Bullying

domingo, 24 de maio de 2015

ESCOLA JOÃO BERALDO CONCLUI COM ÊXITO PROJETO INTERDISCIPLINAR ANTIBULLYING E CYBERBULLYING!


O que você faz para construir uma Cultura de Paz, em sua escola, na família e na sociedade de modo geral?
A violência tem sido diversificada e aumentada de forma estarrecedora em nossa sociedade. A falta de amor, de sensibilidade, de ética, de exercício da cidadania, enfim o desrespeito e a falta do desejo de querer para os outros aquilo que queremos para nós são causas maiores para a ausência da Paz. A Escola não é uma ilha, isolada da sociedade, ela reflete os acontecimentos sócias e não tendo força para promover a mudança na sociedade, trabalha com os estudantes objetivando a construção de cidadãos capazes de optar pela PAZ e construir uma convivência social solidária.
Preocupados com isso é que já alguns anos vimos discutindo com a todos os professores e alunos da nossa escola  o fenômeno bullying e cyberbullying. O trabalho é preventivo e consiste em trazer a tona a conceituação, os tipos de ações e de personagens, causas e consequências, para aqueles que se envolvem neste mal. Como o trabalho é de prevenção buscamos também estratégias para intervenção, quando acontece, mas o empenho é para que aconteça a  de redução  e até erradicação desse tipo de violência do nosso meio, onde prevaleça o princípio da alteridade e da solidariedade. Tem dado resultado, pois já há algum tempo percebemos cada vez mais os estudantes recorrendo ao diálogo como forma de resolver suas diferenças, sendo cada vez mais presente no meio dos nossos estudantes um clima de amizade, de boa convivência e de respeito.
Acreditamos que as fórmulas para solução desse grave problema, estão justamente na discussão e no envolvimento de todos os segmentos da escola, que podem contribuir individual e/ou coletivamente para o fim desse mal. Por isso é que investimos nas Assembléias de Sala e em Plenária que garantem a expressão e a reflexão dos de toda a comunidade escolar. Possibilitamos a todos os nossos estudantes compreender o fenômeno – saber o que é bullying e cyberbullying, quais são seus personagens, onde ocorre, suas causas e consequências, neste ano em particular, ao longo de toda a semana de 18 a 22 de maio. Percebemos cada vez mais, em função do trabalho antibullying e cyberbullying a redução das ações agressivas praticadas por estudantes, que causam tanto sofrimento a seus colegas.
Todos os casos e conflitos entre estudantes, quando acontecem, são mediados pela equipe pedagógica e diretor e os próprios alunos procuram não silenciar, tendo os mesmos direito a uma boa lembrança do tempo de escola. Em todas as blusas do uniforme existe um ícone de  apelo contra o bullying e cyberbullying além de termos um livro onde são registrados todas as situações de conflitos que vierem a acontecer.
O trabalho foi encerrado com uma plenária no pátio, depois de realizada uma assembleia em cada sala de aula e uma profusão enorme de cartazes, vídeos, murais e apelos em geral. Por ocaisão da entrega dos resultados do 1º bimestre, apresentaremos o tema para os pais, convocando-os para ao compromisso com a Cultura de Paz. Abaixo vocês podem conferir cartazes construídos pelos nossos alunos ao longo da semana.




Nenhum comentário: