AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Recomeços... retomadas... reinícios, a vida é cheia deles! É o ano letivo de 2019 começando!

A vida é cheia de recomeços... Em todos os momentos da nossa vida estamos sempre recomeçando. A dimensão profissional portanto merece atenção especial neste momento em que nos preparamos para recomeçar no ano letivo de 2019. Estamos sempre buscando nos reformular profissionalmente. Colocar em dia nossos conhecimento e práticas  em vista de nos tornarmos um  profissional atualizado e sintonizado com mudanças é fundamental. Nos recomeços sempre nos inspiramos em algo novo e impulsionador ou fazemos isto retomando e inovando uma tradição, o importante é não se acomodar. Certo é que, nos nossos recomeços existem sempre uma oportunidade para fazer e refazer de outra forma, com mais iluminação,  aquilo que já fizemos rotineiramente como um tarefismo estafante e sem vida.  Começar repetindo tudo do mesmo jeito é recomeçar com as mesmas crenças, ideias e instrumentos que não farão as coisas novas. Quando a transformação e o movimento são a grande essência da vida a inércia e a acomodação é a grande essência da morte. Parar é se encolher, é se deprimir é se acomodar em nosso egoísmo e se entregar para a morte. A parada de férias em janeiro é só para se revitalizar... merecer o descanso... para recolocar a força da  vida em curso e fazer as retomadas profissionais. Em educação, licença e afastar é só começar para se acomodar. Tem aqueles que querem ficar no gostoso de casa só recebendo o salário. Fica muito difícil depois para retomar e voltar. O desafio maior colocado para todos os profissionais da educação agora é fazer uma conexão vibrante, entusiasmada com a docência, forma como existimos socialmente e  fonte incondicional da nossa realização enquanto ser humano. 
O desafio também é mobilizar de novo nossas potencialidades adormecidas e reatualizá-las em cada atividade da nossa prática de ensino. Para isso é preciso compromisso, luta, e planejamento.  A nossa maior aposta deve ser deixar um pouco do nosso ser no coração de cada um dos nossos estudantes. A vida mesmo se expressa é produzindo, é construindo, é fazendo história. Que no ano letivo de  2019 o nosso trabalho tenha mais efetividade e as nossas afetividades  na relação docente-discente, docente-docente se consolidem ainda mais... e tenha sempre um lugar de amor especial em nosso coração. 
Que possamos superar as lágrimas... e viver a alegria de uma verdadeira festa apesar de todas as pedras que existem no caminho da nossa profissão. Que o perdão e a compreensão superem toda e qualquer mágoa! Que nossa meta absoluta seja sempre o nosso estudante, razão maior do nosso ser profissional.  Ter a Fé como força primordial para esta caminhada é fundamental para enfrentar as tempestades.  Supere os seus medos e complexos, busque as sensações positivas. Apenas os sonhos tem poder para mover pessoas e destruir os medos  que não deixam a vida seguir.
                   Aproveite o momento deste recomeço do ano letivo de 2019 para fazer como Jesus fez, tornar novas todas as coisas. “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21, 5)”. Tudo pode assumir uma nova feição  mas o inédito mesmo só existirá apenas se você fizer com que ele nasça, do contrário será tudo mais das mesmas coisas.  Com um olhar  de amor para nossa dimensão profissional, e fortalecendo a disposição para fazer as coisas acontecerem,  podemos ajudar muitas jovens e adolescentes a encontrarem um caminho de realizações. 
       Um excelente ano letivo de 2019 para todos nós!
                        por Deodato Gomes Costa

Nossa Semana Pedagógica foi riquíssima, com muitas discussões e encaminhamentos.


Nenhum comentário: