Bullying

sábado, 26 de novembro de 2022

E você, já começou a praticar CNV na sua Escola e na sua Família?

Quando a gente pensa em Comunicação Não Violenta na Educação, não tem como não lembrar do autor dessa metodologia comunicacional, o seu grande criador: Marshal Rosenberg. Um intelectual humanista que deixou essa práxis poderosa para todos nós.  
O Marshal dizia que a CNV é simples e difícil ao mesmo tempo. Mas se a gente conseguir responder a duas perguntas bem básicas, tudo torna muito simples:  Como estamos vivenciando a nossa comunicação? O que seria capaz de tonar a vida mais interessante? 

O que dificulta a nossa vivência da CNV é a cultura que nos desconecta da nossa humanidade. Um ser humano que não pensa e nem age como ser humano, porque está impregnado dos antivalores da nossa sociedade. 

Somos treinados para obedecer, ser produtivos e indiferentes aos problemas do outro. Vivemos na sociedade da punição e da recompensa, tudo é usado para nos controlar. Aprendemos a rejeitar nossos sentimentos, necessidades e vontades. 

Então, se aprendermos a colocar em prática a CNV, essa linguagem do coração, aplicando no dia a dia da nossa sala de aula e da nossa Escola, podemos trazer mais leveza e facilidade para o lugar em que trabalhamos e assim podemos encontrar a forma de vivermos uma vida mais plena. 

                          Deodato Gomes

Nenhum comentário: