Bullying

domingo, 29 de agosto de 2021

Aí foram eles, os Enccejeiros, em busca da sua escolaridade perdida!... Boa Sorte!..

 


Clique na imagem para acessar o álbum completo.

Foram fazer o ENCCEJA neste domingo(29-08-2021) por volta de 40  jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada e que por algum motivo abandonaram a Escola.  Esta prova foi realizada pela primeira vez em 2002 e se tornou  um momento de excelente oportunidade.  Com o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA) quem faz a prova tem a oportunidade de conquistar a conclusão da sua Educação Básica.

A Prefeitura e a Secretaria deu todo  o suporte aos mesmos,  desde o momento da inscrição até o transporte para se deslocar até Nanuque, cidade onde se realiza a Prova. Na impressão dos cartões de inscrição receberam todas informações indicando o local de prova e procedimentos a serem adotados.   

O dia para eles é bem atípico e intenso pois precisam dar conta de 4 provas, que acontecem na parte da manhã e da tarte deste domingo,  cada uma com 30 questões, além da proposta de redação. Os ônibus disponibilizados pela Prefeitura, dirigidos pelos motoristas, Paulo e Carlinhos deixam os enccejeiros na porta do local de prova e esperam até a noitinha para o retorno.

As provas cobram capacidade de ler e interpretar,  de análise e cálculo e são adequadas para este público que já está  no mercado de trabalho e precisa da conclusão da escolaridade para avançar na vida. A prova de redação é feita sempre com temas relacionados ao dia a dia e faz dobradinha com a de Língua Portuguesa, precisa conseguir a média nas duas ao mesmo tempo.

Lembrando que tem o benefício da Certificação Parcial, aquele que não conseguir êxito em todas as provas.

Inscrevemos mais de 100 mas apenas 40 embarcaram para fazer a fazer a prova.

Então é isso. Boa Sorte para todos eles e elas!

Esta Certificação faz muita diferença na vida desses jovens e adultos pois abrem muitas portas em sua vida! Prá cidade é também bom, pois é mais gente qualificada e testada. 

 Ficamos aqui torcendo para todos eles e elas.

Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: