Bullying

sábado, 2 de maio de 2015

Caminhos da nossa Terra- Gênero Textual Relato de viagem - Neste dia 30 de Abril mais turmas do vespertino fizeram a visita à Pedra da Baleia. Logo depois os alunos redigem o seu relato de viagem.

Excursão Educativa à Pedra da Baleia – Proposta Pedagógica

Justificativa
A valorização da identidade cultural e do sentimento de pertencimento passa pelo conhecimento do território em que se vive. Estimular o aluno a observar, explorar e compreender o seu entorno é fundamental para a formação de sua identidade cultural e social. Conhecer um ponto turístico do próprio município amplia sua visão de mundo e reforça o vínculo com a comunidade.

Objetivo
Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer a Pedra da Baleia, um dos principais monumentos naturais de Carlos Chagas, com o objetivo de desenvolver a produção escrita do relato de viagem, gênero textual a ser trabalhado em sala de aula.

Público-alvo

  • Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Dr. João Beraldo

  • Alunos do 5º e 9º ano das escolas convidadas

Ações Pedagógicas Prévias

  • Estudo e prática do gênero relato de viagem, visando à instrumentalização textual do aluno.

  • Apresentação de informações prévias sobre a Pedra da Baleia: localização, relevância histórica, ambiental e turística.

  • Exibição de vídeo motivador sobre a Pedra da Baleia.

  • Leitura de fragmento da obra de Amir Klink, como estímulo para a redação do relato final.

Orientações aos Alunos (via panfleto informativo):

  • Usar tênis confortável

  • Levar água individual

  • Usar protetor solar

  • Levar lanche saudável (evitar refrigerantes, pois aumentam a sede e o local não dispõe de água potável)

  • Ao chegar ao topo (602m de altitude), respeitar a faixa amarela, em atenção à segurança e à Lei da Gravidade.

Logística e Recursos

  • Transporte: ônibus com 42 lugares

  • Percurso: Saída de Carlos Chagas com destino à Pedra da Baleia

  • Acompanhamento: 4 professores-monitores por viagem, sendo obrigatória a presença do professor de Língua Portuguesa

Produto Final
Produção de um relato de viagem individual, inspirado na experiência da excursão e no exemplo do relato de Amir Klink sobre sua travessia do Atlântico em um barco a remo rumo à Namíbia.






Para motivação este vídeo foi projetado para todas as turmas, além da leitura do Relato de viagem do Amir Klink

Nenhum comentário: