Bullying

terça-feira, 3 de junho de 2014

ACONTECEU A 1ª FESTA JUNINA DE 2014: um balão multicor no céu da Escola João Beraldo.


FESTA JUNINA: um balão multicor no céu da Escola João Beraldo.
    Olha pro céu, meu amor, veja como ele está lindo! Olha pra aquele balão multicor…”. Calma aí gente, não é um céu não  é a Festa Junina da escola João Beraldo que aconteceu no dia 01 de Junho. É a primeira festa junina deste 2014! É bonito demais de se ver nossa escola nesta época.  Festa Junina é sinal de muito trabalho colaborativo e bastante participação de pais e alunos. Começa sempre com a caracterização do ambiente escolar que este ano, D. Vilma caprichou. A copa do mundo só veio trazer mais motivos ainda para enfeitar de laços,  murais, chapéus caipira, bandeira e encher de muita beleza nossa escola. Quer ver,  é só dar uma entradinha na João Beraldo para sentir a  importância de cultivar uma tradição e comprovar como nossa escola está mais  bonitas vestida de quadrilha e de futebol. Uma profusão de símbolos juninos se misturam com  a copa, que é nossa paixão nacional. Vai D. Vilma misturando e  interpretando  tudo, com sua fertilidade mental. Faz uma bandeirola aqui, um verde amarelo ali, uma palha acolá,  e de repente... tudo pronto para acolher quem chega. Porque este é o sentido deste intenso trabalho.
     Viva São João! Viva o pé de moleque e a cocada da Marina! Viva o pastel feito ao som de muitas histórias,  contadas e recontadas durante sua preparação! Viva a tapioca de Juelice! Viva o quentão  que o Caê, Professora Célia,  e todo aluno  pode tomar sim, porque não tem álcool. Viva  as cantineiras, e a professora Malu que põe  a mão na massa junto com elas.  Na cantina se frita, se faz caldos e sua muito, apesar do friozinho gostoso de junho. Viva até mesmo os improvisos, pois fazem parte! Viva a presença dos pais  na festa que gostam de ver seus filhos protagonizando lindas apresentações, registradas em cada foto. Viva todas as danças dos alunos acompanhadas por Fabiana!  Viva a barraca de bolo, de doces, do palhaço, da caixa surpresa, ornamentada nos detalhes para ficar mais linda e atrativa! Viva o biscoitão de goma da Lili, o bingo de mesa, de Seu Valdeí e o frango assado! Viva também o sonrisal para ajudar aqueles que extrapolam e se enrolam com a gastronomia desta época! E na portaria? Entrada? Só depois que o Alessandro colocar a pulseirinha, é a senha! Traga toda sua alegria, só não vale trazer qualquer espécie de bebida. Alcool não entra, olha o segurança aí gente! Tem que se dar um viva geral para todos que fazem a festa junina desta escola! A festa foi um sucesso, com direito até a comentários na rede social. A cada ingresso vendido, escuta-se a voz do André: “boas festas”.Não, não é dezembro não André, é junho mesmo. Sugeriu Terezinha: vamos gravar,  André,  você não vai precisar repetir! Viva até por aqueles que reclamaram da colaboração de R$2,00 (dois reais) na portaria, mas reconhecem que sem segurança não se pode fazer festa. Queria dar um viva para quem não ajudou em nada! Acho que não tem nínguem que não tenha feito nada, alguma coisa se fez. Olha que tem muita gente que não apareceu o nome aqui.
            Você já pensou o que significa toda esta movimentação para a festa junina acontecer em  nossa escola? É... a grande questão é que esta festa é movimento do coração mesmo. Muito trabalho sim, mas sobretudo um momento de integração e doação de toda comunidade escolar! Perde a escola que não faz a festa. É o assassinato silencioso de  valores seculares, incrustados como verdadeiras pérolas na alma de todos nós.  Daqui mais um pouco, se não se faz, a  criança e a  juventude não conhecerá mais a esta tradição. A escola é laica sim, não tem religião,  mas quem disse que fazendo esta festa estamos cultuando santos? O gostoso mesmo é o nosso encontro em torno de todas as comidas embalados pelo forró gostoso que só em nosso país tem. Façamos valer esta gostosa cultura popular que já esta amarrada em nossos costumes.
            Vamos viver o mês de junho,  entremos no romantismo do dias dos namorados, vibremos e torçamos para o Brasil que está na expectativa do HEXA, por que junho, junho está apenas começando e daqui a pouco já estamos nas férias e vamos poder ver a copa enquanto descansamos da escola. Que bom que todas as escolas da nossa cidade sabem levar esta alegria junina para sua comunidade escolar e a cidade inteira vira esta grande festança popular. Quando muitas cidades estão levando artistas célebres para dar seu show em praça, pagando altos caxês para entreter as  pessoas, as escolas da nossa cidade, incluindo a João Beraldo,  divertem a população com suas lindas e gostosas festas juninas!  Nossa gratidão a todos vocês que ajudaram a fazer esta GRANDE FESTA JUNINA!  2015 TEM MAIS!...
                                                                                  Por Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: