Bullying

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Novo Protocolo Sanitário das atividades presenciais nas Escolas, flexibiliza e diminue restrições para o ambiente escolar. As Escolas Municipais já se estão se adequando.

NOTA DA 5ª VERSÃO DO PROTOCOLO

A contribuição dos mineiros com as medidas de prevenção à COVID-19 e a boa adesão a vacinação em todas as faixas etárias elegíveis no estado tem gerado impacto na diminuição dos novos casos diários da doença em Minas Gerais, bem como a diminuição dos casos graves e óbitos. Trata-se de um esforço conjunto do Governo do Estado de Minas Gerais e cidadãos. 

Com a melhora da situação epidemiológica, é possível avançar nas estratégias de flexibilização, e diminuir as medidas restritivas, inclusive aquelas aplicáveis ao ambiente escolar.

Com base nisso, a 5ª edição do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais têm como principal modificação o aumento da capacidade de indíviduos nas salas de aula e nos demais espaços escolares, bem como no transporte escolar. Anteriormente, a capacidade permitida era 50% nos espaços escolares, agora retornamos a ocupação de 100% dos espaços, desde que sejam mantido o distanciamento de 0,90 metros entre os estudantes nos ambientes da escola. O mascaramento universal e as demais medidas de proteção permanecem como obrigatórias para instituições públicas e privadas. Outras alterações desta edição incluem: substituição de metragem de distanciamento nos refeitórios de 1,5 metros para 0,90 metros (item 7.6), exclusão da restrição de uso de computadores, equipamentos eletrônicos e outros objetos de uso compartilhado e exclusão de “quarentena de livros” devolvidos na biblioteca (anteriomente presentes no item 7.3).

Sempre importante lembrar que a pandemia da COVID-19 é um evento dinâmico e aos poucos novas evidências científicas são apresentadas por pesquisadores de todo mundo. Deste modo, diante de novas descobertas e de alterações do quadro epidemiológico, as diretrizes deste protocolo podem sofrer alterações.

Esperamos que o mais breve possível os cidadãos de Minas Gerais possam retornar complemente a suas rotinas. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais espera que com as mudanças propostas nessa versão, a comunidade escolar possa, pouco a pouco, retornar completamente as suas atividades habituais, e que sejam mitigados os prejuízos educacionais e sociais que a pandemia da COVID-19 trouxe para toda a sociedade.

 Acesse o documento aqui

Nenhum comentário: