Bullying

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Sicoob promove palestra sobre cooperativismo para as Escolas e Secretaria de Educação de Carlos Chagas.



 Se existem assuntos que hoje não são mais tabus perante a comunidade escolar de Carlos Chagas são: empreendedorismo e educação financeira. Isto por força de um trabalho amplamente desenvolvido junto às escolas pelo Sicoob em parceria com o Sebrae, por meio da promoção de várias capacitações que abordaram este tema. Pode se dizer que todos os professores de Carlos Chagas, receberam treinamentos nesta temática, como proposta de trabalho prático para toda a escola e para a sala de aula em particular. 

Senhora Thaís, ministrante da palestra sobre Educação Cooperativista.

Dessa vez o Sicoob apresenta mais um tema de grande relevância para a comunidade, que é   a proposta  de um Programa Educação Cooperativa. O programa foi apresentado por meio de uma palestra, ministrada pela Senhora Thais Leite, da OCEMG, junto aos Diretores de Escolas Estaduais da cidade,  ao Secretário Municipal de Educação, e à Diretora da Escola privada Cooeducar.

Em termos pedagógico o Programa propõe que a temática do Cooperativismo permeie o processo educativo  do projeto político-pedagógico de cada  Escola envolvida,  com a inserção do assunto de forma transversal, interdisciplinar e complementar aos conteúdos regularmente trabalhados. 


O Programa está ancorado principalmente no 7º princípio que norteia o cooperativismo e destaca o interesse pela Comunidade, a geração de empregos na localidade; a realização de projetos sociais  e a preservação do meio ambiente, como uma  das linhas orientadoras do trabalho com o programa educacional, através das quais as cooperativas levam seus valores à prática. 

A Thaís apresentou o conceito de cooperativismo, que de acordo com a Aliança Cooperativa Internacional, é apresentado como sendo uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer as aspirações econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade  coletiva e democraticamente gerida.

Ainda, o Programa Educação Cooperativa, se justifica pela expectativa em relação à inserção do tema na comunidade que pode ser um indutor do desenvolvimento local, bem como pela necessidade de disseminação da doutrina cooperativista e da cultura da cooperação de forma ampla, que neste caso pode se dar partir da escola. Como Recurso Didático, o Programa apresenta:  01 kit impresso por escola e o mesmo material na forma Digital, Cartilha 5S, Pílulas do conhecimento (sugestão de textos, vídeos, músicas e livros) – meio virtual. 

Veja a Missão do Programa Educação Cooperativista, apresentado pela palestrista:
Pela sua Missão, percebe-se que  a Educação Cooperativista tem como centro de suas ações o SER HUMANO e os VALORES, decorrre daí, entre outras coisas, a grande importância de um trabalho desta natureza junto aos estudantes da nossa cidade. 

Percebeu-se que entre os gestores presentes houve grande interesse pelo tema, em função da importância e significado que pode vir a assumir a matéria perante a comunidade. Vamos aguardar a posse dos kits do Programa para que se possa pensar em um possível planejamento e inserção do tema no dia a dia das escola em  2019. Agradecemos e parabenizamos ao Sicoob por esta considerável iniciativa.

Acesse o registro das imagens da reunião. Clique aqui.

Nenhum comentário: