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domingo, 7 de maio de 2017

3ª Reunião Pedagógica de 2017 ma Escola João Beraldo. Na parte da manhã discutimos os assuntos elencados na pauta e a tarde foi reservada para o DIÁRIO DIGITAL.

1-Em um dos momentos da nossa 3ª Reunião Pedagógica lemos e refletimos sobre os processos de inclusão a partir deste livro infantojuvenil que traz uma reflexão encantadora. 


RAMOS, Rossana. Na minha escola todo mundo é igual/Rossana Ramos; ilustrações Priscila Sanson.8ª ed.-São Paulo , Cortez.2010 from Escola João Beraldo Escola

Analisamos o quanto avançamos em termos de inclusão analisando um artigo da Revista Nova Escola de março de 2017. A escola é a única na cidade com acessibilidade, tem  Sala de Recurso e nas nossas Reuniões Pedagógicas sempre se abre espaços para a discussão da inclusão. 
2-Sempre nos encontramos com as famílias dos alunos  com deficiência para uma conversa. São elas que  colaboram com as informações na hora de preencher o PDI – o laudo não define o estudante. O atendimento educacional especializado é um parceiro essencial para auxiliar no dia a dia dos professores  que tem alunos com deficiência. 

Avaliação do processo
O  avanço de cada aluno só pode ser considerado em relação a ele mesmo e nunca em comparação com outros. Alunos  com deficiência mental, pense em metas como o conhecimento e a incorporação de regras sociais e de habilidades ligadas à oralidade.

Recursos úteis
Todos os alunos tem o O plano de desenvolvidmento  individualizado (PDI) e este é o instrumento norteador do trabalho a ser desenvolvido pelo professor da sala regular e do AEE com cada aluno com deficiência. 

3-DIÁRIO DIGITAL
Outro ponto da nossa Reunião Pedagógica foi o Diário Digital. Alertamos a todos que está disponível para todos os professores, aqueles que não estão conseguindo é porque não está seguindo o passo a passo que colocamos no Blog. Pedimos calma, paciência pois esta é uma modernização tecnologia importante e esta ferramenta só vem para nos ajudar neste processo tão difícil da escrita escolar. Diários físicos já faz parte do tempo do “ronca”. O diário é uma ferramenta pedagógica que veio para agilizar o seu trabalho. Confira os slides da reunião. 


Esta foi a nossa Pauta;



4-Discutimos na Reunião sobre o DECRETO Nº 43885 DE 04-10-2004-CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SERVIDOR PÚBLICO, O CAPÍTULO III DOS DEVERES E DAS VEDAÇÕES AO SERVIDOR PÚBLICO.
Seção I
Dos Deveres Éticos Fundamentais do Servidor Público
Art. 5º - São deveres éticos do servidor público:
I - agir com lealdade e boa-fé;
II - ser justo e honesto no desempenho de suas funções e em suas
relações com demais servidores, superiores hierárquicos e com os usuários do serviço;
III - atender prontamente às questões que lhe forem encaminhadas;
IV - ser ágil na prestação de contas de suas atividades;
V - aperfeiçoar o processo de comunicação e contato com o público;
VI - praticar a cortesia e a urbanidade nas relações do serviço público e respeitar a capacidade e as limitações individuais dos usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, preferência política, posição social e quaisquer outras formas de discriminação;
VII - respeitar a hierarquia administrativa e representar contra atos ilegais ou imorais;
VIII - resistir às pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas, em decorrência de ações ilegais ou imorais, denunciando sua prática;
IX - observar, no exercício do direito de greve, o atendimento das necessidades inadiáveis em defesa da vida, da segurança pública e dos demais serviços públicos essenciais, nos termos do § 1º do art. 9º da Constituição Federal;
X - ser assíduo e freqüente ao serviço;
XI - comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
XII - manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho;
XIII - participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;
XIV - apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;
XV - manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções; 
XVI - facilitar as atividades de fiscalização pelos órgãos de controle;
XVII - exercer a função, o poder ou a autoridade de acordo com as exigências da administração pública, vedado o exercício contrário ao interesse público;
XVIII - observar os princípios e valores da ética pública; e

XIX - divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Conduta Ética, estimulando o seu integral cumprimento.


5-Discutimos muito também sobre os resultados da escola dentro do Movimento Itinerários Avaliativos os gráficos levados à nossa  reunião. Clique no link e tenha acesso ao documento que orientou a nossa discussão.


6-Nossa Festa junina está marcada para dia 10 de Junho de 2017- Sábado. 


Viva São João, São Pedro e Santo Antônio!

7- Definimos o Período de Renovação do Contrato Pedagógico que será de 22 a 26 de Maio de 2017. Imprima a Ficha, leve para a sala e faça a Roda de Conversa com os alunos.











8- Lembra do texto da Nova Escola que deixamos com os Professores para lerem, reproduzimos um trecho do mesmo aqui. O Assunto é tecnologia e inovação.

Tecnologias digitais, ensino além das aulas e trabalho coletivo são parte do cardápio das novas metodologias. Mas a chave para a qualidade é uma velha conhecida: ter o aluno no centro do processo e o professor mais ativo do que nunca. Conheça seis promissoras novidades

A inovação é mais metodológica do que tecnológica. Inovar é perseguir o objetivo de melhorar as experiências de aprendizagem, os resultados acadêmicos e os projetos de vida dos estudantes por meio de soluções novas. A inovação se sustenta em dois pilares: criatividade e resultado. Criatividade sem resultado é modismo, e resultado sem criatividade não dura muito tempo. Enquanto não surgem pesquisas em larga escala sobre as novidades, não dá para tirar conclusões definitivas. Mas o nítido aumento no engajamento dos alunos (uma constante nas metodologias selecionadas para esta reportagem) é um indício promissor. Afinal, alunos engajados aprendem mais. Todas as novas formas de trabalho exigem um aluno ativo, que aprende pela interação com os colegas e cria projetos. Para o professor, a atuação também muda: o papel central passa a ser elaborar e orientar desafios de aprendizagem, em vez de apenas transmitir informações. 




        Agradecemos a todos os presentes e pedimos aos poucos que não compareceram que procurem se inteirar da reunião lendo a Ata e acompanhando aqui a pauta. 
As nossas reuniões são instâncias importantes de condução de Projetos e encaminhamentos, de correção de qualquer problema relativo à gestão, tomada de decisões à parte física da escola, questões relativas aos alunos e a rotina de trabalho do professor de modo geral.

Como sempre parodiamos, esteja por dentro de tudo que acontece e envolve sua escola. Não seja um ET-Extra Terrestre ou um EE-Extra Escola.  Do seu envolvimento depende os resultados da escola. 




  Agradecemos a todos os presentes e pedimos aos poucos que não compareceram que procurem se inteirar da reunião lendo a Ata e acompanhando aqui a pauta. 

                                 Deodato Gomes Costa - Diretor

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