Bullying

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Alunos e professores, tudo pronto...tudo preparado.... Vamos recomeçar!!! Parafraseando a canção: a Escola é a estrada de fazer sonho acontecer! Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de pessoas que acreditem que ele possa ser concretizado.



           Nesta semana participo da Blogagem Coletiva  #52semanasdegratidão, com esta postagem.  Só a gratidão torna suficiente tudo que temos e somos. Olhar para a vida pelo lado das coisas que faltam só nos torna mais ingratos e infelizes. Nossa fé é a nossa maior fonte de alegria e de gratidão.  Sou muito grato pela semana de aula que começa e pelo nosso trabalho na educação. Num país de 12 milhões de desempregados
temos que nos sentir privilegiados. Por isso trouxe esta canção neste video, com as imagens da nossa nossa escola e da semana pedagógica com três dias de ricos encontros de professores, como forma de agradecimento. A gratidão está sempre referenciada no amor. Por isso podemos também parafrasear: Quem sabe a gratidão quer dizer amor. 
          É com a canção de Milton Nascimento,  na verdade ele só interpreta,  que brindamos a chegada dos estudantes à escola. O próprio nome da canção já reporta ao fundamento maior da vida: “Quem sabe isso quer dizer amor”. A que referencia a palavra "isso" no título da canção? Nesta pequena palavra pode estar o universo inteiro.  O autor desta arte, tenta  conceituar o amor a partir de muitas metáforas e sentimentos poéticos. A verdade é que tudo, tudo mesmo é fruto de um imenso AMOR, que transcende a pequenez do próprio ser humano na sua  limitada capacidade de amar, perceba que a canção fala do possível, “tudo que é possível falar”, o possível é a fronteira de tudo que buscamos, contudo só é possível  os “fragmentos de luz”. Então porque não dizer que diante da fragilidade humana o “amor  é a Estrada de fazer o sonho acontecer”?  E quando vem os “temporais”, “o mal”?   Ele, o amor, é a única força capaz de segurar. Somente Ele tem competência de nos fazer lembrar de coisas que “ninguém viu”. Alguém sabe dizer “Aonde nasce a fonte do ser”?  Difícil não é mesmo? Só Ele pode nos transportar para esta dimensão.

        É por tudo isto que concebi como  linda ...   perfeita...   maravilhosa... esta canção porque é portadora de um importante recado. É uma verdadeira obra de arte, brotada da sensibilidade do Lô Borges e Marcos Borges. Sim,  aqueles mesmos do Clube da Esquina. E o nome do  álbum onde esta canção está inserida? Sabe qual o nome: Pietá, tudo é muito sugestivo, não é mesmo?  Ele deve ter retirado de uma pintura para compor a Capa do seu Álbum.
Pietà  de Michelangelo. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. É de 1498/99 e foi esculpida no mármore. Se encontra na Basílica de São Pedro em Roma.

Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor 

 Milton Nascimento

Cheguei a tempo de te ver acordar
Eu vim correndo à frente do sol
Abri a porta e antes de entrar
Revi a vida inteira

Pensei em tudo que é possível falar
Que sirva apenas para nós dois
Sinais de bem, desejos de cais
Pequenos fragmentos de luz

Falar da cor dos temporais
Do céu azul, das flores de abril
Pensar além do bem e do mal
Lembrar de coisas que ninguém viu
O mundo lá sempre a rodar
E em cima dele tudo vale
Quem sabe isso quer dizer amor
Estrada de fazer o sonho acontecer

Pensei no tempo e era tempo demais
Você olhou sorrindo pra mim
Me acenou um beijo de paz
Virou minha cabeça

Eu simplesmente não consigo parar
Lá fora o dia já clareou
Mas se você quiser transformar
O ribeirão em braço de mar


Você vai ter que encontrar
Aonde nasce a fonte do ser
E perceber meu coração
Bater mais forte só por você
O mundo lá sempre a rodar
E em cima dele tudo vale
Quem sabe isso quer dizer amor
Estrada de fazer o sonho acontecer




Como não agradecer pelos três dias de Reunião Pedagógica, quando fizemos juntos um seminário sobre disciplina, montamos um plano de ação, revisitamos nossos projetos de trabalho, estudamos sobre TDH e legislação? Tudo em preparação para receber as estrelas maiores deste palco, eles, os estudantes, nossos adolescentes cheios de muito agito e adrenalina.



 Agradecidos somos por pisar os pés todos dias nesta escola, templo do conhecimento.  Tudo organizado e preparado para eles. 





4 comentários:

Sônia Rocha disse...

Deodato:
Certamente será uma bela recepção.
Um abraço e um ótimo ano letivo.

Maria Reciclona disse...

Prezado Deodato. Sua paixão pela licenciatura evoca nosso respeito e também nossa gratidão por sabe-lo tão dedicado a esta causa tão nobre e imprescindível para a formação de seres humanos. Com certeza isso tudo quer dizer amor. Receba meu abraço, desejando-lhe um excelente ano letivo.

Anônimo disse...

Deodato,
Tenha um excelente ano letivo!
Abraço!
www.acasadaritablog.blogspot.com.br

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde, Deodato!
Colocando comentários em dia...
Uma imagem linda vc ilustrou seu blog... Pietá!
Seja feliz e abençoado!
Abraços fraternais