OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
SASI

Natal

Natal
natal

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

domingo, 7 de maio de 2017

3ª Reunião Pedagógica de 2017 ma Escola João Beraldo. Na parte da manhã discutimos os assuntos elencados na pauta e a tarde foi reservada para o DIÁRIO DIGITAL.

1-Em um dos momentos da nossa 3ª Reunião Pedagógica lemos e refletimos sobre os processos de inclusão a partir deste livro infantojuvenil que traz uma reflexão encantadora. 


RAMOS, Rossana. Na minha escola todo mundo é igual/Rossana Ramos; ilustrações Priscila Sanson.8ª ed.-São Paulo , Cortez.2010 from Escola João Beraldo Escola

Analisamos o quanto avançamos em termos de inclusão analisando um artigo da Revista Nova Escola de março de 2017. A escola é a única na cidade com acessibilidade, tem  Sala de Recurso e nas nossas Reuniões Pedagógicas sempre se abre espaços para a discussão da inclusão. 
2-Sempre nos encontramos com as famílias dos alunos  com deficiência para uma conversa. São elas que  colaboram com as informações na hora de preencher o PDI – o laudo não define o estudante. O atendimento educacional especializado é um parceiro essencial para auxiliar no dia a dia dos professores  que tem alunos com deficiência. 

Avaliação do processo
O  avanço de cada aluno só pode ser considerado em relação a ele mesmo e nunca em comparação com outros. Alunos  com deficiência mental, pense em metas como o conhecimento e a incorporação de regras sociais e de habilidades ligadas à oralidade.

Recursos úteis
Todos os alunos tem o O plano de desenvolvidmento  individualizado (PDI) e este é o instrumento norteador do trabalho a ser desenvolvido pelo professor da sala regular e do AEE com cada aluno com deficiência. 

3-DIÁRIO DIGITAL
Outro ponto da nossa Reunião Pedagógica foi o Diário Digital. Alertamos a todos que está disponível para todos os professores, aqueles que não estão conseguindo é porque não está seguindo o passo a passo que colocamos no Blog. Pedimos calma, paciência pois esta é uma modernização tecnologia importante e esta ferramenta só vem para nos ajudar neste processo tão difícil da escrita escolar. Diários físicos já faz parte do tempo do “ronca”. O diário é uma ferramenta pedagógica que veio para agilizar o seu trabalho. Confira os slides da reunião. 


Esta foi a nossa Pauta;



4-Discutimos na Reunião sobre o DECRETO Nº 43885 DE 04-10-2004-CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SERVIDOR PÚBLICO, O CAPÍTULO III DOS DEVERES E DAS VEDAÇÕES AO SERVIDOR PÚBLICO.
Seção I
Dos Deveres Éticos Fundamentais do Servidor Público
Art. 5º - São deveres éticos do servidor público:
I - agir com lealdade e boa-fé;
II - ser justo e honesto no desempenho de suas funções e em suas
relações com demais servidores, superiores hierárquicos e com os usuários do serviço;
III - atender prontamente às questões que lhe forem encaminhadas;
IV - ser ágil na prestação de contas de suas atividades;
V - aperfeiçoar o processo de comunicação e contato com o público;
VI - praticar a cortesia e a urbanidade nas relações do serviço público e respeitar a capacidade e as limitações individuais dos usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, preferência política, posição social e quaisquer outras formas de discriminação;
VII - respeitar a hierarquia administrativa e representar contra atos ilegais ou imorais;
VIII - resistir às pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas, em decorrência de ações ilegais ou imorais, denunciando sua prática;
IX - observar, no exercício do direito de greve, o atendimento das necessidades inadiáveis em defesa da vida, da segurança pública e dos demais serviços públicos essenciais, nos termos do § 1º do art. 9º da Constituição Federal;
X - ser assíduo e freqüente ao serviço;
XI - comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
XII - manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho;
XIII - participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;
XIV - apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;
XV - manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções; 
XVI - facilitar as atividades de fiscalização pelos órgãos de controle;
XVII - exercer a função, o poder ou a autoridade de acordo com as exigências da administração pública, vedado o exercício contrário ao interesse público;
XVIII - observar os princípios e valores da ética pública; e

XIX - divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Conduta Ética, estimulando o seu integral cumprimento.


5-Discutimos muito também sobre os resultados da escola dentro do Movimento Itinerários Avaliativos os gráficos levados à nossa  reunião. Clique no link e tenha acesso ao documento que orientou a nossa discussão.


6-Nossa Festa junina está marcada para dia 10 de Junho de 2017- Sábado. 


Viva São João, São Pedro e Santo Antônio!

7- Definimos o Período de Renovação do Contrato Pedagógico que será de 22 a 26 de Maio de 2017. Imprima a Ficha, leve para a sala e faça a Roda de Conversa com os alunos.











8- Lembra do texto da Nova Escola que deixamos com os Professores para lerem, reproduzimos um trecho do mesmo aqui. O Assunto é tecnologia e inovação.

Tecnologias digitais, ensino além das aulas e trabalho coletivo são parte do cardápio das novas metodologias. Mas a chave para a qualidade é uma velha conhecida: ter o aluno no centro do processo e o professor mais ativo do que nunca. Conheça seis promissoras novidades

A inovação é mais metodológica do que tecnológica. Inovar é perseguir o objetivo de melhorar as experiências de aprendizagem, os resultados acadêmicos e os projetos de vida dos estudantes por meio de soluções novas. A inovação se sustenta em dois pilares: criatividade e resultado. Criatividade sem resultado é modismo, e resultado sem criatividade não dura muito tempo. Enquanto não surgem pesquisas em larga escala sobre as novidades, não dá para tirar conclusões definitivas. Mas o nítido aumento no engajamento dos alunos (uma constante nas metodologias selecionadas para esta reportagem) é um indício promissor. Afinal, alunos engajados aprendem mais. Todas as novas formas de trabalho exigem um aluno ativo, que aprende pela interação com os colegas e cria projetos. Para o professor, a atuação também muda: o papel central passa a ser elaborar e orientar desafios de aprendizagem, em vez de apenas transmitir informações. 




        Agradecemos a todos os presentes e pedimos aos poucos que não compareceram que procurem se inteirar da reunião lendo a Ata e acompanhando aqui a pauta. 
As nossas reuniões são instâncias importantes de condução de Projetos e encaminhamentos, de correção de qualquer problema relativo à gestão, tomada de decisões à parte física da escola, questões relativas aos alunos e a rotina de trabalho do professor de modo geral.

Como sempre parodiamos, esteja por dentro de tudo que acontece e envolve sua escola. Não seja um ET-Extra Terrestre ou um EE-Extra Escola.  Do seu envolvimento depende os resultados da escola. 




  Agradecemos a todos os presentes e pedimos aos poucos que não compareceram que procurem se inteirar da reunião lendo a Ata e acompanhando aqui a pauta. 

                                 Deodato Gomes Costa - Diretor

Nenhum comentário: