Bullying

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

domingo, 17 de maio de 2020

MOMENTO DE INOVAÇÃO - NESTA SEXTA FEIRA OS PROFESSORES DA ESCOLA JOÃO BERALDO SE ENCONTRAM PELA PRIMEIRA VEZ DE FORMA REMOTA EM REUNIÃO PEDAGÓGICA ON LINE DE TRABALHO. A palavra que mais apareceu no Chat foi SAUDADE!

A palavra que mais apareceu no chat durante a nossa 1ª REUNIÃO DE TRABALHO ON LINE, realizada de forma remota,   foi saudade, afinal desde o dia 18 de março, quando foram suspensas as aulas, não nos encontramos mais. Somos realmente uma família, um grupo de pessoas irmãs que se encontram para fazer educação. A Escola é um espaço de realização profissional, um lugar de encontros onde se partilham vidas, essa é que é uma grande verdade. Foi bom demais ver o rosto de todos os colegas ainda que tenha sido pela tela do notebook e de forma on line.  Foi virtual,  mas foi um momento de muito expectativa de encontro com o outro. É no encontro com o nosso semelhante que nos tornamos quem somos. Um momento mágico e inesquecível e a distância, que será um um divisor de águas nas nossas relações didático-pedagógica e que chega para marcar definitivamente as nossas reuniões de trabalho. O virus é um acelerador de futuros, jamais pensamos que ficaríamos em algum momento sem colocar os  pés na Escola de forma frequente e queseríamos obrigados a participar de reuniões fisicamente distantes. Os nossos encontros a partir de então, até o fim desse dramático momento serão sempre assim, de forma remota, mediados pela tecnologia, sem ao menos podermos cumprimentar com um aperto de mão. Pelo fato de ter este formato,  nem por isso deixou de ser rico em ideias, debates e de buscas pelos melhores caminhos de organização do  nosso teletrabalho e do nosso ensino, que passa ser a partir de então totalmente on line e mediados pela tecnologia. 

A Escola estava em um excelente rítmo no início do ano mas fomos surpreendidos pela pandemia que levou à suspensão das aulas, e nem por isso podemos deixar de buscar  viver a nossa grande ideia do ano de 2020 que é a de  transformar nossas aulas em grandes experiências. Lembram? Agora mais ainda precisamos fazer valer este nosso lema.  A proposta é de nos tornar inesquecível para nossos alunos. São as palavras iniciais do nosso caderno azul.  Mais do que em todos os tempos, na atual conjuntura se torna essencial e muito importante investir nas nossas experiências de aulas, que assume agora este novo formato e que vem para ampliar a nossa possibilidade de ensino. Nada substitue a relação didática-pedagógica professor-aluno. Nunca antes como hoje, precisamos tanto buscar estabelecer uma conexão autêntica com os nossos alunos, fazendo com que eles se sintam únicos, confiantes e seguros. E garantir esta máxima: vai passar, ninguém vai perder o ano, estamos aqui para construir algo muito valioso que é a educação. 

Foi produtivo demais nos reunirmos com o objetivo pedagógico de encaminhar as diretrizes do Regime de Estudos Não Presenciais (REANP). Melhor ainda conhecer e apresentar as ferramentas que serão utilizadas por todos nós na nova forma de  ensinar  remotamente. Foi excelente conhecer a organização do nosso Teletrabalho. Quem diria colegas que um dia teríamos que nos reinventar desta forma tão abrupta e nos organizar para trabalhar em casa, buscando fazer tudo com eficiencia e eficácia. Vamos explicar um pouco do que será nosso ofício neste novo tempo. 

Pelo REANP, os estudantes vão acessarem os Planos de Estudos Tutorados, carinhosamente chamados de PETs, que nada mais são do que apostilas com várias atividades dos assuntos abordados nas teleaulas, relacionadas a todas as disciplina do novo Currículo de Minas, mostradas pela Rede Minas. Eles assistirão as aulas e resolverão os exercícios nas apostilas, que tem abrangência temporal de um mês e devolverão para a correção dos professores, que registrarão na formulário de carga horária dos estudantes. Lembrando que os alunos precisam cumprir 800 horas semanais, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Educação(CNE).

Pelo teletrabalho os professores deverão se apropriar dos PETs,  estudando os mesmos, resolvendo ali todas as atividades apresentadas para sanarem dúvidas dos seus estudantes de forma on line. Ainda no regime de teletrabalho devem montar seu Plano de Trabalho e seu relatório de horas trabalhadas de acordo com sua jornada e associar às atividades desenvolvidas. A Carga Horária de Hora Atividade, tempo em que o professor preparava suas aulas, corrigia atividades e desenvolvia alguma leitura, o mesmo deve dedicar a fazer cursos on line oferecidos pela Secretaria de Educação. Deverão ainda estar em conexão com sua chefia imediata, por meio de dispositivo eletrônico afim de atender às demandas surgidas, durante suas horas de trabalho em casa. É importante lembrar que os Professores de apoio, tem a tarefa de analisar e adequar as apostilas para seus estudantes especiais, para que este possam resolver as atividades de forma autônoma, tudo em perfeita sintonia com a família. 

                                                            Por Deodato Gomes 


Um comentário:

Unknown disse...

Diante de um momento tão delicado e de tantas incertezas, rever meus colegas mesmo que virtual foi mt bom.