Bullying

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A escola João Beraldo visita o Xerimbabo 2011 e aprende com: O segredo das florestas




 Com o tema: “Aimböé – Os Segredos das Florestas” o Projeto Xerimbabo-2011 despertou grande curiosidade quanto  ao significado da palavra aimböé em nossos alunos e professores. Os organizadores dizem que se:  “Trata de um segredo entre os muitos que as florestas revelam". O grande desafio, das nossas  crianças dos anos iniciais que visitaram o projeto, foi o de descobrir o significado desta palavra indígena do século XVIII e apreender todo o conteúdo aprensentado pelos monitores.  Foi nesse clima instigante que os alunos tiveram   a oportunidade de ver e ouvir,  no domingo-(25 de setembro)-no Centro de Biodiversidade da  Usiminas,  atividades voltadas à forma de conservação e desenvolvimento das florestas das florestas do Brasil e do mundo. Foram abordadas questões que levaram alunos e professores a pensarem o que  realmente sabem sobre as florestas, o que pode ser feito para preservá-las e como aprender com seus segredos.  Veja a cobertura completa da visita da nossa escola  em fotos no link abaixo: https://picasaweb.google.com/100562673127135073780/AIMBOEOSEGREDODASFLORESTASXERIMBABO2011
Assista o vídeo  clicando no link abaixo:
Leia a reflexão abaixo e responda a pergunta em negrito na caixa de comentários abaixo:
O que sabemos sobre as Florestas? Como aprender com seus os segredos? Como e quando o ser humano irá compreender que também faz parte do cenário das florestas? Mas que segredos são estes? O que as Florestas nos podem ensinar? Vistas de longe ou de cima as florestas parecem ser feitas apenas de árvores formando um mundo verde. Mas existem segredos escondidos no meio delas, onde transformações e interações incríveis acontecem, nem sempre percebidas pelos seres humanos. 2011 foi decretado pela ONU, o Ano Internacional das Florestas e neste sentido esta estima que anualmente 130 mil km² de florestas do mundo são perdidos devido ao desmatamento. O que aconteceria se todas as florestas do mundo desaparecessem de repente e o planeta virasse um deserto? É possível imaginar um mundo sem florestas?Que segredos escondem a floresta amazônica, a mata atlântica, a caatinga, o cerrado – segunda maior formação vegetal do Brasil, fabricas de fotossíntese? Deixe a sua resposta na caixa de comentários abaixo.

58 comentários:

maria clara rodrigues neves disse...

Acredito que vc perspectiva o efeito para o homem, a sociedade. Sendo assim se
as florestas desaparecem, com elas também desapareceriam os animais e plantas, provavelmente toda esperança de cura para varias doenças. A temperatura do planeta iria se elevar, afetaria a qualidade do ar. Mudaria também a absorção das águas, se os rios não fossem juntos com as florestas, acho muito difícil imaginar, mas com certeza seria um caos merecido para todos nós.

CRISTIANE COSTA SANTOS disse...

CRISTIANE

SE AS ARVORES DO MUNDO ACABASSEM E UMA HORA PRA OUTRA EU IMAGINO QUE NOS MORRERIAMOS NA MESMA HORA PORQUE NÃO EXISTE VIDA SE ARVORES ,PRECISAMOS DELAS PRA SOBREVIVER
PORQUE NOS PRECISAMOS DAS ARVORES PRA RESPIRAR
E EU NÃO CONSIGO IMAGINAR COMO SERIAMOS SEM ARVORES SEM OXIGÉNEO PRA RESPIRAR

lorrane moura andrande disse...

basta observar os acontecimentos recentes os fenomenos naturais estao cada vez mais agrecivos e inconstgantes nao ha como previnir.é a resposta da mae natureza ao homem, que é o pior animal predador na terra.

Noemy soares reis disse...

se as arvores morrerem nos morreriamos porque nos presisamos delas para respirar.

doriene disse...

se as arvores morrerem nos nao ia viver muito tempo
por que as arvore tambem faz parte da nossa vida por que nos precisamos delas para respirar um ar limpo

doriene souza rezende rocha disse...

se as arvores morrerem nos nao ia viver muito tempo
por que as arvore tambem faz parte da nossa vida por que nos precisamos delas para respirar um ar limpo

davi ribeiro lima disse...

se o planeta virasse um deserto ninguem exestiria mais,todosos seres vivos morreriam de sede e de fome,isso ia ser muito ruim.

edivania brandaõ da silva alves disse...

não é possivel porque sem as arvores e sem as florestas agente naõ consegue respirar e nos naõ vão ter frutos para comer vai ser muito ruim para nos, naõ e possivel imaginar um mundo sem floresta.

Sãmara Santos Rocha disse...

porque sem a natureza nos não podemos sobreviver, nunca podemos imaginar o mundo sem floresta assim ninguen podera sobrviver.

Tanyslane Santos De Oliveira disse...

as florestas sumiam não ia ter mais animais e nemseres humano por que nós poderia morre se virasse um deserto não por que sem floreta nós não respiramos.

Alexamdre Alves Prates disse...

mão por que todo mudo morreria... mão por que nos precisamos floresta para vivepor que as arvores e muito ipotante.

sabrina santos rocha disse...

si a floresta desaparecessem não tinha mais vida.eu acho que não porque a felizidade do planeta e a florestas

Rai conceição farias pereira disse...

não por que todo mundo morreria

não é possível imaginar um mundo sem floresta

willer souza reis disse...

todos morreriam por que o ar puro que a gente respira as arvoes que purificam

lorrana cardoso ferreira disse...

acotece que agente não estudariamos e nen vivemos.porque que faz o ar e as arvores...porque pelo o jeito da para imagina ,porque todos estão dematandoas arvores.

Deodato Gomes Costa disse...

Foi emocionante acompanhar nossos alunos neste grande trabalho de educação ambiental. Reclamamos tanto a atenção do aluno em nossas salas de aula, mas eles não se dispersaram por nem um momento durante esta viagem. Não serão mais os mesmos despois desta excursão. Aprenderam muito no Projeto Xerimbabo. Seria excelente se pudéssemos levar mais do que os 46 alunos que foram. Quem foi tem muito de conhecimento prá contar. Como sou grato por mais esta realização da nossa escola!..

Anônimo disse...

Se isso virar um deserto nos morremos e ficamos sem ar e sem respirar . E foi emocionante ir nesse projeto lindo com os seus segredos da floresta e muito lindo esse projeto aimboe e os segredo das florestas.Eu amei beijos Ama Louise

claudirene disse...

PARABÉNS Á ESCOLA JOÃO BERALDO POR ESSE TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO.SE TODOS "NOS" EDUCADORES TRABALHÁSSEMOS PROJETOS COMO ESTE,NOSSOS ALUNOS TERIAM UMA CONCEPÇÃO DIFERENTE DO QUE É MEIO AMBIENTE,É SAINDO DA SALA DE AULA,INTERAGINDO COM ELES É QUE FICA MAIS FÁCIL O ENTEDIMENTO DELES.
CLAUDIRENE S. RODRIGUES;SERRA DOS AIMORÉS-MG.
EMAIL:claudia.chequer@hotmail.com

bruno disse...

o mundo naõ teria mais vida sem o ar alimentos e animais tudo desaparecia. naõ e possivel imaginar um mundo sem floresta,porque eo meio de sobrevivençia naõ so para nos humanos e sim para os animais que vaõ perdendo seu espaço de vida com o passar do tempo pela destruiçaõ das matas e etc.

Larissa disse...

As pessoas não iam sobreviver sem o oxigenio das árvores,e por causa dela que vivemos,se o mundo virar um deserto,todos morreriam pois os alimentos das florestas é que nos dão vida.

WALAS R.DA SILVA disse...

Com certeza nos morreríamos, os animais ficariam sem suas casas, o planeta acabaria.
Pois as florestas e matas,são nossa fonte de vida,
são como orgãos vitais do nosso corpo, sem eles não
viveriamos.
Como falamos que as algas são o pulmão da Terra
mas, as florestas são o nosso coração.
VAMOS PROTEGER AS NOSSAS FLORESTAS
VAMOS NOS PROTEGER!

lorrane ribeiro disse...

As pessoas de hoje nao importam com o que esta acontecendo, no mundo todo , as matas estao sendo destroidas , mas as pessoas nao sabem que naquele lugar mora varios animais , e se isso continuar nos todos iremos ficarmos sem os lugares mais bonitos , tambem vamos ficar sem alimentos para comermos porque tudo isso vem da natureza e os animais vao embora para outro lugares . Vamos cuidar bem do nosso planeta para que haja mais sossego entre os animais e as pessoas.

fabricio disse...

As pessoas nao conceguiram viver sem arvores elas sao lindas e asima de tudo elas purificam o ar que nos respiramos eu nao concigo imagina o mudo sem arvores.

Alexandre disse...

mesmo sem termos ar para respirar ; o ser humano calsador de tudo aquilo olharia para traz e veria o estrago que causou na natureza e nao se pode mais voltar a traz.

Gabriel Pereira Martins disse...

a gente nao conseguiria sobreviver e a gente nao podemos sobreviver sem as arvores porque elas que nos dao ar etc

Guilherme e Gabriely disse...

a gente morreria porque nao teria ar das arvores!!!

LORRANA.MARIA EDUARDA disse...

a gente morrreria porque sem o ar agente não viveria!!!sim porque tem muitas gentes cortando as arvores??

alexandre matos de sa disse...

mesmo sem termos ar para respirar o ser humano calsador de todo aquele estrago olharia para traz ,e veria o estrago que causou na natureza ,e que nao se pode mais voltar atraz.

' Conhaa Gomes . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
' Conhaa Gomes . disse...

Antônia Vitória disse...
A raça humana seria extinta porque dependemos dessa relação afetiva,humano e natureza para obter uma vida saudavel,e é essa relação que nos dá garantia de vida, e nos garante o sonho de um futuro mais tranquilo.
Se tudo acabasse o mundo seria um enorme deserto,aliás,tem ai já agora,uma possibilidade disto acontecer,se não tratarmos bem da mãe natureza.Somos eternos inquilinos dela !!!

Antônia Vitória G.Costa Barreiros

Gabrielly Gomes disse...

Bom, as florestas são necessarias para nossa vida,pois é dela que retiramos alimentos e ar puro.Dependemos inteiramente dela para sobreviver,e ainda por cima nos fornece aprendizado.
Imaginar um mundo sem árvores é totalmente nossa realidade,pois sem elas não teriamos do que viver,e se não cuidarmos,um dia poderá acontecer !!

kelly cristina disse...

bom primairamente,meu nome é kelly cristina estudo no oitavo ano A,na escola dr.joao beraldo e estamos aqui para comentar e concientizar as pessoas sobre a importancia do meio ambiente.o q aconteceria se todas as florestas do mundo desaparecessem?
concerteza todas as pessoas morreriam,pois dependem do meio ambiente para sobreviver,é as florestas que nos fornessem alimentos,remedios,ar puro, e etc.sem floresta o ar seria totalmente poluido e nao existiria vida aqui .
é possivel imaginar um mundo sem floresta?
concerteza!hoje em dia as pessoas nao estao mais se preocupando com o meio ambiente e desmatam cada vez mais.fazem queimadas,jogam lixo e nem se preocupam com o dia de amanha e com o que estao fazendo com a natureza...

David Alexandre disse...

os humanos seriam extintos,pois a mae natureza nos fornece fonte de vida.imagina o mundo sem arvores e praticamente nossa realidade pois os humanos desmatão e nos tirao a vida....

João Gabriel Kern disse...

O mundo seria seco com pouco ou nenhum oxigênio,animais e pessoas morreriam,o solo racharia e sederia sem as raíses para segurar,a terra provavelmente voltaria á sua forma antiga.As florestas são o pulmão do mundo e como os desmatamentos e queimadas estão cada vez maior e é possível imaginar um mundo sem florestas.

João pedro Grateki disse...

As pessoas seriam extintas,pois precisamos das árvores para sobreviver.Porque nossa vida depende inteiramente da mãe Natureza que ainda por cima nos dá aprendizado.

Anônimo disse...

Se todas as florestas do mundo desaparecessem não haveria possibilidade de vida na terra, pois a floresta é fundamental para a sobrevivência de “todos os seres vivos, iria ser triste tudo deserto sem nenhuma forma de vida (sem árvores, sem plantações,sem animais, sem seres humanos). E tudo por conta dos nossos atos inconseqüentes.

Lucas Portes disse...

Se todas as florestas do mundo desaparecessem não haveria possibilidade de vida na terra, pois a floresta é fundamental para a sobrevivência de “todos os seres vivos”, iria ser triste tudo deserto sem nenhuma forma de vida (sem árvores, sem plantações, sem animais, sem seres humanos). E tudo por conta dos nossos atos inconseqüentes.

Anônimo disse...

Os seres humanos seriam extintos pois a natureza é fontes de vida.
Marin Barbosa aluno do 8 ano A

ramomdias disse...

pois os seres humanos morreriam porque nosso habtat natural seria destruido completamente

rayan disse...

as pessoas morreriam, pois nao teriam de onde tirar remedios,fornecer ar puro com isso acontecendo o planeta ou melhor o a especie humana deixaria de exisrtir;

henrrique disse...

todos nos precisamos das riquezas das florestas para sobreviver nao so os humanos como os animais tbm. entao por isso devemos preservar o meio ambiente para que tenhamos um futuro melhor

Edley ROCHA RODRIGUES disse...

SE TODAS AS FLORESTAS DO MUNDO DESAPARECESSEM OS SERES HUMANOS SERIAM EXTINTOS A NATUREZA NOS FORNECEM FONTE DE VIDA.POIS A NATUREZA TEM TUDO QUE PRECISAMOS ELAS NOS DAR ALIMENTO E OXIGÊNIO E SEM ESSE RECURSOS NÃO PODEMOS VIVER.

Unknown disse...

Além de nossa respiração ser seriamente abalada os lençóis freaticos também seriam afetados isso ressalta a importância das florestas elas são como se fossem o pulmão do mundo. Por isso é impossível imaginar o mundo sem as florestas.
VITOR HUDSON MONTALVÃO ROCHA

jonathan s. ferreira disse...

ficariamos sem ar, pois é as arvores que produzem ar para respirarmos, o mundo não seria nada sem a vegetação ai sim seria o fim do mundo e da raça humana, o mundo ficaria feio sem a cor verde das arvores.

Mariana Santos Dias disse...

nao existiria mais seres vivos;o planeta ficaria realmente sem vida.
nao consigo imaginar o mundo sem florestas,pois se imaginasse isso teria que imaginar tambem o mundo sem seres vivos.
Aimboe quer dizer:ensinar

jonathan 2 ano c noturno disse...

ficariamos sem ar, pois são as arvores que produzem ar para respirarmos, o mundo não seria nada sem a vegetação, ai sim seria o fim do mundo e da raça humana o mundo ficaria feio sem a cor verde da vegetação.

Débora P Soares. disse...

nao haveria vida na terra,o planeta estaria totalmente morto.nao porque floresta e vida.
Aimboe quer dizer ensinar

Débora P Soares. - 2º ano C

Anônimo disse...

Sabemos que tudo aqui é emprestado, um dia teremos que prestar contas de tudo que recebemos das mãos do Senhor Deus Criador, alguém muito sábio me disse cuide bem da natureza ela é parte de você.
Veridiana 2ºc noturno.

rejane karla Barbosa paixão disse...

A vida se extinguiria por completo, nada sobreviveria.
É dificil de imaginar a terra vazia!
AIBOÉ: quer dizer ensinar.
Rejane Karla Barbosa Paixão 2º ano c

Anônimo disse...

Lucimeia 2ªano C noturno
Um verdadeiro caos, sem rios,florestas e animais,Deus enfeitou todo esse mundo para cuidadrmos bem dele.

Taciane Lima disse...

Não háveria vida na terra,o planeta estaria totalmente inesistente,nada sobreviveria.
Aimboe quer dizer ensinar.
Taciane e Saulo Lima
2ºAno C
Noturno

Augusto Pereira disse...

Se as florestas desaparecessem, a vida no planeta seria extinta... Florestas preservadas são a base para uma vida saudável e sustentável! Por que deixar para amanhã, o que DEVEMOS fazer hoje? Vamos preservar nossas matas e evitar que nossos netos ou bisnetos paguem por nossos erros! Preservação JÁ!!
Façamos como os povos indígenas... Devemos deixar as florestas nos ENSINAR o jeito certo de manter o nosso desenvolvimento tecnológico, econômico, social e industrial! A Sustentabilidade é a chave para manter a vida no planeta Terra!
Essa é a Escola João Beraldo em busca de um mundo melhor para todos nós!

Anônimo disse...

Da natureza tudo se utiliza: Da arvore comemos o fruto e costruimos a nossa cosas
Como ferro faz maquinas e fabricamos automovel e estalamos indutrias e execultamos grades obras.
Sem a natureza nada seria possivel.Devemos deixar as florestas nos ENSINAR o jeito certo de manter o nosso desenvolvimento tecnológico, econômico, social e industrial! A Sustentabilidade é a chave para manter a vida no planeta Terra!Se tudo acabasse o mundo seria um enorme deserto,aliás,tem ai já agora,uma possibilidade disto acontecer,se não tratarmos bem da mãe natureza.Somos eternos inquilinos dela !!!AIBOÉ: quer dizer ensinar.Lorrane souza figueiredo 5 ano A matutino

Aldair Rodrigues Santana disse...

Se a natureza acabasse derrepntemente, concerteza nós seres humanos e animais de forma alguma aguentariamos sobreviver 1 minuto à mais.

tatiana teixeira disse...

A floresta está seriamente ameaçada pela devastação,as queimadas são cada vez mais freqüentes, com a destruição destes ambientes muitas das espécies que só existem nas florestas correm risco de extinção.
AIBOÉ quer dizer: ensinar.
Tatiana Teixeira 2º c noturno.

Húrlen Gabriel Jardim Ferreira disse...

As florestas correspondem a uma grande parte da nossa existência...
As Florestam nos revelam o segredo da vida...
As florestas nos alimentam, nos alegram...

Anônimo disse...

Sem a natureza nada seria possivel.Devemos deixar as florestas nos ENSINAR o jeito certo de manter o nosso desenvolvimento tecnológico, econômico, social e industrial! A Sustentabilidade é a chave para manter a vida no planeta Terra!nao existiria mais seres vivos;o planeta ficaria realmente sem vida.
nao consigo imaginar o mundo sem florestas,pois se imaginasse isso teria que imaginar tambem o mundo sem seres vivos.Se todas as florestas do mundo desaparecessem não haveria possibilidade de vida na terra, pois a floresta é fundamental para a sobrevivência de “todos os seres vivos”, iria ser triste tudo deserto sem nenhuma forma de vida. Maria dos Anjos 2ano c noturno

Anônimo disse...

AIBOÉ quer dizer: ensinar. Se todas as florestas do mundo desaparecessem não haveria possibilidade de vida na terra, pois a floresta é fundamental para a sobrevivência de “todos os seres vivos, iria ser triste tudo deserto sem nenhuma forma de vida.Diego de Souza Soares.
2 ano c noturno.