Bullying

terça-feira, 23 de março de 2021

PROGRAMA VOLTA AO NOVO: O Instituto Ayrton Senna consolida parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, para implementação do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais intitulado Volta ao Novo.

 


A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, fecha adesão ao convite do Instituto Ayrton Senna aderiu para participar do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais - Volta ao Novo, afim de desenvolver trabalho com as competências socioemocionais, junto aos professores e equipe técnica da Secretaria. Estamos conscientes da importância das competências socioemocionais para melhores resultados educacionais, sociais e econômicos.

Por esse programa  a Secretaria Municipal de Educação vai propiciar apoio e acolhimento aos professores e prepará-los para trabalhar essas competências junto aos estudantes das nossas Escolas, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais. Destacamos aqui o papel fundamental do professor, o que implica na necessidade de ampliar e solidificar a sua formação para que ele possa adequar-se às exigências de um ensino voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais. O processo de formação docente deve fortalecê-lo não só do ponto de vista teórico, mas principalmente prático: o professor precisa desenvolver, em si mesmo, as habilidades socioemocionais para estar capacitado a intervir nos modos de pensar, de viver e se relacionar dos seus alunos.

Vale dizer que as competências socioemocionais estão estabelecidas no Novo Currículo de Minas e é de grande importância no processo educativo uma vez que vai muito além do trabalho com apenas a dimensão cognitiva, pois visa formar o ser humano  pleno, integral.  

Howard Gardner, autor da Teoria das Inteligências Múltiplas afirmou que no século 21 a ética vai valer mais que o conhecimento. A ética está ligada à ação das pessoas e é aquilo que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, definindo o que é o certo e o errado e está no campo das competências socioemocionais. Vejam que as cinco(5) macrocompetências e suas 17 subdivisões são perpassadas pela questão da Ética.

Quadro com as MACROCOMPETÊNCIAS  e sua subdivisões:

De acordo com a proposta, do Instituto Ayrton Sena, com o qual a Secretaria firmou adesão neste 22 de Março,  serão ofertadas webconferências, lives, troca de experiências e apoios múltiplos de modo que ocorra o envolvimento de professores e famílias no debate do desenvolvimento de competências socioemocionais, sem custo (R$) algum para o município.

Serão muitos momentos de formações para os profissionais ligados à Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, e nelas serão tratadas as cinco macrocompetências,  que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno das pessoas, são elas:

1.                          Resiliência emocional;

2.                          Amabilidade;

3.                          Abertura ao novo;

4.                          Engajamento com os outros;

5.                          Autogestão.

FIQUEM ATENTOS, E NÃO PERCAM A DATA DE LANÇAMENTO!

O lançamento do Programa, chamado de  Volta ao Novo acontecerá no dia 30 de março, às 14 horas pelo canal doYouTube. Vamos acompanhar!

Nenhum comentário: