Bullying

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2016. Clique na imagem e veja a cobertura completa em fotos.


Discurso de Encerramento da Cerimônia de 
Conclusão do Ensino Médio da turma de 2016.

(Diretor Deodato Gomes Costa, em Tom Solene)

Neste momento, um turbilhão de sentimentos preenche nossos corações. A alegria pelo caminho trilhado e a saudade antecipada se entrelaçaram em nossa jornada conjuntamente.

Chegamos ao final desta cerimônia de conclusão, um marco que ecoa como nossa última aula juntos. Devo confessar, uma emoção é palpável, um aperto no peito, o desejo quase incontrolável de verter lágrimas de gratidão e afeto. Ao pensar que os jovens do 3º ano estão concluindo seu Ensino Médio e em breve não mais merecem conosco, o peso do adeus se faz presente. Nossa saudade de todos vocês já se faz sentir. Acompanhamos muitos de vocês desde os primeiros passos, vimos crescer de alunos a filhos. Por isso, nossos corações se enchem de emoção.

Esta cerimônia de conclusão não é apenas um adeus, mas também um momento de entrega. Filhos e filhas, que um dia adentraram nessas portas, agora deixam esta segunda casa que é a nossa escola. É um marco solene que abre um horizonte de esperança e fé em cada um de vocês. Neste instante, enquanto celebramos suas conquistas acadêmicas e pessoais, nós também nos despedimos, entregando a vocês uma parte de nós.

Lembre-se de que o crescimento, o conhecimento e a evolução pessoal são tesouros conquistados. Essas conquistas não apenas mostram seu intelecto, mas também refletem sua habilidade de cuidar uns dos outros, compartilhar afeto e calor humano. Agora, é hora, jovens, de partir em busca dos sonhos que aninham em seus corações. Este é o tempo de vocês.

Tudo o que fizemos, ensinamos e compartilhamos foi inspirado por um amor profundo que reside em nossos corações. Essa é a essência da educação. Educar é um ato de coragem e amor, como disse o grande educador Paulo Freire. É uma honra para nós compartilharmos este momento, sermos testemunhas de histórias tão lindas e relevantes de suas vidas. Hoje é um ponto final, o fechamento de um capítulo desta jornada chamada Escola João Beraldo. Mas não é um fim, é uma memória que nasce.

Daqui para frente, esta escola e todas as experiências que compartilhamos, se tornarão a história viva em seus corações. Permitam-me usar as palavras poéticas de Fernando Pessoa: "Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Vocês, queridos alunos, tornaram-se eternos em nossos corações, inesquecíveis e únicos. O amor não se explica, e é impossível comparar a importância que cada um de vocês tem para nós.

Agora, chegamos ao final deste caminho. Este momento é de entrega, de passagem da tocha da vida. Os sábios sabem que o jovem não engana, os desafios agora são seus para enfrentar. Pais e escola entregam-lhes um legado, suas próprias vidas. Agora, jovens, é com vocês. Vocês agora são seus próprios mestres. Ninguém mais responde por suas ações. Vocês são os arquitetos de suas próprias histórias a partir de agora. Construímos caminhos traçados para que outros possam seguir.

Os pais não carregarão mais essa responsabilidade. Agora é a sua vez de assumir as consequências das suas escolhas. Assumam as idéias e tomem decisões com sabedoria. As portas do mundo estão abertas, aguardando sua entrada. Conquistem, busquem, a vida é movimento constante. Não parem. Lutem por seus sonhos com paixão e determinação. Sejam mais do que esperam que sejam, trilhem caminhos que desafiem a mediocridade.

(Neste momento olhei para cada um deles e continuei...)

Nossa jornada juntos chegou a um ponto de transformação. Saiba que o sucesso reside em cada um de vocês. As sementes que plantamos aqui florescerão em um futuro brilhante que é seu para moldar. Parabéns por esta conquista. O futuro aguarda, jovens. Sigam em frente, escrevam suas próprias histórias magníficas. O mundo é vasto, e vocês estão prontos para conquistá-lo.




Nenhum comentário: