Bullying

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Vestibular Seriado - SASI da Universidade Federal, aí foram eles!

                                 Clique na imagem acima,  para ver mais fotos.

Estive na Secretaria às 6:30 e  12:30 desse domingo último, dia 23 de Outubro,  para conferir e despachar  os jovens que foram para Nanuque fazer o Vestibular Seriado da UFVJM. A Prefeitura disponibilizou o ônibus.

Nesse ano de 2022,  um total de 44 alunos se motivaram para fazer a prova do vestibular seriado-SASI. Esta avaliação por etapa é a grande oportunidade que o jovem tem de ingressar na UFVJM, Universidade Pública e Gratuita, que oferece vários cursos nas áreas de saúde, exatas e humanas. 

O Enem assusta o jovem porque fica dependendo do resultado de uma única prova para conquistar uma vaga na Federal,  ao passo que pelo SASI essa preocupação se divide em 3 etapas. A Universidade criou o SASI, exatamente  para avaliar o estudante ainda quando estiver cursando o Médio, oportunizando ao mesmo participar de 3 provas, no 1º, 2º e 3º ano, de forma menos estressante e acumulando a nota que somada em resultado final, possibilita mais chance de ingresso nos seus cursos. 

É um modelo de vestibular que divide a preocupação do jovem em 3 etapas sem ter que apostar o seu destino acadêmico todo em em uma única prova. 

Este ano a prova está sendo em Nanuque em função do baixo número de inscritos, penso que muito pelo reflexo ainda da pandemia. 

Embarcamos: 31 estudantes da Souza Norte, 4 da Cooeducar, e 7 da Escola João Beraldo além de 2 estudantes que já haviam concluído o Ensino Médio.

Os estudantes do Ensino Médio precisam entender a importância do SASI e o quanto fica mais fácil ingressar na Federal, a partir desse processo seletivo. E todos nós precisamos trabalhar na sensibilização sobre a relevância desse certame,  para que mais jovens da nossa cidade possa beneficiar desse processo e assim aumentar as inscrições no SASI e a prova volte a ser aplicada novamente aqui em Carlos Chagas. 

                    Por Deodato Gomes 


Nenhum comentário: