Bullying

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

UNIFORME ESCOLAR? MAS POR QUÊ?

Conheça os benefícios que o uso do uniforme escolar oferece a todos e entenda os principais motivos dessa prática tão saudável
Uniforme escolar? Mas por quê?
Quando o assunto é usar uniforme escolar existem muitas dúvidas que podem surgir na cabeça de pais – ou responsáveis – e alunos. Existem argumentos contrários e favoráveis com relação ao seu uso, porém, nós da Escola João Beraldo acreditamos na eficiência do uso dessa vestimenta padronizada.

Muitos alunos podem em certos momentos achar o uso do uniforme uma regra desnecessária e, às vezes, um pouco chata. Mas o uso do uniforme traz vários benefícios, tanto para quem usa, como para a Escola.

O cuidado do adolescente para com ele mesmo na escola começa com o cuidado e a organização do seu uniforme. A mesma afirmativa vale para os pais, o cuidado dos pais para com a vida escolar do seu filho começa pela sua atenção pelo uniforme do filho.

Entre os benefícios que encontramos quando pensamos no uso dos uniformes, podemos listar vários tópicos, entre eles estão:

A praticidade
Quando o aluno começa a se importar mais com a sua vaidade, e o uso do uniforme impede a perca de tempo na escolha da roupa certa.

O desgaste de outras roupas
Ao usar regularmente o uniforme escolar, evitamos o desgaste de outras roupas que podem ser usadas em outras ocasiões e locais diferentes do ambiente escolar.

Bullying
Hoje em dia, escolher a “roupa errada” pode ser motivo de bullying entre os colegas de classe. Usando o uniforme, todos mesmo com suas diferenças descobrem-se iguais.

Diferencia os ambientes
Usando o uniforme, consegue-se separar claramente a diferença entre o ambiente escolar com os outros na cabeça dos adolescentes, conferindo assim responsabilidade.

Mais conforto
O uniforme por ser confeccionado com tecidos flexíveis, acaba permitindo que todos os alunos exerçam as atividades com mais conforto, principalmente quando se tratam de atividades físicas.

Segurança e disciplina
O uso do uniforme implica em disciplina com relação a todos na escola e também oferece mais segurança, podendo-se diferenciar claramente quem faz parte ou não da Escola.

Atenção voltada para o aprendizado

O uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem

Igualdade

Evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.
Respeito

Incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pelas escola, o que é fundamental para a vida em sociedade.
Economia

Evita o uso de roupas normais, representando uma economia financeira considerável.



Usar o uniforme escolar não se trata de uma regra em que se pensa apenas no benefício da Escola, pelo contrário, quando implantamos essa prática, pensamos em cada um dos alunos que faz parte dessa grande família que é a Escola João Beraldo.

Adote essa prática tão saudável e usufrua ilimitadamente de todos os benefícios que ela oferece a todos.

Nenhum comentário: