Bullying

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Celebrando 200 anos de Independência do Brasil, Escola Brazilino abre a Semana da Pátria nesta quinta-feira (1º de setembro) em Carlos Chagas

Os 200 anos de Independência do Brasil começaram a ser celebrados nesta quinta-feira (1º) em Carlos Chagas, quando foi aberta a programação alusiva a Semana da Pátria 2022 do município no meio rural. Esse ano, a Prefeitura através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer  decidiu realizar a abertura da Semana da Pátria 2022 na Vila Ley, com o desfile cívico dos estudantes da Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza. 

Estiveram participando deste momento cívico na Vila Levy: a Secretaria de Cultura Senhora Múcia, a 1ª Dama, D. Áurea, O Tenente Renato, soldado Marcelo e os componentes da fanfarra. A Escola fez um lindo desfile ao longo das casas daquela comunidade e tudo foi muito bem organizado pela Diretora Flávia e seus colaboradores. O momento concluiu com as falas dos presentes e a  execução do Hino Nacional e algumas apresentações dos estudantes na quadra da Escola.

Aguardem o tradicional desfile cívico do dia 7 de setembro na sede com a participação de todas as Escolas. Durante a semana também vão acontecer atividades cívicas em todos os distritos e Escolas do meio rural do município.

Esta tradição vem se mantendo viva e este ano assume um caráter especial pelo fato de se estar celebrando os 200 anos da Independência do Brasil. Todo carloschaguense tem na memória os desfiles incríveis que sempre marcaram esta data em nossa cidade. Fazer a memória destes momentos traz emoção e muita saudade, disse D.Áurea quando nos deslocávamos para a Vila Levy. Se hoje podemos falar de liberdade do nosso Brasil é porque muitos sonharam e lutaram para se tornar este sonho realidade. Lembramos aqui Tiradentes que deu sua vida por um Brasil livre de Portugal. 

Quando a gente olha para este momento histórico vemos muitos personagens que protagonizaram este feito: José Bonifácio, D.Leopoldina e o jovem D.Pedro I, que com 24 anos declarou o Brasil livre das amarras portuguesas. 

Hoje precisamos perguntar e refletir: Quem eu sou enquanto brasileiro? O que tenho feito? Nesse aniversário da liberdade do Brasil entendemos que enquanto cada um cuida de si mesmo e cumpre com liberdade e responsabilidade a tarefa que lhe cabe enquanto brasileiro. Redigindo este post me lembrei do escritor português Fernando Pessoa que poetizou :

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive".

Penso que nossa Pátria espera que a cada um de nós cumpre fazer o que nos cabe enquanto cidadãos que somos,  enquanto brasileiros que vive em um país que ainda não encontrou o seu caminho de desenvolvimento e crescimento definitivo, porque tem ainda muitos desafios a serem enfrentados.  Colocando tudo que somos em tudo que fazemos podemos ajudar o nosso país a avançar na direção certa, todos sabemos o quanto a Educação é fundamental e o quanto o Prefeito tem investido neste setor. O Prefeito Nanyoski vai ficar na história de Carlos Chagas como o Prefeito que mais investiu em Educação. Desta forma colocando tudo que somos e temos em tudo que fazemos estaremos  assim fazendo por nós mesmos e pelo engrandecimento do nosso país.
                              Por Deodato Gomes

Nenhum comentário: