbrio dos 40 dias nos dias da semana!


Analisando detalhadamente o "Crivo Calendário 2024 - Regular", observamos a distribuição dos dias letivos por dia da semana ao longo dos meses, com o objetivo de cumprir a meta de 200 dias letivos estabelecida pela legislação educacional brasileira. A análise foca na quantidade de dias letivos por dia da semana e identifica as adequações feitas para atingir o requisito mínimo.

Distribuição dos Dias Letivos:

    Segunda-feira: Totaliza 41 dias letivos, excedendo em 1 dia a meta de 40 dias.

    Terça-feira: Também conta com 41 dias letivos, ultrapassando em 1 dia a meta.

    Quarta-feira e Quinta-feira: Ambos os dias apresentam 39 dias letivos, ficando 1 dia abaixo da meta de 40 dias.

    Sexta-feira: Apresenta 38 dias letivos, 2 dias a menos que a meta.

    Sábado: Contabiliza apenas 2 dias letivos, utilizados de forma excepcional.

Análise e adequações:

    As segundas e terças-feiras excedem a meta de 40 dias letivos para cada dia da semana, indicando uma necessidade de reequilíbrio.

    As quartas e quintas-feiras estão ligeiramente abaixo da meta, sugerindo uma pequena defasagem que necessita ser ajustada com uma redistribuição mais equilibrada dos dias letivos.

    A maior discrepância ocorre nas sextas-feiras, com uma deficiência de 2 dias para atingir a meta. Isso indica igualmente fazer os ajustes dos dias que excedem para os dias da semana que faltam para atengir 40..

    Os sábados são utilizados de forma muito limitada, apenas em duas ocasiões específicas (06/04 e 10/08), exatamente para  compensação de dias letivos não registrados de segunda a sexta feira.

Ajustes para Equilíbrio:

Para atingir um equilíbrio mais preciso e cumprir a meta de 40 dias letivos para cada dia da semana, foi feita a revisão e redistribuido alguns dias letivos. Considerou a transferência de um dia letivo das segunda 16-12 e sábado 10-08 para as sextas-feiras, além disso transferiu-se uma terçafeira 06-02 para uma quinta, e o sábado 06-04 para quarta feira, garantindo assim que todos os dias da semana, exceto sábado, atinjam a meta de 40 dias letivos.

 Isso não apenas cumpre os requisitos legais, mas também promove uma distribuição mais uniforme do ensino, evitando sobrecargas em dias específicos e favorecendo um ritmo mais equilibrado para alunos e professores.

Nenhum comentário: