AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

domingo, 3 de março de 2019

Aprenda a formatar provas no word. Veja os vídeos que vão te deixar um craque em edição de provas.







Deparamos sempre com alguns professores que tem dificuldade em FORMATAR sua prova no word. Recebemos provas no e-mail, apesar dos esforços percebidos  para adequação, desconfiguradas, provocando retrabalho e perca de tempo. Isto é sempre um problema para o professor, o Especialista e  o Gestor. Uma prova deve ser apresentável, primar pela distribuição das questões de forma organizada, ocupando apenas o espaço que lhe cabe em termos de texto e imagem. Uma prova escrita é o cartão de visita do professor, que passa vários recados do seu fazer pedagógico para os seus estudantes com este instrumento avaliativo. Uma prova desconfigurada e sem formatação emite uma mensagem de descuido e desinteresse na sua preparação. O professor pode até ter preparado uma prova bem feita,  com questões inteligentes e bem pensadas, dentro das competências e habilidades que ele trabalhou,  mas acaba prejudicada porque não apresenta uma edição estética e bem delineada na folha para que justifique sua impressão. Convenhamos colegas uma prova bem formatada, economiza espaço e é um convite à aprendizagem. 
Para saber formatar uma prova no word não existe computador mágico que faz este serviço sozinho sem você. Esta habilidade prática depende de domínio das técnicas do word, de treino e prática constante.  Aqui apresentamos um caminho para você que ainda não domina as técnicas de formatação de provas no word aprender. Mas, de novo lembre que é preciso treinar, fazer e refazer de novo para fica bam, bam bam nesse ofício. Para começar aprenda a inserir imagens no word, seguindo o passo a passo.


É possível inserir imagens/fotografias em provas formatadas no Word?

Processo inclui localizar e selecionar as imagens em pastas e a quebra de texto automática para que você possa posicioná-la onde você quiser. Leia e pratique o passo a passo a  seguir diversas vezes até ficar craque. 
1. O professor vai elaborar uma prova e separa várias imagens para inserir na prova e então encontra muitas dificuldades no processo de formatação. É possível e fácil você trabalhar com imagens no Word, basta seguir os passos abaixo fazendo várias vezes para fixar o procedimento. 
2. Para inserir fotos em um arquivo do Word professor, deixe o cursor (a linha vertical pulsante que indica onde você vai começar a digitar) no ponto em que você quer colocar a foto.
3. Em seguida, clique em “Inserir”, no menu do alto da página. Selecione “Imagem”. Por padrão, será aberta a pasta “Imagens” para você localizar a foto que quer. Ou então copie e cole da internet se for o caso.
4. Se ela estiver em outra pasta (como “Documentos”, por exemplo), é só clicar nela e localizar o arquivo. Quando encontrar a foto, clique em cima dela e, depois, em “Inserir”.
5. A imagem vai surgir no seu arquivo Word em tamanho original (normalmente, bem maior do que a gente gostaria). Para ajustá-la ao tamanho desejado, clique em cima dela para selecionar.
6. Perceba que vão aparecer vários pontinhos e quadradinhos ao redor da foto. Para mudar o tamanho dela sem alterar a proporção, você precisa usar uma das bolinhas dos quatro cantos da imagem.
7. Se você usar um dos quadradinhos nas quatro laterais da foto, ela vai ficar toda distorcida. Clique na foto e, depois, na bolinha de um dos cantos. Arraste para cima ou para baixo para alterar o tamanho. Pronto!
8. Se quiser colocar várias fotos lado a lado, para economizar espaço, selecione todas as fotos de uma vez, que elas já vão aparecer juntas no Word. Depois, é só ajustar o tamanho de cada uma.
9. Para que você possa colocar a imagem em qualquer lugar da página, já com a imagem na página dimensionada no tamanho que desejar, clique com o direito do mousse, localiza no menu que se abriu o seguinte texto; Quebra de texto automática, escolha qualquer um dos primeiros ícones e clique. Pronto a imagem fica liberada para você colocá-la onde quiser na página do word. 
Acesse aqui as nossas diretrizes para avaliação



Vão aqui dois vídeos que ensina de forma didática e explicada nos mínimos detalhes como editar sua prova. São produzidos pelo Professor Paulo Assunção. Ele fala devagar mas são precisas suas explicações. 





Nenhum comentário: