Bullying

sábado, 11 de abril de 2020

Um excelente documentário do Spotniks no ar no YouTube mostra cronologicamente como o mundo perdeu tempo negligenciando a realidade do coronavírus.



Segundo os organizadores, este documentário, TIMELINE CONVID-19, foi produzido com um único objetivo: seguir os primeiros passos da maior pandemia do século vinte e um. Para isso, se construiu  uma linha do tempo, com literalmente centenas de informações fundamentais, para entender como se saiu de um surto de pneumonia supostamente inofensivo numa cidade do interior da China para o maior perigo à humanidade, desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Ao final do documentário pode se concluir que Trump não tem razão ao ameaçar cortar fundos da Organização Mundial da Saúde por causa do alegado centralismo chinês da entidade. Mas a OMS, que é maior que questões regionais, tem que explicar por que recomendou que não se fechassem fronteiras nem se proibissem viagens quando mais de cem países já haviam detectado o coronavírus e por que demorou tanto para declarar a pandemia. Pode não ter sido uma decisão política, mas ela com certeza agradou a China que, àquela altura, tentava evitar perdas econômicas com possíveis embargos de natureza sanitária. A OMS só foi reconhecer que o contágio se dava entre humanos em janeiro, mesmo sabendo desde dezembro que havia casos fora de Wuhan. A China fez tudo o que pôde para esconder o vírus, e a OMS aparentemente fez pouco para contestar a informação falsa.
FONTE: O Globo de 11 de Abril de 2020

Nenhum comentário: