Bullying

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

QUANDO NÃO SE SABE PARA AONDE VAI, QUALQUER CAMINHO SERVE.-Reunião de Planejamento dia 28 de Fevereiro de 2015-Sábado a partir das 7:30 horas. Com almoço no local do Planejamento.


Todo ano durante o nosso Planejamento relembramos  a obra clássica de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, mais especialmente a parte  em que Alice, querendo sair da casa da Duquesa, pergunta ao Gato:
__ Poderia me dizer por favor que caminho devo tomar para ir embora daqui?
     Pergunta Alice ao Gato, que se encontrava sobre uma árvore.
__ Depende bastante para onde quer ir. Respondeu o Gato.
__ Não me importa muito para onde, disse Alice
__ Então responde o Gato ... não importa que caminho tome.
    
 Resumindo  este diálogo, concluímos  que “quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” . Por aí vemos a importância do que é ter um ponto de partida  para  o trabalho docente,  expresso em um bom Planejamento. Não se admite mais um professor em que seu trabalho não esteja assentado sobre um  Planejamento.       É imprescindível a existência de um um bom Plano de Trabalho para que se consiga chegar a algum lugar. Planejar não é só preencher papel, é fazer recortes e refletir o que pode ser feito, a partir do esforço para se conseguir uma aprendizagem significativa e efetiva para uma boa formação das nossas crianças, adolescentes e jovens. 
Como bem nos ensina  o  romano Sêneca com sua filosofia estoica, “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, neste sentido é preciso traçar os caminhos,  mesmo porque eles só existem quando caminhamos. Sêneca ainda diz que se não sabemos a que porto nos dirigimos, nenhum vento nos será favorável.

Nenhum comentário: