Bullying

quarta-feira, 5 de março de 2014

COMEÇA HOJE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 O tema é “Fraternidade e Tráfico Humano”

COMEÇA HOJE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014
O tema é “Fraternidade e Tráfico Humano”
                Começa neste 05 de março a CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014, que este ano aborda o tema: FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO.  O lema da campanha ‘É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU” L5,1. Esta campanha vem colocar o dedo na ferida da nossa sociedade, pois busca identificar as práticas do tráfico humano em suas várias forma, sabendo que este mal está incrustado na cultura em que vivemos. Tem como objetivo despertar a nossa sensibilidade para que possamos entender, reconhecer que existe e dar a nossa contribuição para mudança deste drama que destrói aquilo que de mais precioso existe no ser humano, a sua dignidade. Não podemos aceitar esta situação criminosa em que crianças, jovens, mulheres e trabalhadores são tratados como objetos e escravos. É preciso uma forte reação de toda a sociedade, para que se possa instaurar de uma vez o respeito social. Segundo o Papa, é preciso pensar nas crianças que são adotadas  com o objetivo de remover–lhe os órgãos, é preciso pensar  nas mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, e nos trabalhadores explorados, sem direitos nem voz.
          É uma grande ofensa a dignidade do ser humano.  A Campanha quer nos chamar a atenção para estas situações de injustiças e opressão que acontece nessa sociedade que se encontra assentada sobre as bases  do consumismo Capitalista. Enquanto escola  é preciso nos posicionarmos e termos uma postura crítica frente a esta perversidade. 
        “O tráfico de pessoas é um dos maiores problemas na sociedade de hoje e representa um tema de grande importância para o Brasil, por sua incidência dentro do país e entre os nacionais vivendo no exterior. Constitui a terceira modalidade criminosa no mundo, ultrapassada apenas pelo tráfico de armas e de drogas. As estimativas de junho de 2012 da organização internacional do trabalho OIT apontam uma cifra de 20,9 milhões de vítimas de trabalho forçado e exploração sexual ao nível mundial, entre eles 5,5 milhões de crianças, o que indica a relevância do tema do tráfico de pessoas no mundo de hoje”  Guia de Referência da Secretaria Nacional de Justiça.
1-      O que significa ser livre?
2-      Em nossa cidade existem casos de pessoas que migraram e nunca mais voltaram?
3-      Postamos aqui o CARTAZ da Campanha analise e deixe sua opinião no box de comentários, refletindo também sobre as questões acima.                                                   Por Deodato Gomes Costa-Diretor

Nenhum comentário: