Excursão Educativa à Pedra da Baleia – Proposta Pedagógica
Justificativa
A valorização da identidade cultural e do sentimento de pertencimento passa pelo conhecimento do território em que se vive. Estimular o aluno a observar, explorar e compreender o seu entorno é fundamental para a formação de sua identidade cultural e social. Conhecer um ponto turístico do próprio município amplia sua visão de mundo e reforça o vínculo com a comunidade.
Objetivo
Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer a Pedra da Baleia, um dos principais monumentos naturais de Carlos Chagas, com o objetivo de desenvolver a produção escrita do relato de viagem, gênero textual a ser trabalhado em sala de aula.
Público-alvo
-
Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Dr. João Beraldo
-
Alunos do 5º e 9º ano das escolas convidadas
Ações Pedagógicas Prévias
-
Estudo e prática do gênero relato de viagem, visando à instrumentalização textual do aluno.
-
Apresentação de informações prévias sobre a Pedra da Baleia: localização, relevância histórica, ambiental e turística.
-
Exibição de vídeo motivador sobre a Pedra da Baleia.
-
Leitura de fragmento da obra de Amir Klink, como estímulo para a redação do relato final.
Orientações aos Alunos (via panfleto informativo):
-
Usar tênis confortável
-
Levar água individual
-
Usar protetor solar
-
Levar lanche saudável (evitar refrigerantes, pois aumentam a sede e o local não dispõe de água potável)
-
Ao chegar ao topo (602m de altitude), respeitar a faixa amarela, em atenção à segurança e à Lei da Gravidade.
Logística e Recursos
-
Transporte: ônibus com 42 lugares
-
Percurso: Saída de Carlos Chagas com destino à Pedra da Baleia
-
Acompanhamento: 4 professores-monitores por viagem, sendo obrigatória a presença do professor de Língua Portuguesa
Produto Final
Produção de um relato de viagem individual, inspirado na experiência da excursão e no exemplo do relato de Amir Klink sobre sua travessia do Atlântico em um barco a remo rumo à Namíbia.
Para motivação este vídeo foi projetado para todas as turmas, além da leitura do Relato de viagem do Amir Klink
Nenhum comentário:
Postar um comentário