Bullying

segunda-feira, 6 de maio de 2019

1919 - 2919 - Relatividade Geral - Um superteste


1919-2919-Relatividade Geral-Um superteste

Em 1915, Albert Einstein, num breve e complexo artigo, apresentou suas descobertas teóricas sobre a gravidade, a chamada Relatividade Geral, após árduas matemáticas realizadas nos 10 anos que se seguiram à sua revolucionária Relatividade Especial publicada em 1905. Era a nova visão do sistema cósmico, sem a noção newtoniana de atração gravitacional, substituída pela de movimento no espaço-tempo curvado pela massa dos corpos celestes. 
O teste empírico dessa constução teórica foi feito em maio de 1919, por meio de observações de um eclipse solar total, realizadas em duas regiões próximas ao equador terrestre, uma delas no município de Sobral, no Ceará. A nova teoria previa que certas estrelas vistas na escuridão do eclipse estariam deslocadas. 1,75 segundo de arco relativamente à posição visível sem a preença da massa do Sol. Esse deslocamento, tão pequeno quanto a aparência de uma moeda de 1 real vista a 3 km, foi plenamente comprovado pelos astrônomos.
Curiosidade: a teoria do cientista alemão foi comprovada por astônomos britânicos apenas seis meses após o fim da guerra que opôs alemães e ingleses. Einstein acabaria renunciando à nacionalidade alemã 14 anos depois, durante o nazismo. 

Nenhum comentário: