Bullying

domingo, 22 de maio de 2022

UNIFORME para nossos alunos, um sonho que se materializa neste momento.





É o sonho de todo gestor ver a Escola em que dirige uniformizada e também de todos os pais que querem ver os seus filhos chegando em segurança na Escola. Por isso é um momento de muita alegria, este em que se pode entregar aos alunos e suas famílias três blusas escolares. Esta é uma vontade do Prefeito, um desejo dos gestores e uma realização que interfere diretamente na rotina das Escolas. Sabemos que as famílias viram suas rendas serem reduzidas como consequência da pandemia e em decorrência da inflação que diminuiu o poder de compra em todos os lares.  Os mais necessitados são os que mais sofrem com esta situação. E o uniforme é um ítem que pesa bastante no orçamento famíliar de quem já vem perdendo renda.

Ir para a Escola uniformizado é uma prática saudável, positiva, útil e vantajosa. Para as famílias ela é fundamental. Os preparativos de um filho para ir a Escola começa por um gostoso banho, e depois por se vestir adequadamente para o ambiente escolar. Essa prática fortalece a identidade, cria sentimento de pertença, como disse o Prefeito em seu post,  e ao mesmo tempo garante segurança e maior possibilidade de monitoramento dos alunos, por parte dos profissionais da educação, do Conselho Tutelar e das autoridades.

A vestimenta padronizada de um estudante é o que todos nós sempre quizemos ver acontecer, mas quase impossível por falta de condições das famílias. Por isso mesmo que a Prefeitura vem proporcionar este grande favorecimento. São muitos os benefícios que a utilização do uniforme escolar proporciona ao processo educacional no seu todo:

A praticidade

Quando o aluno começa a se importar mais com a sua vaidade, e o uso do uniforme impede a perca de tempo na escolha da roupa certa.

O desgaste de outras roupas

Ao usar regularmente o uniforme escolar, evitamos o desgaste de outras roupas que podem ser usadas em outras ocasiões e locais diferentes do ambiente escolar.

Bullying

Hoje em dia, escolher a “roupa errada” pode ser motivo de bullying entre os colegas de classe. Usando o uniforme, todos mesmo com suas diferenças descobrem-se iguais.

Diferencia os ambientes

Usando o uniforme, consegue-se separar claramente a diferença entre o ambiente escolar com os outros na cabeça dos adolescentes, conferindo assim responsabilidade.

Mais conforto

O uniforme por ser confeccionado com tecidos flexíveis, acaba permitindo que todos os alunos exerçam as atividades com mais conforto, principalmente quando se tratam de atividades físicas.

Segurança e disciplina

O uso do uniforme implica em disciplina com relação a todos na escola e também oferece mais segurança, podendo-se diferenciar claramente quem faz parte ou não da Escola.

Atenção voltada para o aprendizado

O uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem

Igualdade

Evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.

Respeito

Incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pelas escola, o que é fundamental para a vida em sociedade.

Economia

Evita o uso de roupas normais, representando uma economia financeira considerável.

Precisamos adotar a prática do saudável do uniforme escolar  e usufruir ilimitadamente de todos os benefícios que ela oferece.


Nenhum comentário: