Bullying

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ESTUDANTES DA ESCOLA JOÃO BERALDO DEGUSTAM INSETOS( ENTOMOFAGIA) NA FEIR...


A CONTRIBUIÇÃO DOS INSETOS PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR, SUBSISTÊNCIA E MEIO AMBIENTE

O QUE É ENTOMOFAGIA?

          Entomofagia é o consumo de insetos por seres humanos. A entomofagia é praticada em muitos países ao redor do mundo, predominantemente em partes da Ásia, África e América Latina.

         O aumento da população, urbanização e o crescimento da classe média têm elevado a demanda global por alimentos, especialmente as fontes proteicas animais.

          Uma das maneiras existentes para se resolver o problema de segurança alimentar é a criação de insetos. Insetos estão em todos os lugares, se reproduzem rapidamente, possuem altas taxas de crescimento e de conversão alimentar, além do mínimo impacto ambiental causado em todo seu ciclo de vida. São nutritivos, com alto teor de proteina, ácidos graxos e minerais. Podem ser criados a partir de resíduos orgânicos, como rejeitos de alimentos. Além do que, insetos podem ser consumidos inteiros, moídos, processados em pó ou em pasta para serem incorporados a outros alimentos.

POR QUE INSETOS? 

O uso de insetos como alimento, tanto para humanos quanto na nutrição animal, conferem muitos benefícios ao meio ambiente, à saúde, à sociedade e como meios de subsistência.

Vantagens ambientais:

• Insetos produzem menos gases de efeito estufa do que a pecuária convencional. Por exemplo, suínos produzem de 10 a 100 vezes mais gases de efeito estufa por quilograma de peso.

• Insetos podem se alimentar de resíduos orgânicos, como restos de alimento e dejetos humanos, compostagem e esterco animal, podendo transformá-los em proteina de alta qualidade, inclusive para utilização na alimentação animal.

• Insetos utilizam muito menos água que a pecuária convencional. Besouros de farinha, por exemplo, são mais resistentes à seca do que o gado.

 • A criação de insetos é muito menos dependente de extensões de terra que a pecuária convencional

Benefícios à saúde

• Insetos são fontes de nutrientes e proteinas de alta qualidade se comparado à carne bovina e ao pescado. Insetos são particularmente importantes como suplemento alimentar para crianças que sofrem de má nutrição, pois a maioria das espécies tem alto teor de ácidos graxos (comparáveis ao pescado). Também são ricos em fibras e micronutrientes como cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, selênio e zinco.

• Insetos são considerados animais de baixíssimo risco em relação a zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos) como o vírus H1N1 (gripe aviária) e o mal da vaca louca.

Benefícios sociais e meios de substência

• Insetos podem ser diretamente e facilmente coletados na natureza. Para tal atividade se requer um mínimo de conhecimento técnico e pouco investimento para a aquisição de equipamentos básicos de coleta e criação.

• Os membros mais pobres da sociedade, incluindo mulheres e pessoas sem terra, seja em áreas urbanas ou rurais, podem se encarregar de coletar os insetos diretamente do ambiente, de cultivá-los, processá-los e vende-los. Essas atividades além de melhorar diretamente a alimentação, podem servir como opção de renda por meio da venda do excedente da produção em mercados livres de rua.

• A coleta e criação de insetos pode também oportunizar ações empreendedoras sejam em economias desenvolvidas, em transição ou em desenvolvimento.

• O processamento de insetos para a alimentação humana ou animal é algo que pode ser feito com relativa facilidade. Algumas espécies podem ser consumidas inteiras. Podem também vir a ser processados em pasta ou moídos como farinha, além disso, suas proteinas podem ser extraídas.

 

A entomofagia é perigosa? 

Não existem casos conhecidos de transmissão de doenças ou parasitóides para humanos ocasionados pela ingestão de insetos (sendo esses insetos criados e manipulados sob as mesmas condições sanitárias de qualquer outro alimento). Podem ocorrer alergias, contudo estas são comparáveis com alergias a crustáceos, os quais também são invertebrados. Comparados com mamíferos e aves, os insetos oferecem menos risco na transmissão de infecções zoonóticas a humanos, a outras criações e vida selvagem, no entanto mais pesquisas são requeridas.

A aversão dos consumidores continua sendo uma das maiores barreiras para a adoção dos insetos como fonte viável de proteína

Quais são as espécies de insetos mais comumente consumidas?

Mais de 1.900 espécies de insetos são consumidas no mundo todo. Contudo, esse número continua a crescer à medida que aparecem novos resultados de pesquisas sobre o assunto.

Os grupos de insetos mais consumidos são os besouros, as lagartas de mariposas ou borboletas e abelhas, vespas e formigas. Estes, seguidos de gafanhotos, esperanças e grilos, cigarras, cigarrinhas, cochonilhas e percevejos , cupins, libélulas, moscas

Esses.foram os textos que cada um falou no dia




Nenhum comentário: