Bullying

domingo, 3 de abril de 2022

Final de maio inicia os treinamentos com o tema da Comunicação não-violenta que muito auxiliará no dia a dia da Escola.

Vamos dominar esta  prática que promove a escuta atenta e  colabora para que os conflitos se resolvam de forma mais empática e eficaz. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação,  oferta o treinamento para os profissionais de educação que estão distribuidos em 4 grupos para participarem de 3 encontros com especialistas neste assunto capital para nossas Escolas.

É um chamado a todos os colegas para  uma séria refexão sobre esse tema que está tão em alta: comunicação não-violenta (CNV) e que muito auxilia na melhora dos nossos relacionamentos interpessoais nas Escolas e em nossas famílias. 

Segundo o psicólogo americano Marshall Rosenberg, autor do livro referência nessa área, trata-se de uma prática baseada em habilidades de linguagem e de comunicação, que nos apoia na maneira como nos expressamos e ouvimos uns aos outros. Um dos pilares da CNV é a escuta, que ocorre de maneira estruturada, planejada, e que ultrapassa aquilo que emerge da situação vivida, resgatando seu histórico e as oportunidades de aprendizagens a partir dali.

Resenha da obra:


Em um mundo violento, cheio de preconceitos, conflitos e mal-entendidos, buscamos ansiosamente soluções para melhorar nossa relação com os outros. Nesse sentido, a boa comunicação é uma das armas mais eficazes. Grande parte dos problemas nas Escolas e entre casais, professores e alunos, professores com professores, diretores e professsores, professores e pais,  pais e filhos, empregados e empregadores, vizinhos, políticos e governantes pode ser amenizada e frequentemente evitada apenas com... palavras. Porém, saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer, embora pareça tarefa simples, é das mais difíceis. Nesta obra, best-seller no Brasil e no mundo, Marshall Rosenberg explica de maneira revolucionária os valores e princípios da comunicação não violenta, que se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem nossa capacidade de manter a humanidade, mesmo em condições adversas. Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da CNV, ensina o leitor a: 

entregar-se de coração aos relacionamentos e se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas; 

• identificar e expressar sentimentos; 

• expressar a raiva de forma não violenta;

 • transformar padrões negativos de pensamento;

 • resolver seus conflitos com os outros de forma pacífica; 

• criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

 Nesta nova edição, que conta com um capítulo inédito sobre mediação e solução de conflitos e prefácio de Deepak Chopra, Marshall Rosenberg consolida seu trabalho, reconhecido mundialmente, e compartilha com a gente ensinamentos testados e comprovados na prática.

Nenhum comentário: